Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: LANÇAMENTO ZENFONE4
Candidato: up marketing
Cliente: Asus Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Lançamento Zenfone 4

Fundada pelas sócias Luciane Chueri e Roberta Habermann, a Up! Marketing atua no setor de eventos corporativos há 15 anos para suprir a carência no mercado na entrega de eventos com experiências mais ambiciosas, criativas e memoráveis. Durante esses anos, a agência foi se especializando em produzir eventos com as mais modernas tecnologias e soluções, e hoje conta com um enxuto e dedicado grupo de criativos e especialistas técnicos, que possibilitam a comunicação aberta e ágil do time, permitindo fazer as coisas no menor tempo possível.

O case a ser exposto pela agência, será o lançamento da nova geração de smartphone da marca ASUS. Desde que a marca chegou ao Brasil a UP faz seus eventos de lançamento. A empresa é voltada para o mercado tecnológico e inovador, possuindo um portfólio de produtos e soluções que vão desde segmentos corporativos a dispositivos pessoais, garantindo um serviço de alta capacidade e qualidade no mercado.

A nova geração da linha de smartphones Zenfone foi apresentada presencialmente para um seleto grupo de 688 convidados, entre eles: influenciadores, jornalistas e mídia especializada, assim como clientes e parceiros de todo o país. Propusemos um evento totalmente imersivo, inovador, divertido e tecnológico, que também foi transmitido ao vivo para todo o Brasil e América Latina.

O evento foi composto por dois momentos: Tech Seminar - em que o produto foi divulgado com exclusividade apenas para os canais de comunicação - e logo após, o Evento Principal - que contou com a participação de um grupo mais diversificado e atrações especiais.

Desafio
O lançamento precisava ser um evento imersivo e que proporcionasse a construção de relacionamentos, interação e aprendizado sobre novo produto. Era necessário o uso de muita tecnologia para representar os principais features do celular, que as apresentações também fossem experienciais e estimulassem o compartilhamento nas redes sociais.

Ficha Técnica do Evento: 
Título: ASUS Zenfone4
Tema: Lançamento do Smarthphone Zenfone4
Número de participantes: 700
Local: Citibank Hall – São Paulo
Data: Outubro de 2017
Periodicidade – anual
Abrangência: América Latina
Entidade Promotora: Asus
Conceito do evento: We Love Photo

Vídeo


Conceito do Evento - WE LOVE PHOTO
Para o lançamento do Zenfone 4, a marca decidiu mudar o posicionamento “fashion style” adotado no ano anterior e apostou no conceito “We Love Photo”, cujo foco principal é a fotografia. O destaque do produto é a sua câmera de alta resolução e suas diversas ferramentas. Além disso, a marca quis ressaltar o mood divertido e colorido da nova geração millennial, sem deixar de lado o espírito orientado pela inovação e tecnologia da marca Asus.

Pré-evento
A ASUS contou com a ajuda dos influenciadores digitais para a divulgação do lançamento nas redes sociais, enviando para esse público um press kit: uma caixa com o símbolo do We Love Photo em acrílico, balde personalizado cheio de pipoca gourmet e um balão carregado com confetes, que serviram para fazer uma ação divertida e cheia de cor no stories e feed do Instagram.

A marca também realizou uma contagem regressiva em todos os seus canais, de site a redes sociais, e também investimento em mídias digitais para potencializar ainda mais a expectativa para a chegada do produto

Roteiro da Agenda
14hrs – Tech Seminar para mídia especializada
17hrs - Abertura e recepção dos convidados
18hrs - Show de Abertura
Apresentação do Zenfone4
Áreas de Demonstração e Experimentação
Atração Surpresa de Encerramento
21hrs - Encerramento


Roteiro da Jornada de Experiência

Temos dois eventos em um.
O primeiro evento a acontecer foi o Tech Seminar, uma apresentação exclusiva para jornalistas de tecnologia que acontece horas antes do lançamento oficial, que tem como objetivo passar informações mais técnicas e que gerem conteúdo a todos os veículos de comunicação. Eles têm acesso em primeira mão aos aparelhos que serão lançados.

A infraestrutura foi toda montada propositalmente em um outro espaço, que foi o Vila Blue Tree. O setup foi realizado para que a mídia especializada do Brasil e América Latina pudessem interagir em um almoço, para que depois pudessesm imergir em uma apresentação completa dos produtos com a mesma comunicação visual do conceito We Love Photo.

Em seguida, os jornalistas seguiram em um ônibus freatados para o Citibank Hall para que, junto aos outros públicos convidados, pudessem participar do evento evento principal.

Evento de Lançamento

Evento Principal
A chegada no Citibank Hall é o ínicio da jornada de experiência dos participantes. A UP e a ASUS proporcionaram uma ambientação cujo conceito do evento pudesse ser vivenciado desde o primeiro momento. Um imenso logo ASUS foi instalado no espelho d’água na entrada do Credicard Hall, instigando os photo lovers a iniciarem suas selfies! A tecnologia esteve presente desde o início - a secretária estava equipada com aparelhos Asus, que checavam os QR Codes enviados via convite.

