Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: ABCASA FAIR
Candidato: ABCasa
Cliente: ABCasa
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A ABCasa foi criada em setembro de 2016. Duas vezes por ano, promove a ABCasa Fair, maior feira de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas e flores da América Latina. O evento é exclusivo para lojistas e profissionais do setor, como decoradores, designers de interiores, arquitetos, paisagistas, entre outros.

A edição de 2018 contou com site, newsletter, e-mail marketing, blog, assessoria de imprensa e redes sociais como canais de comunicação.

Como dito anteriormente, manter os 50 mil participantes da feira bem informados não é tarefa simples. Por isso, o site www.abcasa.org.br reuniu todo o conteúdo da ABCasa e da ABCasa Fair, com todo tipo de conteúdo sobre a feira, como informações gerais, planta, lista de expositores, meios de transporte, agência de viagem oficial, galeria de fotos das edições anteriores, entre outros itens. O credenciamento antecipado também foi realizado através do site. Ainda sobre as informações e novidades da ABCasa Fair, em setembro de 2017 criamos um blog para postagem diária de textos jornalísticos para divulgação do evento, tendências, expositores, produtos, entre outros temas. Entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018, foram postados mais de 120 textos.

A divulgação da ABCasa Fair utilizou muito o Facebook e Instagram, com postagens diárias. Ainda com as redes sociais, mais especificamente o Instagram, fizemos um trabalho junto a 10 influenciadoras relacionadas aos segmentos de atuação da ABCasa. As influenciadoras, algumas com mais de 1 milhão de seguidores, fizeram postagens convidando para a feira, além da cobertura completa diretamente do Expo Center Norte. Além dessas ações, a ABCasa também fez divulgações periódicas através das redes sociais LinkedIn e YouTube.

Outra ação desenvolvida em relação ao marketing para a ABCasa Fair foi com e-mails marketing. Entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018, foram elaboradas 45 peças de divulgação pela equipe de arte e conteúdo. Além disso, a ABCasa faz um trabalho permanente de divulgação do trabalho da entidade e da ABCasa Fair entre os veículos de imprensa.

A segunda edição da ABCasa Fair também contou com a promoção “ABCasa te leva até Paris”, ação que sorteou dez passagens, com acompanhantes, para conhecer a feira Maison & Objet.

Uma equipe de televisão gravou diversos vídeos durante a feira, com expositores, palestrantes etc. e divulgou no YouTube, dentro do canal ABCasa TV.

Galeria de imagens
   

 

Vídeo


Apresentação
A ABCasa – Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores foi criada em setembro de 2016, quando um grupo de empresários se reuniu com o objetivo de estimular o setor de artigos para casa e decoração e representar os interesses de seus associados, além de oferecer um olhar de 360 graus para toda a cadeia envolvida, de forma prática e transparente.

Duas vezes por ano, nos meses de fevereiro e agosto, a ABCasa promove a ABCasa Fair, maior feira de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas e flores da América Latina. O evento é exclusivo para lojistas e profissionais do setor, como decoradores, designers de interiores, arquitetos, paisagistas, entre outros.

Para um evento desse tamanho, tivemos que trabalhar com o marketing de diversas maneiras, para que todos os nossos expositores e visitantes pudessem se manter bem informados durante o período do evento. A edição de 2018 da ABCasa Fair contou com site, newsletter, e-mail marketing, blog, assessoria de imprensa e redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter) como canais de comunicação.

Como dito anteriormente, manter os 50 mil participantes da feira bem informados e por dentro de tudo o que aconteceu durante o evento não é tarefa simples. Por isso, o site www.abcasa.org.br reuniu todo o conteúdo da ABCasa e da ABCasa Fair, que também pôde ser acessado no endereço www.abcasafair.com.br.

Aqui, temos todo tipo de conteúdo sobre a feira, como informações gerais, planta, lista de expositores (dividida por segmentos), meios de transporte, agência de viagem oficial, galeria de fotos das edições anteriores, entre outros itens. O credenciamento antecipado também foi realizado através do site.

Ainda sobre as informações e novidades da ABCasa Fair, em setembro de 2017 criamos um blog para postagem diária de textos jornalísticos para divulgação do evento, tendências, expositores, produtos, entre outros temas. Entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018, foram postados mais de 120 textos.

A divulgação da ABCasa Fair utilizou muito o Facebook e Instagram, com postagens diárias, divulgando as atrações da feira, expositores e produtos lançados. Ainda com as redes sociais, mais especificamente o Instagram, fizemos um trabalho junto a 10 influenciadoras relacionadas aos segmentos de atuação da ABCasa, para melhor e maior divulgação da feira.

As influenciadoras, algumas com mais de 1 milhão de seguidores, fizeram postagens convidando para a feira, além da cobertura completa diretamente do Expo Center Norte. Além dessas ações, a ABCasa também fez divulgações periódicas através das redes sociais LinkedIn e YouTube.

Outra ação desenvolvida em relação ao marketing para a ABCasa Fair foi com e-mails marketing. Entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018, foram elaboradas 45 peças de divulgação pela equipe de arte e conteúdo. Além disso, a ABCasa faz um trabalho permanente de divulgação do trabalho da entidade e da ABCasa Fair entre os veículos de imprensa.

A segunda edição da ABCasa Fair também contou com a promoção “ABCasa te leva até Paris”, ação que sorteou dez passagens, com acompanhantes, para conhecer a feira Maison & Objet, um dos maiores eventos do segmento no mundo.

Uma equipe de televisão gravou diversos vídeos durante a feira, com expositores, palestrantes etc. e divulgou no YouTube, dentro do canal ABCasa TV.

Conteúdo

A segunda edição da ABCasa Fair contou com 70 mil metros quadrados de pavilhão e recebeu 50 participantes, entre expositores e visitantes. Para informar e orientar esse volume de pessoas, a ABCasa traçou um plano de marketing estratégico abrangente, levando em consideração o aumento no tamanho do evento em relação à edição anterior.

Os sites www.abcasa.org,br e www.abcasafair.com.br trouxeram todos os tipos de conteúdo da feira, desde as plantas do local até a lista de expositores.

Além deles, o blog da ABCasa Fair, criado em setembro de 2017, ajudou na divulgação da feira, tendências, expositores, entre outros assuntos. Entre 01/10/2017 e 28/02/2018, o site da ABCasa teve 778.225 visualizações, sendo 386.568 somente no período da feira.

Outra estratégia de divulgação da ABCasa Fair foi pautada com as redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. Entre 12/02 e 23/02/18, o Facebook da ABCasa Fair alcançou 1.047.645 pessoas. No mesmo período, os vídeos postados tiveram 68.618 visualizações. Também houve um grande crescimento no número de curtidas. Em outubro de 2017, o perfil tinha 12.372 curtidas. Ao encerrar a feira, o número era de 21.641 likes.

Também entre 12/02/18 e 23/02/18, o Instagram da ABCasa teve 751.475 impressões; o alcance teve 122% de crescimento; foram 35.925 visitas; aumento de 4.533 seguidores e 2.297 cliques em links divulgados. Em outubro de 2017, o perfil tinha 7.333 seguidores, fechando o período da feira com 24.992 seguidores (crescimento de 17.659).

O trabalho com e-mails marketing também foi crucial para a divulgação da ABCasa Fair. Os disparos periódicos desses e-mails alcançaram um mailing com 150 mil endereços eletrônicos. Essa ação estratégica aumentou a visitação do site e das redes sociais no período do evento, fomentando, principalmente, o credenciamento antecipado para a feira.

A ação relacionada a assessoria de imprensa contou com a presença de mais de 200 jornalistas, blogueiros e influenciadores digitais. Foram produzidas 170 reportagens em veículos de destaque no segmento e da grande mídia, como Casa Claudia, Casa e Jardim, Extra, A Tribuna, O Estado de S. Paulo e Rádio CBN, entre outros, totalizando 6.151 inserções.

