Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROFISIOLOGIA CLÍNICA
Candidato: São Paulo Convention & Visitors Bureau
Cliente: Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
XXVII Congr. Bras. de Neurofisiologia Clínica e VIII Cong. Latino Americano de Neurofisiologia

O São Paulo Convention & Visitors Bureau – Visite São Paulo iniciou o processo de captação do Congresso Brasileiro de Neurofisiologia Clinica no ano de 2009.
Em 2007 o evento ocorreu na cidade de São Paulo, em conjunto com a Reunião do Capítulo Latino Americano da IFCN e da XXXI Reunião da Liga Brasileira de Epilepsia.
A captação do Congresso para o ano de 2019 deu-se através de um processo continuo de contato com a entidade, reuniões, follow up e apoio, onde a equipe do Visite São Paulo pode demonstrar o seu conhecimento técnico, capacidade de lidar com adversidades, bem como mostrar os benefícios da realização deste evento em uma cidade de grande importância cultural e econômica como São Paulo.

Dados Técnicos:
Nome do Evento: XXVII Congresso Brasileiro de Neurofisiologia Clínica
Evento simultâneo: VIII Congresso Latino Americano de Neurofisiologia Clinica
Número de participantes: 1.500
Local: Maksoud Plaza São Paulo
Data: 14 a 17 de agosto de 2019
Periodicidade: Bienal
Abrangência: Internacional
Sociedade Promotora do Evento: Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica
Proponente: Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clinica – Dr. Carlos Otto Heise

Galeria de imagens
Carta de Confirmação de Captação do Evento
       

 

Para a Captação do Congresso Brasileiro de Neurofisiologia Clínica foram levantadas informações contidas no banco de dados de prospecção do Visite São Paulo, verificação da edição do evento em aberto e o requisitos de candidatura.

Em julho de 2009 foi enviada a primeira carta de candidatura ao então presidente da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clinica – SBNC, Dr. Mario Luiz Frochtengarten para a realização do evento em São Paulo no ano de 2011. O segundo contato com a entidade iniciou-se em maio de 2012 com o envio de carta de candidatura ao presidente da entidade no ano vigente, Dr. Paulo André Teixeira Kimaid oferecendo apoio a realização do evento em São Paulo no ano de 2015. A resposta foi de que o XXV Congresso Brasileiro de Neurofisiologia Clínica já estava previsto para ocorrer na cidade de Natal – Rio Grande do Norte e sugeriram retomar o contato apenas em 2013.

Uma carta de candidatura foi enviada ao Dr. Paulo no ano de 2013 candidatando São Paulo para a realização do evento no ano de 2017, porém seria necessário que um doutor membro da entidade tivesse interesse em pleitear a candidatura, o que não ocorreu neste ano.
O processo para a captação ficou em hiato por um período, pois a edição de 2017 já havia sido definida para ocorrer em Goiânia/GO e a edição de 2019 estava confirmada para acontecer em Vitória/ES.

O presidente da entidade no ano de 2016 era o Dr. Luis Otávio S. F. Caboclo e neste mesmo ano o Visite São Paulo reiniciou o contato com a entidade, enviando uma nova carta de candidatura para a realização do evento na cidade de São Paulo no ano de 2021, desta vez o retorno foi positivo. Neste mesmo mês foi realizada uma ação junto à Associação Médica Brasileira, onde foi possível conversar com o Dr. Paulo pessoalmente e demonstrar o interesse de realizar tão representativo evento na cidade.

No dia 14 outubro de 2016 ocorreu uma reunião na sede do Visite São Paulo, com a presença do Dr. Luis Otávio Sales Ferreira Caboclo (SBNC), Elenice Zaparoli e Amanda Papa (Visite São Paulo) para apresentação das ações de apoio do Visite São Paulo e prospecção do Congresso da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica para 2021. Nesta reunião o Dr. Luis Otávio indicou o contato do Dr. Carlos Otto Heise, então tesoureiro da entidade, pois ele seria o responsável pela candidatura e futuro presidente do Congresso, caso São Paulo fosse escolhida para sediar o evento em 2021.
O contato com o Dr. Otto foi mantido entre o final do ano de 2016 e meados de 2017 para alinhamento dos possíveis espaços para receber o evento e outras exigências do processo de candidatura. Em 17 de junho de 2017 o Doutor informou que seria possível que a candidatura fosse antecipada para o ano de 2019, mas que confirmaria esta informação posteriormente.
Em 4 de setembro de 2017 o Dr. Otto retornou informando que devido ao fato da sede de Vitória apresentar problemas, a candidatura seria retirada e São Paulo iria concorrer como cidade sede para a edição de 2019 e não mais para 2021. Neste período, solicitou ao Visite São Paulo uma apresentação com informações da cidade para exibir na defesa de candidatura que aconteceria durante o XXVI Congresso Brasileiro de Neurofisiologia Clinica a realizar-se entre os dias 25 e 28 de outubro de 2017, em Goiânia/GO.

