Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: VÁ MAIS LONGE - COPA DO MUNDO 2018
Candidato: Fanato Incentive
Cliente: Continental
Segmento: Eventos
Estado: Exterior
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Vá Mais Longe - Copa do Mundo 2018

O Grupo Continental é um dos maiores fabricantes globais de componentes para os mais diversos segmentos da indústria automobilística. Anualmente, a Continental reconhece seus melhores revendedores monomarcas por meio de campanha de incentivo. São empresários do Brasil inteiro, da área de vendas, premiados com uma viagem para um destino único. A iniciativa tem como objetivo reconhecer os melhores resultados e performances do seu mercado, além de relacionamento com o corpo diretivo da Continental.

Em 2018, "Vá Mais Longe" foi o mote escolhido pela marca. A premiação não poderia ter sido mais inspiradora: uma viagem completa para a Rússia, com acompanhante, e ingressos com hospitality para o jogo do Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo. Além do evento em si, a programação foi pensada e desenvolvida para que os convidados tivessem uma verdadeira imersão no universo russo, seus costumes e história riquíssima.

SOBRE A FANATO INCENTIVE
A Fanato Incentive é uma agência especializada em viagens de incentivo, relacionamento e promoção, traduzidas em experiências incríveis e únicas pelo mundo. Atua em todas as etapas do processo, desde o início da campanha até o pós-viagem, incluindo roteiros totalmente personalizados. Marketing, design e turismo: este é nosso know-how para desenvolver ações de incentivo inesquecíveis.

A Fanato é parceira da Continental desde 2015 e já operou diversas viagens da empresa com experiências incríveis para destinos como Canadá, Emirados Árabes, França, Alemanha, entre muitos outros.

FICHA TÉCNICA
•Título: Vá Mais Longe
•Tema: Copa do Mundo 2018
•Número de participantes: 31 pessoas (24 convidados, sendo 12 premiados com acompanhante; 5 executivos da Continental e 2 coordenadores da Fanato)
•Local: Rússia - Moscou e Samara
•Data da viagem: 29 de junho a 06 de julho
•Periodicidade da campanha: anual
•Abrangência: Nacional
•Conceito: Vá Mais Longe
•Objetivo: Reconhecer o trabalho dos 12 revendedores da marca que bateram a meta de vendas da empresa, por meio de experiências incríveis e realização de sonhos.
•Perfil dos viajantes: 90% homens, 10% mulheres; entre 35 – 45 anos. Apaixonados pelo setor automotivo, alguns são grandes empresários, outros são pequenos empreendedores que iniciaram com uma borracharia e por terem objetivo sucesso na operação evoluíram para uma revenda de pneus com bandeira Continental.
•Viagem em números:
Refeições: Mais de 700
Passagens aéreas: 124
Transporte terrestre: 2 veículos com 45 lugares cada.

Galeria de imagens
Mockups dos brindes pré-viagem
Caixas personalizadas
Mockup voucher personalizado
Carta de boas-vindas.
Carta pré-jogo
Carta de despedida.
Newsletter.
Menu personalizado
Bunker 42.
Bunker 42.
Bunker 42.
Praça das Catedrais.
Catedral de São Basílio.
Bosco Bar.
Hospitality FIFA.
Hospitality FIFA.
Praça Vermelha.
Voo fretado.
Voo fretado.
Teatro Bolshoi
Brasil x México - Oitavas de Final - Copa do Mundo 2018
Samara Arena
Brinde de boas-vindas.
Camisetas personalizadas - brinde pré-jogo.
Brinde de despedida.
Mockup menu personalizado.
       

 

Vídeo


INTRODUÇÃO

A Campanha Vá Mais longe tem como objetivo principal premiar os melhores resultados dos proprietários de revendas monomarcas da Continental. Baseado no perfil dos participantes da campanha e mapeamento de seus interesses, a Copa do Mundo foi considerada o prêmio ideal para engajar os participantes.

Os grandes eventos esportivos reúnem os ingredientes perfeitos para encantar e proporcionar experiências inesquecíveis: emoção, adrenalina e imprevisibilidade. Poucas coisas mexem tanto com o emocional das pessoas quanto os esportes. Até mesmo aqueles que não são tão ligados na cena esportiva, dificilmente conseguem ficar indiferentes.

Fechada por décadas, a Rússia recebeu um número recorde de estrangeiros em 2018. Foram cerca de 700 mil turistas desembarcados no país para acompanhar a maior festa do futebol mundial. Com este cenário motivador, mas ou mesmo tempo sensível e desafiador em mãos, para que a viagem da Continental fosse um sucesso foi preciso realizar uma operação certeira e minuciosa para que os convidados tivessem uma experiência inesquecível e confortável, capaz de manter os padrões das viagens de incentivo de anos anteriores.

Ainda que a Rússia seja um destino sem grande histórico de hospitalidade e que estava recebendo o maior número de turistas de toda sua história em um intervalo de trinta dias, nossa operação garantiu uma viagem com média final, avaliada pelos participantes, de 4.9, em uma escala de um a cinco.

DESAFIO LOGÍSTICO - VIAGEM 2 EM 1.

Como o objetivo era acompanhar um jogo decisivo da seleção brasileira, a opção por um jogo de oitava de final era a mais acertada, visto que o risco da seleção não avançar para a fase seguinte vai aumentando com o andamento da competição. Neste caso, tínhamos o desafio de não saber o local exato do jogo, pois isso poderia mudar com a classificação em 1º ou 2º colocado do grupo.

Com esse cenário complexo, os ingressos escolhidos foram os da categoria “Follow your team", que dão direito ao torcedor acompanhar o jogo do time escolhido independente da cidade sede em que ele vá acontecer. Neste caso, o jogo das oitavas de final poderia acontecer tanto em São Petersburgo, quanto em Samara.

Por causa disso, gerenciamos dois possíveis cenários e organizamos duas logísticas de viagem completamente diferentes até que os confrontos estivessem delineados, o que ocorreu apenas dois dias do início da viagem.

Tínhamos uma operação montada, com todos os serviços confirmados, para ambos os cenários. Por exemplo, caso o jogo fosse em São Petersburgo, nosso deslocamento seria de trem, em cabines 1ª classe pós jogo para que os convidados pudessem descansar. Para o jogo em Samara, a opção era um voo fretado exclusivo.

Os preparativos começaram com 8 meses de antecedência. O primeiro passo foi o mapeamento completo das três cidades Moscou, Samara e São Petersburgo. Junto a um time local de experts na Rússia foi possível selecionar as experiências e pontos turísticos mais atraentes, assim como planejar os serviços que proporcionassem o máximo de conforto e encantamento para os viajantes.

Foram realizadas duas viagens de inspeção para entender a melhor logística, selecionar os melhores fornecedores e desenhar um roteiro que encantasse e surpreendesse a todos.

ENGAJAMENTO DOS CONVIDADOS NO PRÉ-VIAGEM

Dentro do planejamento de viagem, nosso time de especialistas busca ativar a marca em diferentes momentos a fim de que os convidados associem as experiências positivas a empresa. Isso permite que ao final do projeto tenhamos mais do que colaboradores satisfeitos, e sim verdadeiros embaixadores da marca.

Durante o projeto da Continental, o conceito de brand experience foi aplicado em diversos momentos:

•Newsletters: Para engajar os convidados foram produzidas dez newsletters enviadas semanalmente com informações sobre o destino, roteiro, dicas de bagagem, entre outras informações importantes.

•Kit personalizado: Envio de kit contendo uma caixa personalizada com capa de mala, tag de bagagem e voucher com as informações de cada convidado. Todos personalizados com a comunicação visual da campanha “Vá Mais Longe".

RSVP
Foi realizado RSVP ativo com todos os passageiros para confirmação de dados, transmissão de informações complementares importante e para esclarecer todas as dúvidas dos convidados.

BRINDES

•Brinde de boas-vindas: chapéu tradicional russo.
Foi montada uma estrutura no lobby do hotel para receber os convidados no momento do check-in. No local, cada um recebeu um chapéu tradicional com o logo da Continental e carta de boas-vindas, além do mapa da cidade e um envelope contendo cartão do quarto e senha do wifi.
•Brinde pré-jogo: camiseta oficial do Brasil personalizada.
Na véspera do jogo, foi entregue no quarto de cada convidado uma camisa do Brasil personalizada com seu nome.
•Brinde de despedida: Para fechar com chave de ouro, o último brinde deixado no quarto foi um vodka premium típica russa com uma carta de agradecimento pela participação na viagem.

INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA

•Hotel Arbat House - Hotel categoria 4 estrelas, localizado no centro de Moscou a apenas 5 minutos a pé da estação de metrô Arbatskaya e 15 minutos dos mais importantes pontos turísticos da capital (Praça Vermelha e Kremlin).

•Hotel Panamby Guarulhos – Localizado a 15 minutos do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O serviço foi contratado por conta de incompatibilidade nos horários entre os voos nacionais e internacionais, fornecendo maior conforto aos convidados.

•Fretamento de aeronave. Considerado um dos pontos altos da viagem e com o objetivo de garantir o conforto dos convidados, optamos por um fretamento de aeronave de médio porte com a companhia aérea Air Charter. Com embarque exclusivo e serviço de bordo, os convidados fizeram o trecho Moscou/Samara e Samara/Moscou com a aeronave particular.
Com o objetivo de personalizar ainda mais a experiência e colocar todos no clima de festa, o piloto fez um speech especial para a ocasião, mencionando a marca Continental e desejando boa sorte para os brasileiros.

•Transfers – Trechos terrestres realizados em ônibus executivos equipados com pneus Continental.

•Passagens aéreas internacionais - Passagens áreas internacionais foram confirmadas em configuração de bloqueio de grupo com a companhia aérea Lufthansa.

•Seguro viagem e bagagem - Seguro de viagem Affinity Euromundo 55, com cobertura mundial, assistência 24 horas e vigência de 29/06 a 06/07.

EXPERIÊNCIAS

Segue abaixo as principais experiências realizadas durante a viagem para a Rússia. Todas elas realizadas com o acompanhamento de um guia bilíngue e coordenadores da Fanato.


•Jogo "Brasil x México" + Hospitality – Pensando no conceito de uma viagem de incentivo, nosso objetivo foi impactar os convidados por meio de uma experiência exclusiva e única, com lugares privilegiados no hospitality da FIFA com open bar e open food.

•Jantar e visita em um Bunker ultrassecreto –O jantar de boas vindas foi realizado em uma área reservada do Bunker-42, abrigo antiaéreo russo, que por 30 anos foi totalmente secreto. É o único aberto a visitação em toda Rússia. Além disso, foi realizado uma visita guiada pelo museu local, percorrendo os túneis secretos e salões. Para dar um toque final, os convidados participaram de uma simulação de ataque aéreo.

•Almoço no Bosco Bar Há mais de 16 anos, tornou-se o local favorito de muitos moscovitas. O restaurante possui dois andares elegantemente decorados. Com vista para a Red Square, é uma opção perfeita enquanto se visita os principais pontos turísticos da cidade.

•Almoço no Bolshoi – O Bolshoi é um projeto único em toda a Europa, o restaurante Bolshoi é sinônimo de inovação absoluta. Uma atmosfera envolvente distribuída ao longo dos salões que compõem o local. No menu, pratos da alta gastronomia e no salão diversos convidados ilustres.

•Jantar de encerramento no Café Pushkin - o Café oferece um espetáculo visual completo, não apenas culinário. A sala de jantar no primeiro andar é decorada como uma farmácia do século XIX. Já o segundo andar retrata uma biblioteca palaciana antiga em homenagem ao poeta Aleksander Pushkin. Além disso, violinos, violoncelos e harpas enchem o ambiente com música clássica. Nesta ocasião, os convidados puderam experimentar um dos mais tradicionais strogonoffs russos.

•Visita ao Kremlin e Armory Chamber. Os principais cartões postais do país não poderiam ficar de fora. O Kremlin, cujo significado é “fortaleza” ou “forte” remonta a tempos muito antigos, quando da fundação do país. O Kremlin de Moscou é Patrimônio Mundial da UNESCO (desde 1990) e o lugar perfeito para dar início à peregrinação pela cidade. Já o Armory Chamber é parte do complexo do Kremlin e um verdadeiro tesouro. Abriga mais de 4.000 itens de arte relacionada à Rússia.

•Metro Tour Um tour pelas famosas e grandiosas estações de metrô de Moscou, considerado um dos mais belos do mundo e conhecidas como palácio subterrâneos. Os mais importantes artistas da época foram responsáveis pela decoração de suas estações que são verdadeiras obras de arte subterrâneas.

•Tour privativo no Teatro Bolshoi - Em um tour pelo backstage de um dos mais famosos teatros do mundo, os convidados tiveram a oportunidade de acessar áreas restritas do local e espaços pouco conhecidos pelo público em geral. A visita foi realizada de forma exclusiva pelo grupo.

