Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: VSPP - GP DE ABU DHABI 2017
Candidato: Fanato Incentive
Cliente: Ambev
Segmento: Eventos
Estado: Exterior
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
VSPP - GP de Abu Dhabi 2017

A Ambev nasceu, em 1999, da união entre as centenárias Cervejaria Brahma e Companhia Antárctica Paulista. Está presente em mais de 19 países e possui mais de 30 marcas de bebida. A Fanato Incentive é parceira da Ambev há 6 anos e já desenvolveu diversos projetos para destinos como Inglaterra, Portugal, França, Bélgica, Itália, EUA, Rússia, Alemanha, entre muitos outros.

Com o objetivo de alavancar vendas com foco no portfólio de refrigerantes e isotônicos, a Ambev realiza trimestralmente o incentivo de vendas nacional "Você Sonha, a Pepsi Paga”. A parceria entre as duas empresas tem inspirado o mercado sobre a importância e efetividade de desenvolver premiações de alto impacto com foco em experiências exclusivas, que inspirem os colaboradores a baterem as metas estipuladas.

O GP de Abu Dhabi cumpriu todos os requisitos necessários para engajar, motivar e inspirar os colaboradores no 3o trimestre de 2017, tanto do ponto de vista do evento, último Grand Prix do ano, quanto do luxo e grandiosidade dos emirados árabes.
Neste contexto, a Fanato desenvolveu um planejamento de viagem personalizado para os 13 participantes, que incluiu uma viagem completa para Abu Dabhi, ingressos premium para o GP de Fórmula 1 com localização na Main Grandstand (vista para largada, chegada, pódio e boxes), além do acesso ao circuito nos 3 dias de evento, com entretenimento pré e pós corrida. A programação foi pensada e desenvolvida para que os convidados tivessem uma verdadeira imersão no universo árabe, costumes e história riquíssima.

SOBRE A FANATO INCENTIVE
A Fanato Incentive é uma agência especializada em viagens de incentivo, relacionamento e promoção, traduzidas em experiências incríveis e únicas pelo mundo. Cuidamos de todas as etapas do processo, desde o início da campanha até o pós-viagem, incluindo roteiros totalmente personalizados, para que você mantenha essa parceria por meio de reconhecimento e valorização. Marketing, design e turismo: este é nosso know-how para desenvolver ações de incentivo inesquecíveis.

FICHA TÉCNICA

•Título: VSPP GP de Abu Dhabi 2017
•Tema: GP de Fórmula 1
•Número de participantes: 13 participantes
•Local: Abu Dhabi, Emirados Árabes
•Data da viagem: 22 a 27/11/17
•Periodicidade da campanha: trimestral
•Abrangência: nacional
•Conceito: inspirar por meio de experiências de alto impacto
•Objetivo: incentivo de vendas.
•Perfil dos viajantes: público seletivo que já está acostumado a realizar viagens internacionais com certa frequência.

Vídeo


A criação do projeto se baseou em duas demandas diferentes: a escolha de um evento de alto impacto capaz de instigar os colaboradores a baterem suas metas, aliado à um destino fora da rota de destinos convencionais que reforçasse conceitos como luxo e exclusividade. Baseando-se nisso, o GP de Abu Dabhi reuniu todos os componentes para criar uma experiência inesquecível. Sendo eles:

1. Destino de luxo não convencional. Capaz de proporcionar experiências inesquecíveis que os convidados não tenham vivido anteriormente, a capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, se destaca pelas riquezas, luxo e exclusividade. Localizada no Golfo Pérsico, no continente asiático, Abu Dhabi é o maior e mais rico dos sete emirados que formam o país e a cada dia tem investido mais no turismo.

2. Participação de um evento único. Por ser tratar da última corrida da temporada 2017, os convidados tiveram a oportunidade de ver os grandes nomes do esporte subirem no pódio e se consagrarem. O Etihad Airways Abu Dhabi Grand Prix ou GP de Abu Dhabi, como é mais conhecido, estabeleceu-se como uma das corridas mais espetaculares do calendário oficial da Fórmula 1. Desde a sua estréia em 2009, a corrida acontece no Yas Marina Circuit e tem crescido rapidamente em popularidade ocupando o posto de etapa mais aguardada do ano. A corrida acontece no período noturno, portanto, os apaixonados por carro e velocidade puderam desfrutar de uma noite mágica.

