Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: 71ST CONGRESS OF THE INTERNATIONAL FISCAL ASSOCIATION
Candidato: MCI Group
Cliente: ABDF - Associação Brasileira de Direito Financeiro
Segmento: Eventos
Estado: RJ
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
IFA 2017 - 71st CONGRESS OF THE INTERNATIONAL FISCAL ASSOCIATION

Ficha Técnica do Congresso:
Título e marca fantasia: IFA - Congresso Da Associação Fiscal Internacional
Número de participantes locais e internacionais: 1800 delegados registrados de 80 países
Local: no Centro de Convenções Windsor & Expo, Rio de Janeiro - RJ
Data: 27 de agosto a 1 de setembro de 2017
Periodicidade: anual
Abrangência: internacional
Eventos e atividades paralelas: A noite do Museu do Amanhã; Noite Cultural no Pão de Açúcar; Jantar de Gala; festa da Young IFA Network
Entidades promotoras: IFA (International Fiscal Association)
Co-promotoras: ABDF – Associação Brasileira de Direito Financeiro
Expositores:
PWC
Ulhôa Canto
Pinheiro Neto
TozziniFreire
QATAR
Bloomberg
Machado Meyer
Thomson Reuters
Castro Barros
Duff & Phelps
DEMAREST
CMS
VIEIRA REZENDE
MATTOS FILHO
Loyens & Loeff
Maneira Advocados
Lobo & Ibeas
Sacha Calmon
CHEDIAK ADVOGADOS
BMA Advocados
XAVIER
WTS
IBFD
ADIT
Tax Analysts
NORTON ROSE
KLUWER LAW
Veirano
Wein Akademie
ZEDRA
Lacerda Gama
Dias Carneiro Advogados
Mayer Brown
burckhardt
Trouw & Fraga Advogados
Lenz & Staehelin
Mariz de Oliveira e Siqueira Campos Advogados
COIMBRA & CHAVES


A Associação Internacional Fiscal – IFA (International Fiscal Association) foi fundada em 1938 com sede na Holanda. É a única organização internacional não governamental e não-setorial que trata de assuntos fiscais.

Seus objetivos são o estudo e o avanço do direito internacional e comparativo em relação às finanças públicas, especificamente as leis fiscais internacional e comparativa e os aspectos financeiros e econômicos da tributação.

A IFA procura alcançar esses objetivos através de seus Congressos Anuais e publicações científicas relacionadas a eles, bem como através de pesquisas científicas. Embora as operações do IFA sejam essencialmente de caráter científico, os temas selecionados levam em consideração os desenvolvimentos fiscais atuais e as mudanças na legislação local.

A afiliação à IFA cresceu e atualmente possui mais de 12.500 pessoas de 116 países.

Juntamente com a crescente internacionalização das economias do mundo, as questões tributárias internacionais tornaram-se mais numerosas e de maior importância. Assim, a IFA ofereceu o fórum necessário para especialistas pertencentes a diferentes setores da sociedade, onde opiniões sobre temas de tributação internacional podem ser trocadas com respeito pelos antecedentes e responsabilidades de cada um.

Galeria de imagens
         

 

Vídeo


Após 5 anos envolvida na organização deste congresso, a MCI Brasil realizou o 27º CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO FISCAL INTERNACIONAL (IFA) no Centro de Convenções Windsor & Expo, no Rio de Janeiro, de 27 a 31 de agosto, e ofereceu 2 sessões de assuntos e 10 seminários sessões, concentrando-se em como BEPS e preços de transferência. O IFA 2017 reuniu uma assistência de mais de 1800 delegados registrados de 80 países e contou com uma exposição com 75 patrocinadores/expositores, destacando um número recorde de escritórios de advocacia.

É o maior congresso internacional de Direito Tributário do mundo em termos de relevância e importância. Nele, são debatidas as questões tributárias que mais preocupam os governos e órgãos multilaterais, bem como são discutidas as consequências dos esforços de colaboração e coordenação entre os fiscos de diversos países.

Os eventos sociais foram considerados o destaque do Congresso pelos participantes, o COL e o IFA central.
Começamos com a Cerimônia de Abertura que trouxe o Brasil como tema, como música, dança e capoeira, uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. A noite do Museu, realizada no Museu do Amanhã, situado na Praça Mauá, é um museu de ciências que promove a exploração, reflexão e planejamento de possibilidades para o futuro. Foi um evento interativo: além da visita ao museu, os participantes experimentaram um coquetel e música ao vivo.

A Noite Cultural foi realizada no Pão de Açúcar, um dos marcos do Rio e um dos pontos turísticos mais famosos do mundo. A apresentação dos bailarinos da Escola de Samba no palco foi a principal atração.