Além disso, a sala de imprensa oferecia total infraestrutura aos profissionais, com internet wi-fi de alta velocidade, press-kit, recepcionistas, estações de trabalho, longe, serviço de catering, carregadores de celular e brindes.

Em nossas palestras e talks, tivemos visitantes interessados nas novidades do mercado, com palestras dos mais importantes profissionais da área, como Carlos Alberto Sardenberg (jornalista e comentarista de economia), Victor Moraes (especialista em marketing e vendas no ambiente online), Lu Locchi (idealizadora do Clube Mesa Posta), Waldick Jatobá (professor, curador e idealizador do Made – Mercado de Arte Design), Claudilena Murro (executiva de negócios da GS1 Brasil), Heloísa Omine (consultora e professora), Cris Paola (arquiteta e designer de interiores) e Marcelo Rosenbaum (designer e decorador).

Outra ação desenvolvida pelo departamento de marketing da ABCasa foi a promoção “A ABCasa te leva até Paris”, que sorteou 10 viagens para Paris, com todas as despesas pagas, para que os ganhadores pudessem visitar a Maison & Objet, uma das maiores feiras do segmento do mundo, realizada em setembro de 2018. A promoção funcionou da seguinte forma: os visitantes passavam pelos cinco checkpoints instalados no Expo Center Norte e preenchiam um cupom, onde respondiam uma pergunta relacionada à promoção. Os cupons foram distribuídos em todos os dias da feira, aumentando as chances de ganhar.

Galeria de imagens

 

Em um evento tão importante com a ABCasa Fair, é necessário ter um plano para atender todas as demandas dos participantes, tanto expositores, como visitantes.

Um exemplo são nossas ações nas redes sociais e o trabalho com e-mails marketing. De acordo com o levantamento que fizemos, essas ações conseguiram atrair um bom número de visitantes para o evento. 25,2% dos visitantes souberam da feira por conta dos e-mails marketing disparados, enquanto outros 16,4% souberam através de nossas redes sociais. Entre 12/02 e 23/02/18, o Facebook da ABCasa alcançou 1.047.645 pessoas.

No mesmo período, os vídeos postados tiveram 68.618 visualizações. O número de curtidas na página também cresceu, indo de 12.372, em outubro de 2017, para 21.641 likes, em fevereiro de 2018. Já o Instagram teve 751.475 impressões; o alcance teve 122% de crescimento; foram 35.925 visitas; aumento de 4.533 seguidores e 2.297 cliques em links divulgados. Em outubro de 2017, o perfil tinha 7.333 seguidores, sendo que em fevereiro o perfil possuía 24.992 seguidores (crescimento de 17.659).

A divulgação da feira foi feita também em grandes veículos de comunicação do meio, como as revistas Casa Claudia, Arquitetura e Construção, Estadão (caderno Casa), Revista Minha Casa, Revista Decorar Mais por Menos e Casa e Jardim, mostrando a força e a importância do evento para a mídia especializada.

Já em relação à nossas palestras e talks, 43,75% dos participantes ficaram muito satisfeitos com o conteúdo, enquanto outros 43,75% ficaram satisfeitos. Os participantes que acharam o conteúdo regular somaram 12,5%.

As palestras da ABCasa Fair foram um ponto alto do evento. Hoje, somos a maior feira da América Latina no segmento de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas e flores, o que acaba atraindo a atenção de gabaritados profissionais da área.

Apesar de ser apenas a segunda edição do evento, conseguimos trazer nomes importantes, como Carlos Alberto Sardenberg (jornalista e comentarista de economia), Victor Moraes (especialista em marketing e vendas no ambiente online), Lu Locchi (idealizadora do Clube Mesa Posta), Waldick Jatobá (professor, curador e idealizador do Made – Mercado de Arte Design), Claudilena Murro (executiva de negócios da GS1 Brasil), Heloísa Omine (consultora e professora), Cris Paola (arquiteta e designer de interiores) e Marcelo Rosenbaum (designer e decorador).

A parte de talks, com uma estrutura mais intimista para um bate-papo descontraído para tirar as dúvidas do público e para apresentar exemplos de sucesso nas áreas de atuação dos convidados, teve a presença da pesquisadora Andrea Lenz, das decoradoras Natália Hamada e Alê Gomes, da arquiteta Alê Olivastro, que também é especialista em marketing digital, da influenciadora e especialista em mesa posta e arranjos florais Giselle Bassi e da blogueira Lucia Turqueto.

Além disso, todo o trabalho realizado já auxilia a divulgação da feira seguinte, realizada em agosto de 2018. Durante a feira de fevereiro, foi realizada a divulgação da data do evento seguinte em todo o pavilhão e também no site, blog e redes sociais, abrindo espaço para a divulgação contínua das atividades.

Em um evento tão importante com a ABCasa Fair, é necessário ter um plano para atender todas as demandas dos participantes, tanto expositores, como visitantes.

Um exemplo são nossas ações nas redes sociais e o trabalho com e-mails marketing. De acordo com o levantamento que fizemos, essas ações conseguiram atrair um bom número de visitantes para o evento. 25,2% dos visitantes souberam da feira por conta dos e-mails marketing disparados, enquanto outros 16,4% souberam através de nossas redes sociais. Entre 12/02 e 23/02/18, o Facebook da ABCasa alcançou 1.047.645 pessoas.

No mesmo período, os vídeos postados tiveram 68.618 visualizações. O número de curtidas na página também cresceu, indo de 12.372, em outubro de 2017, para 21.641 likes, em fevereiro de 2018. Já o Instagram teve 751.475 impressões; o alcance teve 122% de crescimento; foram 35.925 visitas; aumento de 4.533 seguidores e 2.297 cliques em links divulgados. Em outubro de 2017, o perfil tinha 7.333 seguidores, sendo que em fevereiro o perfil possuía 24.992 seguidores (crescimento de 17.659).

A divulgação da feira foi feita também em grandes veículos de comunicação do meio, como as revistas Casa Claudia, Arquitetura e Construção, Estadão (caderno Casa), Revista Minha Casa, Revista Decorar Mais por Menos e Casa e Jardim, mostrando a força e a importância do evento para a mídia especializada.

Já em relação à nossas palestras e talks, 43,75% dos participantes ficaram muito satisfeitos com o conteúdo, enquanto outros 43,75% ficaram satisfeitos. Os participantes que acharam o conteúdo regular somaram 12,5%.

As palestras da ABCasa Fair foram um ponto alto do evento. Hoje, somos a maior feira da América Latina no segmento de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas e flores, o que acaba atraindo a atenção de gabaritados profissionais da área.

Apesar de ser apenas a segunda edição do evento, conseguimos trazer nomes importantes, como Carlos Alberto Sardenberg (jornalista e comentarista de economia), Victor Moraes (especialista em marketing e vendas no ambiente online), Lu Locchi (idealizadora do Clube Mesa Posta), Waldick Jatobá (professor, curador e idealizador do Made – Mercado de Arte Design), Claudilena Murro (executiva de negócios da GS1 Brasil), Heloísa Omine (consultora e professora), Cris Paola (arquiteta e designer de interiores) e Marcelo Rosenbaum (designer e decorador).

A parte de talks, com uma estrutura mais intimista para um bate-papo descontraído para tirar as dúvidas do público e para apresentar exemplos de sucesso nas áreas de atuação dos convidados, teve a presença da pesquisadora Andrea Lenz, das decoradoras Natália Hamada e Alê Gomes, da arquiteta Alê Olivastro, que também é especialista em marketing digital, da influenciadora e especialista em mesa posta e arranjos florais Giselle Bassi e da blogueira Lucia Turqueto.

Além disso, todo o trabalho realizado já auxilia a divulgação da feira seguinte, realizada em agosto de 2018. Durante a feira de fevereiro, foi realizada a divulgação da data do evento seguinte em todo o pavilhão e também no site, blog e redes sociais, abrindo espaço para a divulgação contínua das atividades.

 

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