•City tour noturno: Após conhecer as belezas de Moscou durante o dia, oportunidade de conhecer a mesma paisagem sob as encantadoras luzes da cidade. Tour com duração aproximada de 2h e acompanhamento de guia, realizado após jantar de encerramento da viagem.

ROTEIRO DE VIAGEM (DAY BY DAY)

•DIA 1 - 29/06
Encontro do grupo com a coordenação da Fanato no aeroporto internacional de Guarulhos e entrega dos envelopes de cash allowance e os FAN ID eletrônicos. Embarque com destino a Frankfurt e noite a bordo.

•DIA 2 - 30/06
Após conexão em Frankfurt, chegada a Moscou. No hotel, realização do check-in com chapéu típico russo como welcome gift. No período da noite, Tour no Bunker e jantar de boas-vindas em sala privativa.

•DIA 3 01/07
Pela manhã, City Tour e visita guiada ao Kremlin e Armoury (museu de armas). Após almoço no restaurante Bosco Bar, transfer para o Centro de Distribuição do FAN ID em Moscou e retirada do documento oficial. Jantar no restaurante Bolshoi.

•DIA 4 02/07
Embarque em voo fretado para Samara. Ao chegar na arena, serviço de hospitality pré-jogo e acompanhamento da partida. Ao término, jantar no hospitality e embarque em voo fretado com destino à Moscou.

•DIA 5 - 03/07
Dia Livre

•DIA 6 - 04/07
Manhã e almoço livre com verba de alimentação. No período da tarde, tour no backstage do Teatro Bolshoi e Metro Tour. Jantar de encerramento no Café Pushkin e city tour noturno.

•DIA 7 - 05/07
Manhã e almoço livres com verba de alimentação. No período da tarde, embarque rumo ao Brasil.

•DIA 8 06/07
Chegada do grupo em Guarulhos e embarque nos voos domésticos.

DESAFIOS

•Logística: o principal desafio da viagem foi quanto a logística. Por não sabermos com precisão, em qual cidade o Brasil jogaria as oitavas de final foi necessário desenvolver dois planejamentos de viagem completamente distintos e independentes. O que fez com que nosso time de coordenação de viagens de incentivo criasse duas viagens simultâneas dentro de uma só. Somado a isso, foi preciso levar em consideração o grande fluxo de pessoas transitando entre as cidades-sede, a quantidade e qualidade de hospedagens disponíveis etc.

Para solucionar esse desafio foram desenvolvidos previamente dois planejamentos de viagem para cada um dos cenários possíveis (incluindo hospedagem, transporte, alimentação etc). O 1o cenário foi referente ao trecho Moscou – Samara que previa um voo fretado (ida e volta) no dia do jogo, com serviço de bordo speech personalizado. Já para o cenário 2 foi foram considerados tickets de trem para a rota Moscou – São Petersburgo – Moscou. Sendo estes tickets “high speed” na ida e leito da volta, em primeira classe. Foram fechados quase 03 vagões exclusivos ao grupo. Caso o Brasil não se classificasse para as oitavas, estávamos trabalhando ainda com uma terceira possibilidade de assistir um jogo em Moscou, demandando assim uma terceira logística em stand by.

•Operacionalização de eventos esportivos:
A logística de proporcionar uma experiência única, exclusiva e inovadora em meio a eventos esportivos é sempre um desafio, se levarmos em consideração o número excessivo de pessoas na cidade, que geram questões como mais trânsito, alta procura de pontos turísticos, superlotação de restaurantes, etc. A Rússia recebeu cera de 700 mil turistas no país para acompanhar a maior festa do futebol mundial.

A coordenação do Brasil e a equipe de trabalho local acompanharam cada atividade realizada pelo grupo e deram muita atenção aos detalhes para garantir a perfeição da viagem. Por fim, foram contratados os melhores fornecedores no país. Estes foram avaliados pessoalmente durante a viagem de inspeção, garantindo a qualidade e excelência dos serviços oferecidos.

•O Destino: A Rússia é um país que até bem pouco tempo atrás era fechado para o turismo. Em função dessa postura, o destino ainda está se adaptando aos padrões atuais de hospitalidade internacional e poucas pessoas falam inglês. Neste cenário, oferecer um serviço de excelência capaz de manter o padrão oferecido pela Fanato também foi um desafio.

Solucionamos essa questão com a contratação dos melhores fornecedores no país. Estes foram avaliados pessoalmente durante as duas viagens de inspeção, garantindo a qualidade e excelência dos serviços oferecidos. Somado a isso, foi contratado um guia bilíngue que além de ser um ponto de contato entre os prestadores de serviço que não falavam inglês, era um excelente historiador e fez uma apresentação impecável dos principais pontos turísticos e experiências vivenciadas no país.

•FAN ID e políticas de segurança: Por conta dos conflitos em que o país está envolvido, a organização do evento e o governo russo optaram por montar um forte esquema de segurança e impuseram uma séria de normas para os participantes do evento. Entre eles, podemos citar o FAN ID, - documento com foto obrigatório para entrada no perímetro do estádio durante a Copa -, a documentação para imigração no país e a documentação para ônibus de viagem entrarem na cidade de Moscou.

Todo procedimento burocrático, para confecção do FAN ID, foi feito pela Fanato, o grupo teve apenas que retirar a versão original em solo russo. Entre as diversas etapas, destacamos a consulta a diversos parceiros, entre eles a VFS Global em São Paulo, entidade responsável pelo recebimento dos FAN ID’s, o suporte do FAN ID na Rússia, 2 despachantes brasileiros e 3 parceiros na Rússia. O processo envolveu ainda cadastramento da documentação e fotografia de todos os convidados no sistema russo.

DIFERENCIAIS

•Vídeo de ativação e engajamento da Campanha – foi criado um vídeo inspiracional para motivar os revendedores a superarem as metas.
•Materiais de comunicação personalizados: caixa, tag de mala, capa de mala, vouchers e newsletters.
•Gifts personalizados: entrega de gifts (Chápeu rússo típico, camisa oficial do Brasil personalizada e Vodka Premium) junto a cartas personalizadas para cada um dos itens.
•Menus exclusivos e personalizados para cada refeição.
•Programação de newsletter para engajamento do grupo: e-mails personalizados com roteiro, dicas de viagem e informações do destino, foram enviados aos passageiros nos dias antecedentes da viagem para que já tivessem contato com o destino.
•Voucher personalizado: contendo informações sobre a programação completa e detalhada, bilhete de viagem, assistência médica internacional, dicas do destino, informações importantes sobre a Copa do Mundo, Itinerário de jogos, programação das Fan Fest, entre outros.
•Voo fretado: com serviço de bordo (lanche e kit viagem) e speech do comandante personalizados.
•Guia Bilíngue acompanhando todas as atividades do grupo.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO - Os participantes responderam a uma breve avaliação ao final da viagem, onde deram notas de 1 à 5 para diversos itens, sendo 1 representava que estavam completamente insatisfeitos e 5 completamente satisfeito. A nota geral sobre a experiência na Rússia foi avaliada em 4,90. Além disso, os itens a seguir foram avaliados separadamente: hospedagem (4.74), atividades e experiência (4.56), transporte (4.71), restaurantes (4.76), brindes (4.88) e atendimento (4.91)

Segue abaixo alguns depoimentos dos participantes:

“Viagem linda e agradável. Parabéns a Continental e a Fanato por nos proporcionar uma fantástica viagem, com experiências únicas. Adoramos conhecer cada um. Obrigado pelo carinho e atenção” - Tony e Giceli - Besten Pneus

“Parabéns Conti e Fanato pela viagem espetacular, desejo também um especial obrigado pelas meninas Suzana e Bárbara, foram 1000% no cuidado com o grupo. Show demais!!! Jogo inesquecível, experiência única mesmo”. Guilherme Zanfolin

EMPLOYEE ENGAJAMENT E BRAND EXPERIENCE: Reforçar e ativar a marca durante toda a viagem é fundamental para um resultado positivo tanto engajamento e gratidão dos colaboradores, quanto pelo compartilhamento nas redes sociais. A Fanato planejou cuidadosamente cada ativação de marca da Continental durante a viagem, com o objetivo de impactar e aumentar a percepção de valor agregado. O resultado disso foram viajantes com alto teor de satisfação se tornando embaixadores da marca e grandes agentes motivadores para as próximas campanhas.

RECONHECIMENTO DO CLIENTE: a equipe da Continental ficou bastante satisfeita com os resultados trazidos pela campanha de incentivo e também pelo atendimento da Fanato, demonstrando que mais do que um fornecedor, a agência se posiciona como parceira na criação e desenvolvimento de experiências incríveis. Um reconhecimento disso é o desenvolvimento de novos projetos em andamento.

 

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