Hospedado no hotel, o Jantar de Gala encerrou o evento de boas refeições e música. Para culminar os locais incríveis das noites anteriores, usamos projeções completas do chão ao teto nas paredes para transformar a sala de reuniões em um jardim tropical / floresta. Ao longo do jantar de gala, os participantes foram tratados com a apresentação de Daniel Jobim (neto do famoso Tom Jobim), interpretando os clássicos de nossa Bossa Nova. O final da noite foi marcado por uma festa depois do jantar com música e dança ao vivo.

O feedback positivo do evento por parte do cliente e dos participantes fez desta uma viagem muito interessante, que será agora continuada pelos nossos colegas em Londres (IFA 2019) e Bruxelas (apoio central)”.

Galeria de imagens

 

Congresso IFA 2017 abordou as consequências da adesão do Brasil à OCDE e o início da troca automática de informações entre países para prevenção à evasão fiscal
A 71ª edição do Congresso IFA 2017 chega ao Rio de Janeiro após 28 anos do primeiro encontro realizado na cidade. Entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro, estiveram reunidos os maiores especialistas em direito tributário do mundo, dedicados ao debate de temas relacionados ao direito tributário internacional.

O Congresso, que ocorre a cada ano em um país diferente, irá abordar as medidas adotadas pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) contrárias à queda de arrecadação decorrente de evasão fiscal. Estarão em pauta a troca automática de informações financeiras em nível global, que para o Brasil entre em vigor a partir de 2018; e os planejamentos tributários agressivos.

As medidas internacionais contrárias ao planejamento tributário abusivo são identificadas pela sigla BEPS - Base Erosion and Profit Shifting (Erosão das Bases Tributáveis e Transferência Artificial de Lucros).
Também foram abordados os temas relacionados à moralidade tributária e à proteção dos direitos dos contribuintes; à tributação indireta de serviços empresariais; ao futuro dos preços de transferência; aos impactos fiscais de compartilhamento de custos e ao acordo multilateral para a interpretação de tratados.
Todos os assuntos foram selecionados pelo Comitê Científico Permanente da IFA, que reúne importantes tributaristas de mais de 20 diferentes países, bem como representantes OCDE, do Comitê Tributário da ONU e da Comissão Europeia.

"É o maior congresso internacional de Direito Tributário do mundo em termos de relevância e importância. Nele, são debatidas as questões tributárias que mais preocupam os governos e órgãos multilaterais, bem como são discutidas as consequências dos esforços de colaboração e coordenação entre os fiscos de diversos países”, afirma Gustavo Brigagão, Presidente do Congresso IFA 2017.

Os últimos congressos IFA ocorreram em Copenhague, Mumbai, Basileia e Madri. O do ano que vem se dará em Seul. A última vez que o Congresso IFA ocorreu na América Latina foi em 2005, em Buenos Aires. "É uma oportunidade imperdível para os profissionais da área tributária do Brasil e da América Latina. Um novo evento desses no Brasil, só daqui a outros 30 anos", ressalta Brigagão.


AMPLIANDO O NETWORKING
Durante o Congresso, além das atividades científicas, os eventos sociais incluem a cerimônia de abertura, noite no Museu do Amanhã, coquetel cultural no Pão de Açúcar, festa da Young IFA Network em espaço gourmet exclusivo, além de jantar de gala com atrações especiais, que contribuem para tornar o Congresso IFA 2017 oportunidades únicas de networking.

Galeria de imagens
   

 

O evento teve a maior delegação local na história do IFA. Foram aproximadamente 550 brasileiros para um público total de 1.800 congressistas.

Na avaliação dos participantes do evento, a expectativa foi superada em 26,7%.

Em maio deste ano, o país apresentou requerimento oficial para tonar-se membro permanente da OCDE, pedido esse que deu início ao processo formal de admissão. É fundamental para a tomada de decisões que as empresas brasileiras entendam as possíveis consequências do BEPS nos seus negócios e nos limites que passarão a ser impostos aos planejamentos tributários por elas realizados.

BEPS E SUAS REGRAS
O debate do Projeto BEPS conta com a participação ativa do Brasil, que, inclusive, assumiu o compromisso no sentido de implementar, na legislação brasileira, os padrões mínimos por ele recomendados.

Além do BEPS, o Brasil ainda participa do Fórum Global de Transparência Fiscal, que articula medidas voltadas à troca automática de informações e ao combate à evasão fiscal, não apenas como membro, mas como parte do grupo de estratégia (Steering Group).

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube