Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: ROCK REAL MATCH! - COLGATE PLAX ICE RIR
Candidato: Onze Marketing e Comunicação
Cliente: Colgate
Segmento: Serviços
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

Título: Rock in Rio 2017
Tema: Rock Real Match
Número de participantes: 17.500 visitantes
Local: Parque Olímpico – Rio de Janeiro
Data: 15/09/17 a 24/09/17
Periodicidade: a cada 2 anos
Tamanho do estande: 30 m2
Entidade promotora: Colgate-Palmolive
Descritivo do evento: Em seu primeiro evento em parceria com a empresa, a Onze assumiu um grande desafio: um espaço ao ar livre no Rock in Rio para divulgar o produto Colgate Plax Ice Glacial. A Onze foi responsável pela criação da estratégia, conceito criativo e execução do espaço da marca no maior festival de música da América Latina.

A ONZE Marketing e Comunicação é uma agência especializada em live marketing que completa 20 anos de existência em 2018, com clientes como Itaú, UOL, Rede Globo, Colgate, A.C.Camargo Cancer Center, Banco Votorantim, Amway e muitos outros.
Nossa vocação é apoiar os nossos clientes no planejamento e execução de ações de marketing, adaptando nosso trabalho às características e filosofia de cada empresa, buscando ouvir e entender suas necessidades e apontando os melhores caminhos, entregando com grande competência aquilo que prometemos.
Respeitamos os nossos concorrentes, mas mantemos o objetivo de estar sempre entre as melhores agências do mercado. Possuímos uma gestão moderna baseada no conceito de Inteligência Coletiva, que conta com uma mescla entre profissionais altamente experientes e novos talentos. Essa diversidade da equipe contribui para a construção de ideias e conceitos diferenciados que unem responsabilidade e inovação, criando soluções arrojadas, seguras e bem executadas.
Graças a confiança de nossos clientes, conquistamos importantes prêmios no mercado, um reconhecimento que nos estimula a continuar trabalhando com dedicação e eficiência.

A Colgate-Palmolive compartilha o compromisso de oferecer produtos seguros e eficazes, assim como programas sociais que ajudam comunidades ao redor do mundo. As marcas da Colgate-Palmolive são: Colgate, Palmolive, Protex, Cuidado da Casa (Pinho Sol, Ajax e Ola), Sorriso, Darling e Hill’s.


A edição de 2017 do Rock in Rock contou com a maior cidade do Rock construída nos 32 anos de história do festival. O evento, na Cidade Olímpica, no Rio de Janeiro, trouxe um line up de artistas consagrados para mais uma vez usarem suas vozes para atrair jovens de todo o país e envolve-los no propósito de um mundo melhor. Com a evolução das edições e da expectativa do público, o evento passou de um festival de música para se tornar um verdadeiro

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Os desafios

O Rock in Rio, em suas últimas edições, vem se transformando em um grande parque de diversões do rock.
Com o amadurecimento do evento e a crescente expectativa do público em relação ao que é oferecido nele, a ativação do patrocínio precisa não apenas marcar presença, mas sim aguçar o desejo dos presentes e se destacar frente a tantas experiências oferecidas.
Mas o desafio não era apenas esse. O perfil do público presente, que de forma geral não é familiarizado com os benefícios do produto, também constituía uma barreira a ser superada, já que não basta apenas ser uma experiência virtual ou real. Ela deve ser virtual porém se tornar real.

As estratégias

Se a questão inicial era destacar a proposta da Colgate, o espaço deveria ser visto de longe. Para tanto a estrutura do estande foi inteiramente encoberta com placas de LED. Nelas, conteúdos de visual em sintonia com a estética do Festival se alternavam e convidavam os passantes a entrar na brincadeira e encontrar sua alma gêmea do Rock com toda a confiança.
O jogo, que se aproxima da dinâmica de redes de relacionamento virtuais, já de conhecimento do público em questão, se tornava uma experiência única ao mesclar uma dinâmica virtual que se convertia no mundo real e físico de forma instantânea e presencial.
Em conjunto estes dois artifícios fizeram do espaço destinado ao Colgate Plax Ice Glacial mais do que um estande em destaque, mas sim uma experiência única e inesquecível.

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O desafio
O principal desafio do evento era transmitir uma mensagem tão importante e aspiracional em um espaço limitado e com uma abundância de ofertas. Essa barreira é recorrente para todas as empresas que participam das feiras de recrutamento. Nelas, não estão sendo oferecidos produtos ou serviços, mas sim sonhos para o futuro.
Sendo assim, a própria dinâmica do estande deve ser diferenciada para causar impacto e de fato conseguir incitar o brilho nos olhos dos visitantes. Por se tratar de um público jovem, esse destaque é ainda mais desafiador e deve ser composto por elementos tecnológicos e inusitados, duas características imprescindíveis para essa faixa etária.
A estratégia
Para destacar a oferta do Itaú frente às outras presentes na feira foi utilizado o drone, um aparato tecnológico e de baixo alcance ao público, vistos como um “brinquedo” cobiçado.
Ao colocar essa tecnologia em um formato de jogo, onde o participante pode brincar com algo que não tem acesso facilmente, o estande passa de oferecer apenas uma interação para oferecer uma verdadeira experiência.
A proposta, portanto, atendia plenamente ao briefing por oferecer uma algo inesquecível e tecnológico ao mesmo tempo que, de forma lúdica, sintetizava o convite feito pelo cliente aos jovens universitários.

O resultado da performance da presença de uma marca em uma feira de recrutamento é composto não apenas pelo número de pessoas que atinge, mas também a relevância do que é oferecido aos presentes.
Esse atributo, é importante para qualquer experiência oferecida por uma marca nos mais diversos contextos. Porém, no contexto de uma feira de recrutamento ele garante quer que o conteúdo de fato ficará na memória daqueles que passarem por ele.
Por esse prisma, a proposta do Itaú na Feira de Recrutamento da Poli USP certamente atingiu o seu objetivo pois entregou seu conteúdo e proposta por meio da oferta de uma experiência cobiçada, única e lúdica.
A união da dinâmica de jogo com o tecnológico não apenas chamou a atenção dos presentes como tangibilizou os valores que deveriam ser transmitidos dentro do ambiente de forma lúdica e totalmente em sintonia com o perfil daqueles que teriam contato com a interação.
O resultado foi um estande atrativo e comentado, que movimentou a feira com sua proposta, atividades conteúdo aparatos e cenografia inovadores.
Em termos de resultados numéricos, a proposta certamente foi transmitida de forma atrativa trazendo como resultado 972 alunos cadastrados no banco de interessados.

 

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