3. Ingressos premium: a seleção de ingressos foi feita para proporcionar uma experiência completa para os convidados, garantindo os assentos Main Grandstand, com vista para linha de largada, chegada, pódio e boxes, além do acesso ao circuito nos três dias de evento, com entretenimento pré e pós treinos e corrida. O GP é realizado na espetacular Yas Island, a pista é um brilhante exemplo de um design de circuito de Fórmula 1 moderno. Projetado pelo renomado arquiteto de circuito Hermann Tilke, o complexo tem um belíssimo cenário beira-mar que compete com pistas famosas como Mônaco e Singapura.

4. Roteiro personalizado focado em experiências incríveis locais. Como a viagem foi pensada para um destino não convencional, a Fanato buscou criar uma imersão na cultura local e tudo o que o país oferecia de diferente. O roteiro incluía uma experiência de safári no deserto em um 4x4, explorando as imensas dunas de areia de Abu Dhabi, uma noite árabe com show musical e trajes típicos, passeio de camelo, programação de compras nos souks e visita à Sheikh Zayed Grand Mosque e Ferrari World, consideradas as principais atrações do local.

Entres os principais desafios do projeto estão a escolha de uma experiência capaz de inspirar e engajar, já que o público tem um perfil altamente qualificado, exigente e com muitas viagens no currículo. Somado ao desafio de operar em cidade-sede de eventos esportivos internacionais, o que implica no aumento da quantidade de turistas no local e impacta na disponibilidade de hotéis, transfers e experiência nas atividades propostas.

Por fim, podemos mencionar o desafio cultural do destino. Já que Abu Dhabi é uma cidade majoritariamente mulçumana com padrões sociais bastante conservadores. O que exigiu um planejamento pré-viagem muito bem amarrado, treinamento de equipe e preparação dos convidados em relação a esse tema.

Com experiência de 9 anos na operação de viagens de incentivo para grandes eventos esportivos, a Fanato avaliou os principais pontos críticos quanto a transporte aéreo e terrestre, qualidade e disponibilidade de hospedagens oferecidas, atendimento, etc. A operação garantiu uma viagem com média final, avaliada pelos participantes, de 4.91, em uma escala de um a cinco.

ENGAJAMENTO DOS CONVIDADOS NO PRÉ-VIAGEM

Para engajar os convidados no pré-viagem foram produzidas dez newsletters enviadas semanalmente com informações sobre o destino, roteiro, dicas de bagagem, entre outras informações importantes. O objetivo era criar um conteúdo que estimulasse e colocasse os convidados no clima de festa.

Além disso, 10 dias antes da viagem foi enviado um kit, contendo uma caixa exclusiva com adaptador de tomada, capa de mala, voucher e tag de bagagem. Todos os itens mencionados foram personalizados com a comunicação visual da campanha "Você sonha, a Pepsi Paga".

ATIVAÇÕES

Ativação pré-jogo - Entrega de camisa e boné oficiais da escuderia Mercedes no quarto dos convidados na noite anterior ao GP. Junto ao gift foi entregue uma carta em nome da Ambev parabenizando os convidados pela conquista e agradecendo pela parceria. Reconhecer os vencedores é uma ativação fundamental tanto para a experiência de marca, quanto para o engajamento dos colaboradores.

INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA

Hotel Abu Dhabi Al Bustan
O Novotel Abu Dhabi Al Bustan é um hotel 4 estrelas, contemporâneo, localizado em uma zona exclusiva de negócios e lazer. Desfruta de uma localização excelente próximo a restaurantes, centro de compras e negócios.

Transfers
Para execução do roteiro, utilizou-se transfers para os trajetos entre aeroporto de Dubai e o hotel Abu Dhabi Al Bustan; entre hotel e Circuito Yas Marina em Yas Island nos dias do evento da Fórmula 1; entre hotel e experiências e entre hotel e restaurantes. Para dar mais conforto e melhorar a experiência, em todos os veículos foram disponibilizadas garrafas d’agua e Pepsi.

Passagens aéreas internacionais e nacionais
Passagens áreas internacionais confirmadas em bloqueio de grupo com a cia aérea Emirates Airlines. Já as passagens aéreas nacionais foram compradas individualmente de acordo com a cidade de origem dos convidados. Foi necessária a compra de passagens para os trechos de Belo Horizonte, Florianópolis e Ribeirão Preto.

Sala VIP no Aeroporto de Guarulhos
Para promover mais conforto, integração e comodidade aos convidados, foi contratado o serviço da sala VIP no aeroporto de Guarulhos. A área exclusiva localizada no Terminal 3 oferece serviço de alimentação e bebida, além de espaços para descanso. Oferecer acesso a sala VIP é uma forma de já causar uma primeira impressão positiva antes mesmo da viagem começar, além de transmitir a mensagem de exclusividade.

Cash allowance
Compra e manuseio da verba disponibilizada aos convidados em moeda local (dirham) para utilização das quatro refeições não inclusas no programa de viagem. Valor em dirham por convidado: AED 800.

Seguro viagem e bagagem
Seguro de viagem Affinity 60, com cobertura mundial e vigência durante todo o período da viagem. Assistência 24 horas.

EXPERIÊNCIAS

Segue abaixo as principais experiências realizadas durante a viagem para de Abu Dhabi. Todas elas realizadas com o acompanhamento de um guia bilíngue e coordenadores da Fanato.

Ingresso Grand Prix de Abu Dhabi de Fórmula 1
Ingresso oficial com localização na Main Grandstand (vista para linha de largada, chegada, pódio e boxes), acesso ao circuito nos 3 dias de evento, além de entretenimento pré e pós treinos e corrida.

Experiência de safári no deserto de Abu Dhabi com jantar temático
Uma verdadeira aventura no deserto para sentir a magia das areias cor de ocre e curtir uma autêntica e típica noite árabe. O passeio englobou deslocamento em veículos 4x4, entretenimento (andar de camelo, shows, tatuagens etc.), roupas típicas e churrasco.

O grupo foi convidado a viver uma experiência de imersão no deserto, apreciando um dos fins de tarde mais bonitos do mundo, o pôr do sol das dunas. Participaram também de um show com falcão e realizaram um passeio de camelo. Além disso, foi preparada uma tenda privativa no meio do deserto para que os convidados pudessem descansar e brindar com champagne, frutas e chocolate. Para fechar com chave de ouro, um jantar árabe em estilo churrasco e show de dança ao vivo brindaram a experiência no deserto. Os convidados puderam optar por usar trajes típicos.

Experiência Hop-On Hop-Off
O Hop-On Hop-Off é uma das melhores maneiras de se deslocar para todos os principais pontos turísticos de Abu Dhabi. É possível conhecer história e cultura da cidade, por meio de uma narração informativa e divertida. Desfruta-se de uma ótima visão de todas as atrações ao longo do caminho e tudo em um confortável assento. É possível embarcar e desembarcar quantas vezes quiser no ônibus turístico.

Experiência Parque Ferrari World
É uma das principais atrações da capital dos Emirados Árabes. Um parque de diversões construído ao lado do circuito de Fórmula 1 de Abu Dhabi com atrações inspiradas no mundo da Ferrari, incluindo a montanha-russa mais rápida do mundo: a Formula Russa. O ingresso para a experiência foi Gold – com free pass para as atrações que compõem o parque.

Mesquita Sheikh Zayed Grand Mosque: visita a um dos pontos turísticos mais importantes de Abu Dhabi, a Mesquita Sheikh Zayed. É difícil não se emocionar com os 22.412 m2 de mármore da macedônia, ouro 24 quilates e cristais de murano espalhados por todo o seu perímetro do local. A mesquita é considerada uma das construções mais espetaculares e icônicas já criadas pelo homem.

Restaurante Sardinia – jantar de encerramento no dia 25/11
Comandado pelo chef Luigi Antonio Piu, o restaurante Sardinia está localizado no Abu Dhabi Country Club e oferece uma verdadeira experiência gourmet. O toque único do chef espalha a o frescor da gastronomia mediterrânea. Em 2008, foi eleito como “Melhor recém-chegado” da cidade. Além disso, também em 2008 e 2009, eleito como “Restaurante do Ano” e “Melhor Restaurante Contemporâneo e Europeu”. Os convidados contaram com menus personalizados já traduzidos, além de bebidas Ambev à disposição.

Restaurante Choice Steak House – jantar no dia 26/11
Localizado dentro do Novotel Abu Dhabi Al Bustan, o restaurante Choice Cut Steak House serve belos cortes de carne acompanhados de uma ampla seleção de saladas. Para tornar a noite ainda mais agradável, este notável ambiente contou com música ao vivo. Os convidados contaram com menus personalizados já traduzidos, além de bebidas Ambev à disposição.

MATERIAIS PERSONALIZADOS

- Informativos pré-viagem;
- Menus dos restaurantes;
- Carta personalizada entregue junto ao brinde;
- Voucher de viagem personalizado para cada cliente;
- Kit pré-viagem (caixa, voucher personalizado, capa de mala, tag de bagagem e adaptador universal)
- Placa de sinalização para aeroportos
- Pesquisa de satisfação

DURANTE A VIAGEM:

- Assistência 24h via telefones emergenciais da Fanato;
- Assistência in loco do time de coordenação da Fanato acompanhando o grupo;
- Resolução de eventuais imprevistos;
- Monitoramento dos serviços confirmados no roteiro, alterações e ajustes;
- Lembretes de programação, horários e pontos de encontro via grupo de whatsapp;
- Entrega de carta com brindes nos quartos dos convidados;
- Aplicação de pesquisa de satisfação ao final da viagem;
- Realização do web check-in de todos os convidados, para minimizar o tempo de espera no aeroporto e evitar possíveis overbookings por conta das proporções do evento.
- Produção de fotos e vídeos.

ROTEIRO DE VIAGEM (Day by Day)

DIA 1 21/11
Encontro do grupo com a coordenação da Fanato para realização do check-in e despacho das bagagens. Depois disso, os convidados tiveram tempo livre para desfrutar da sala VIP Executive Lounge.

DIA 2 22/11
Chegada a Dubai. Realização do processo de desembarque e imigração e encontro com receptivo local e 2o coordenadora da Fanato para transfer do aeroporto ao Novotel Abu Dhabi Al Bustan.

DIA 3 23/11
Café da manhã no hotel e tempo livre para os convidados no período da manhã;
Almoço de boas-vindas no restaurante Pepper e saída do Novotel em veículos 4x4 para realização do safári no deserto, já passando pelas dunas. Entra as atividades do passeio estavam: pôr do sol no deserto, show do falcão, reunião do grupo na tenda privativa, jantar árabe no deserto com show de dança ao vivo.

DIA 4 24/11
Saída para Parque Ferrari World, uma das principais atrações de Abu Dhabi. Após a atividade, foi realizado. Os convidados que tiveram interesse em acompanhar o treino livre de Fórmula utilizaram o transfer para o circuito Yas Marina.

DIA 5 25/11

Realização do tour Hop On, Hop Off em ônibus turístico passando pelos principais atrativos da cidade e visita guiada à mesquita Sheikh Zayed Grand Mosque. Os convidados que tiveram interesse em acompanhar o treino de classificação tinham á disposição o transfer para o circuito Yas Marina.

DIA 6 26/11
Transfer para o circuito Yas Marina para acompanhar a última corrida do ano: GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Após finalizada a corrida, foi realizado o jantar de despedida no restaurante Choice Steak House.

DIA 7 27/11
Saída do voo EK 261 de Dubai com destino a Guaru-

Galeria de imagens
Brinde de boas-vindas no quarto.
Adaptador de tomada personalizado.
Mockup da caixa pesonalizada.
Mockup da capa de mala personalizada.
Mockup da tag de mala personalizada.
Mockup do voucher de viagem.
Mockup da carta personalizada.
Tenda exclusiva para o grupo no deserto.
Grupo descansando em sua tenda privativa.
Jantar típico durante experiência no deserto.
Brindes oficiais entregues aos convidados.
Veículo 4x4 utilizado para o rally no deserto.
Brinde com champagne para celebrar a viagem conquistada.
Passeio de camelo.
Convidados usando traje típico árabe.
Convidadas usando traje típico árabe.
Mesquita Sheikh Zayed Grand Mosque
GP de Abu Dhabi.
Grupo aproveitando o GP de Fórmula 1.
GP de Fórmula 1.
Premiação da temporada.
Mockup dos cardápios personalizados.
Newsletter.
Parque Ferrari World.
Restaurante Sardinia.
Pôr do sol no deserto.
Souks de Abu Dhabi.
     

 

1.Experiência de marca:
Além de customização dos itens da viagem com a comunicação da campanha, a Fanato se preocupa muito com a ativação da marca ao longo da experiência. Por isso, garantiu que os restaurantes, hotéis e demais experiências vivenciadas pelos convidados tivessem à disposição bebidas da Ambev.

Solucionamos essa questão alinhando com cada fornecedor a importância em servir as bebidas Ambev para uma experiência positiva de nossos convidados e, além disso, durante a viagem um dos coordenadores responsável pelo grupo ia adiantado aos estabelecimentos checar se estava tudo correto com a seleção de bebidas escolhidas.

2. Operação de eventos esportivos:
A logística de proporcionar uma experiência única, exclusiva e inovadora em meio a eventos esportivos é sempre um desafio, se levarmos em consideração o número excessivo de pessoas no país, que geram questões como mais transito, excesso de pessoas em pontos turísticos, superlotação de restaurantes, etc.

Priorizamos experiências exclusivas para garantir o conforto dos convidados. Além disso, a coordenação do Brasil e a equipe de trabalho local acompanharam cada atividade realizada pelo grupo e deram muita atenção aos detalhes para garantir a perfeição da viagem. Por fim, foram contratados os melhores fornecedores no país. Estes foram avaliados pessoalmente durante a viagem de inspeção, garantindo a qualidade e excelência dos serviços oferecidos.

3. Desafio cultural
Um dos principais desafios do projeto foi o cultural. A religião e as tradições têm grande influência nos Emirados Árabes, por conta disso, existem uma série de normas rigorosas quanto aos costumes sociais. Isso inclui regras em relação a vestimentas e comportamentos em público. Como o grupo era formado, em sua maioria, por casais foi preciso criar um planejamento minucioso para minimizar riscos e garantir uma experiência incrível para todos.

Para solucionar essa questão o pré-viagem foi fundamental. O time da Fanato junto com o parceiro local fez um mapeamento de cenário e preparou materiais exclusivos para os viajantes com os principais pontos de atenção. Essas informações foram divulgadas no voucher de viagem personalizado e nas newsletters de ativação. Além disso, durante o RSVP nosso time aproveito para tirar dúvidas e reiterar alguns pontos importantes.

Além disso, como em todas as viagens que operacionalizamos, a equipe de plantão da Fanato fica à disposição 24 horas para atender a companhia em qualquer emergência, com duas pessoas alocadas no local.

DIFERENCIAIS DO PROJETO:

Destacamos abaixo os principais diferenciais do projeto:

• Materiais de comunicação personalizados:
Caixa, tag de mala, capa de mala, vouchers e newsletters.
• 2 Gifts personalizado: entrega de gifts (camisa e boné oficial da escuderia Mercedes) junto a cartas personalizadas para cada um dos itens.
• 2 menus exclusivos e personalizados para cada refeição.
• Programação de newsletter para engajamento do grupo: e-mails personalizados com roteiro, dicas de viagem e informações do destino, foram enviados aos passageiros nos dias antecedentes da viagem para que já tivessem contato com o destino.
• Voucher personalizado: contendo informações sobre a programação completa e detalhada, bilhete de viagem, assistência médica internacional, dicas do destino, informações importantes sobre o GP de Abu Dhabi, programação do hospitality, entre outros.
• RSVP, central de e-mail personalizada e comunicados via whatsapp.
• Guia Bilíngue
• Acesso a Sala VIP no aeroporto de Guarulhos proporcionando mais conforto aos convidados.

- Resultados financeiros e superação de metas:
As metas da campanha de vendas foram batidas e houve um aumento no volume de vendas de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

- Pesquisa de satisfação:
Os participantes responderam a uma breve avaliação ao final da viagem, onde deram notas de 1 a 5 para diversos itens, sendo que 1 representava "completamente insatisfeito" e 5 "completamente satisfeito". A nota geral sobre a experiência em Abu Dhabi foi avaliada em 4,91. Além disso, os itens a seguir foram avaliados separadamente: hospedagem (4,7), atividades e experiências (4.64), transporte (4.79), restaurantes (4.84), brindes (4.91) e atendimento (5)

- Employee engajament e Brand Expierence:
Reforçar e ativar a marca durante toda a viagem é fundamental para um resultado positivo tanto engajamento e gratidão dos colaboradores, quanto pelo compartilhamento nas redes sociais. A Fanato que traz em seu DNA, uma política de visão completa e atenção aos detalhes, planejou cuidadosamente cada ativação de marca da Ambev durante toda a viagem, com o objetivo de impactar e aumentar a percepção de valor agregado. Isso pode ser visto em todos os materiais cuidadosamente personalizados e também bebidas AMBEV servidas ao longo de toda a viagem. O resultado disso foram viajantes com alto teor de satisfação se tornando embaixadores da marca e grandes agentes motivadores para as próximas campanhas.

-Reconhecimento do cliente:
A parceria entre Ambev e a Fanato já dura mais de 6 anos e o reconhecimento e retenção do cliente é nossa principal métrica de sucesso. O feedback positivo que tivemos em relação a essa viagem veio tanto dos convidados por meio da pesquisa de satisfação, quanto da equipe solicitante da viagem na Ambev.

 

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