A entrada principal do Credicard Hall foi transformada em um túnel de imersão, feito predominantemente com a cor branca, luzes de neon saturadas que mudavam de cor e um gigante símbolo do WeLovePhoto posicionado estrategicamente. Ele proporcionou a imersão no novo mood da campanha, deixando as pessoas submersas e animadas para fotografar e compartilhar o momento.

Ao passar pelo túnel os convidados chegavam a área principal do evento, onde eram recebidos com um coquetel planejado totalmente alinhado com o conceito - colorido e caprichado - composto por estações de Pipocas Pipó, sorvete Ben & Jerry’s e alimentos e bebidas variados. Na grande tela de LED do palco alternamos vídeos contendo fotos tiradas com o ZenFone 4 e uma contagem regressiva ao som de músicas contagiantes, que estimularam o espírito festivo do público.

A platéia também se transformou em um espaço cheio de design e cores. Poltronas e sofás estilizados substituíram as cadeiras do local, dando um toque de charme e modernidade. A iluminação foi programada para que o local ficasse o mais aconchegante possível, sem perder a linha high-tech que o produto demandava. Na medida que a contagem regressiva ia chegando ao fim, os convidados sentaram na platéia e começou o espetáculo de abertura.

O espetáculo
Por quase um ano, a Asus e a UP negociaram os detalhes para a vinda do Grupo Sila Sveta (http://silasveta.com/about), um dos maiores estúdios de produção de mídia interativa e especialista no campo das experiências digitalmente imersivas do mundo. Nascido em Moscou, e hoje também com base em Los Angeles, são conhecidos como únicos nesta área por serem tão criativos em conteúdo digital. Eles proporcionaram o tom de exclusividade e de inovação que a platéia e o evento exigiam.

O Grupo Sila Sveta desenvolveu um show que atendeu perfeitamente ao briefing: a perfeita interação entre tecnologia, iluminação e dança. O plano de fundo para o balé foi um conteúdo especialmente desenvolvido para projeção mapeada e um grande painel de LED. Eles interagiram com a produção digital, expondo as principais características do produto e da marca de uma maneira divertida e dinâmica. A sincronia levou a platéia ao delírio!

Na sequência, a mestre de cerimônias Luitha Miraglia deu as boas-vindas aos convidados e trouxe ao palco o CEO Global da Asus, Jerry Shen, seguido pelo Diretor Global de Marketing, Marcel Campos, que apresentou detalhes das características dos celulares e também revelou os valores dos aparelhos no Brasil. A embaixadora da campanha Zenfone 4, a atriz Marina Ruy Barbosa, entrou ao palco para animar os convidados e após uma hora de apresentação, anunciou a surpresa final: o incrível show da Banda Jota Quest. O palco principal deu lugar a um segundo palco somente revelado neste momento, deixando o público mais uma vez surpreso com mais uma experiência única!

A banda animou o público e fez todo mundo sair do chão. O pocket show durou aproximadamente 45 minutos. Simultaneamente, as demonstrações continuavam sendo expostas para todos os interessados, acompanhadas do coquetel. Todo o evento foi transmitido via Streaming pelo YouTube e Facebook oficial do lançamento, atingindo mais de 300 mil pessoas.

Área de demonstração
Logo após a apresentação, os convidados foram direcionados para área de demonstração, onde o público teve acesso aos produtos.

Essa área é muito importante, pois, além de permitir a interação com os produtos e suas características - de uma maneira mais simples e proativa - estimula que todos os convidados compartilhem as experiências nas suas redes sociais, gerando o buzz na mídia. Foram desenvolvidas 6 áreas de demonstração:

1. Colour Focus: Nicho com instalação de bexigas super coloridas para expor a características do celular de deixar as cores mais vibrantes;
2. Wide Angle: Interação corner com cenário amplo para que o convidado possa explorar o wide angle e enquadramentos que a câmera possa ter;
3. Parede Interativa: Sistema de projeção com detector de movimentos que permitia a interação do convidado com a projeção;
4. Autofoco ultrarrápido: confetis eram lançados nos convidados, demonstrando a rápida captura da câmera em elementos em movimento;
5. Carregamento reverso: Uma estação com Celulares Zenfone 4 Max, que servem como carregadores para qualquer celular, estava disponível para uso/carregamento dos celulares dos participantes do evento;
6. Alta performace da bateria: parede de escalada, que fazia analogia à potência e duração da bateria.

Em todas as demos era estimulada a comparação com os smartphones dos convidados, que faziam uma comparação com o produto lançado - o que permitia mostrar a superioridade da câmera e de várias características do Zenfone 4 frente a seus concorrentes.

Com o encerramento do show, os convidados foram, aos poucos, se retirando e, na saída, recebiam das recepcionistas um brinde personalizado, composto por uma pelúcia e um porta-retrato com o símbolo do We Love Photo, uma cartela de stickers divertidos, uma miniatura do mascote da marca e Pins colecionáveis exclusivos do evento.

Galeria de imagens
Tech Seminar
Tech Seminar
Tech Seminar
Tech Seminar
Entrada do Evento Principal
Túnel de Imersão - A chegada
Poltronas e Sofás
Poltronas e Sofás
Contagem Regressiva
Show de Abertura
Show de Abertura
Painel de LED
Painel de LED
Apresentação
Mestre de Cerimônia Luitha e CEO Global Jerry Shen
Executivos Asus e Embaixadora
Coquetel e Brindes
Coquetel
Estação Color Focus
Estação Autofoco Ultrarápido
Estação Parede Interativa
Estação Carregamento Reverso
Estação Wide Angle
Estação Alta Performance da Bateria
Mesas para Experimentação
Show de Encerramento com Jota Quest
Show de Encerramento com Jota Quest
Entrega de Brindes
Planta Geral
 

 

O eventou usou muita tecnologia e ousadia em diferentes momentos.

Destacamos alguns desafios:

Desafio 1: Como comunicar o conceito We love Photo da campanha, sem o uso de elementos comuns de cenografia?
A escolha do grupo Silas Sveta garantiu que o storytelling da campanha fosse apresentado de maneira inovadora e diferenciada, utilizando uma combinação de computação gráfica e coreografia, com um setup de telas kinetic - uma solução que veio da Rússia com o time do SilaSveta.
Tivemos também o desafio de movimentação de 2 mockups gigantes de celulares, em perfeita harmonia com os bailarinos, que garantiam para a integração da tecnologia com a apresentação. Tudo isto acontecendo no mesmo palco da apresentação corporativa - ou seja, todos os detalhes de entrada de bailarinos, palestrantes, bastidores foram planejados em detalhes para permitir que tudo funcionasse perfeitamente.

Desafio 2: Como transformar em estações de experimentação os features tecnológicos do Zenfone 4?
Foram muitas pesquisas para definir como dar vida física a elementos de tecnologia do Zenfone 4 que não são táteis (como o ângulo 120º de abertura de uma câmera ou mesmo a leitura saturada de cores e o autofoco rápido da mesma). As soluções precisavam ser divertidas e instagramáveis, mostrando os benefícios do produto de maneira clara comparando com smarpthones concorrentes, fazendo com que os participantes se interessassem pelas áreas da ativações e assim pudessem conhecer as características do produto e postar sobre as mesmas.

Desafio 3: Como viabilizar a apresentação da Banda Jota Quest, sendo que o palco principal tinha que permitir o show de abertura e a apresentação corporativa?
O Asus estava decidida a ter a apresentação surpresa final da Banda Jota Quest (banda que possui um rider bem complexo). Fazer este show no palco principal não era possível devido à instalação necessária para o show de abertura do SilaSveta e também para o palco da apresentação corporativa. Criamos então a proposta para um novo palco, na área de demonstração, que trouxe como desafio a instalação de mais um sistema de som e de iluminação, e consequentemente o desafio da adaptação da house do evento (que ficou atrás deste grande palco secundário). Muitas reuniões com toda a equipe técnica na casa foram necessárias para permitir que o show ficasse perfeito, mas sem comprometer a apresentação do produto.

Galeria de imagens
Parede Interativa
SilaSveta
SilaSveta
Show de Encerramento com Jota Quest
 

 

O evento produzido pela Up Marketing garantiu a Asus um retorno de mídia com números surpreendentes:

Nas primeiras 10 horas após a realização do evento, o vídeo da campanha nas redes contabilizou mais de 2 milhões de visualizações no YouTube.

50 influenciadores compareceram ao evento, que juntos somavam 52 milhões de seguidores. Eles postaram 294 vídeos no Insta Stories, resultando em 10.1 Milhões de visualizações

O Streaming contabilizou, nos dois canais transmitidos, 337.516 visualizações. No Facebook 264.988 e no YouTube 72.528

A embaixadora Marina Ruy Barbosa e a Mestre de Cerimônia Luitha compartilharam vídeos no Insta Stories sobre como foi o Backstage do evento, mostrando o camarim e preparação para entrada no palco, totalizando 910 Mil visualizações.

No dia do lançamento o Zenfone 4 foi o smartphone mais buscado no Brasil (no site Google).

Porém, além de todo conteúdo e valor gerado pelas mídias, o evento principalmente fortaleceu a relação com seus fornecedores e, criou mais oportunidades de negócios.

Galeria de imagens
Influenciadores
Instagram Stories
Transmissão do Evento
Instagram Stories - Backstage
Buscas no Google
Busca de Smartphones
Vídeo da Campanha
     

 

 

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