No dia 27 de outubro de 2017, durante Assembleia da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica, foi decidido que São Paulo seria a cidade sede do XXVII Congresso Brasileiro de Neurofisiologia Clínica e do VIII Congresso Latino Americano de Neurofisiologia Clínica já programado para ocorrer no Brasil.

Após a confirmação do evento, no dia 21 de novembro de 2017 foi realizada reunião de alinhamento das ações para a realização do evento em 2019, contando com a presença do Dr. Paulo Kimaid - Presidente do VIII Congresso Latino Americano de Neurofisiologia Clínica, Dr. Luis Otavio S. F. Caboclo, então presidente da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica, Dr. Carlos Otto Heise - Presidente do XXVII Congresso Brasileiro de Neurofisiologia Clinica, Elenice Zaparoli, Fernanda Abe e Aline Moretto - Visite São Paulo.

Galeria de imagens
Gabrielle Reina (VSP) e Dr. Luis Otávio Caboclo (SBNC) durante ação AMB
Dr. Luis Otavio Caboclo (SBNC), Elenice Zaparoli e Amanda Papa (VSP)
Drs. Paulo Kimaid,Luis Otavio Caboclo e Otto Heise(SBNC), Elenice Zaparoli, Fernada Abe e Aline(VSP)
   

 

Desde 2009 o contato com a Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clinica foi constante, mesmo com a negativa da realização de outras edições na cidade, o Visite São Paulo, ano após ano manteve-se atento nesta prospecção para que o Congresso Brasileiro de Neurofisiologia Clinica retornasse à São Paulo, uma vez que sua última edição na capital ocorreu em 2007.
Para o processo de captação do XXVII Congresso Brasileiro de Neurofisiologia Clínica, foram realizadas reuniões de planejamento para traçarmos as estratégias que seriam utilizadas para a captação do evento e realização do mesmo após a confirmação da cidade sede.
Foi elaborada uma apresentação personalizada contendo informações sobre a mobilidade aérea com as opções de companhias e apresentação do mapa de voos das mesmas, indicando a variedade de voos que chegam em São Paulo de diversos destinos, mobilidade urbana, com mapa do transporte metropolitano e ferroviário, demonstrando a facilidade de se locomover dentro da cidade, opções de lazer, potenciais espaços para sediar o evento, bem como capacidade hoteleira de cada região apresentada.

Com o fato de o Congresso Brasileiro de Neurofisiologia Clínica ocorrer simultaneamente com o Congresso Latino Americano, espera-se que São Paulo receba em torno de 1.500 participantes advindos de diferentes regiões do Brasil e do Exterior.

Com base nos dados do Observatório do Turismo da Cidade de São Paulo 2015, estima-se que o visitante a negócios permaneça na cidade em média 2,5 dias e gaste R$500,00 reais. Sendo assim, calcula-se que o referido evento movimentará R$1.875.000,00 nos 52 setores da economia movimentados com o Turismo, como segurança, limpeza, alimentação, hotelaria, restaurantes, locadoras, gráficas, entre outros.

Calcula-se também que em média 40% dos participantes de eventos que vem a São Paulo, ficam hospedados em Hotéis, gerando 2.400 pernoites de acordo com os dias de realização do evento, que arrecadará 5% de Imposto Sobre Serviços para a Prefeitura da cidade, estima-se um retorno significativo para a cidade.

Do ponto de vista científico, sediar um evento em que se serão discutidas inovações no campo da neurofisiologia, auxilia no desenvolvimento de profissionais da região e gera visibilidade internacional para a cidade com a vinda de profissionais estrangeiros.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube