Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: ESTANDE DE FRIBOI E SEARA - FEIRA APAS 2018
Candidato: F/Malta
Cliente: JBS S/A
Segmento: Serviços
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos

A Agência F/Malta cria ações inovadoras, eventos marcantes e campanhas memoráveis. Nosso
objetivo é fazer com que os clientes sintam a emoção em cada proposta, em cada job, com uma entrega que conte a melhor história para nossos clientes e para os clientes deles. Nossa criatividade tem que brincar o tempo todo, e Einstein chama isso de inteligência, por isso nosso slogan: “Let’s Play”. Porque com atitude brincante, rompemos os padrões do mercado, com força, leveza e criatividade, vamos além, em tudo o que criamos.

Com mais de seis décadas de história, a JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com mais de 235 mil colaboradores no mundo. Duas de suas principais marcas no mercado de consumo brasileiro são Friboi e Seara.

A APAS Show é reconhecida mundialmente como a maior feira supermercadista da atualidade.
Reúne toda a cadeia do segmento brasileiro e internacional, além de ser uma excelente oportunidade para relacionamento e negócios

A JBS tinha necessidade de ter um estande confortável e receptivo para seus clientes, com serviços de alta qualidade e operação primorosa, e também ativações criativas, marcantes e que transmitissem o conceito de seus produtos das marcas Seara e Friboi, a fim de sobressair e se fixar na memória dos visitantes, que são bombardeados durante o evento com centenas de outros estandes e informações.


Ficha Técnica:
Título: Operação e Ativação JBS-FRIBOI E SEARA na APAS 2018
Tema: Institucional
Número de participantes: na feira: 75.000 inscritos | no Stand: 1676 visitantes credenciados, 78 convidados da empresa e 167 funcionários
Local: Expo Center Norte - SP
Data: 07 a 10/05/2018
Metragem: 213,75m² + mezanino
Periodicidade: anual
Abrangência: São Paulo
Atividades paralelas: Reuniões com representantes de grandes redes supermercadistas, ativações para Lasanhas Seara, Seara Rotisserie e linha 1953, da Friboi
Entidade promotora: JBS
Conceito do projeto: Para zelar e continuar a tradição e respeito da marca JBS no mercado, planejamos e executamos uma operação primorosa, além de traduzir conceitos e o DNA da marca nas ativações para comunicar os lançamentos da empresa
Desenvolvimento: Planejamento, criação e produção das ativações e operação do estande
Descritivo completo do serviço: Gestão de fornecedores, garantia de primorosa operação do estande com seguranças, recepcionistas, promotores, fotógrafos, limpeza, garçons, A&B, produtores de eventos, montagem e serviços, maquiadores e cabeleireiros.

Anualmente, a APAS Show seleciona um tema atual e pertinente para explorar com o setor supermercadista. 2018 foi o ano de “Nós amamos fazer bons negócios e você vai amar também”, a fim de incentivar que todos estabeleçam novas relações e obtenham a fidelização dos consumidores, que amam e reconhecem carinhosamente o supermercado como parte essencial do seu dia a dia.

A JBS – Friboi e Seara trouxe o desafio para a F/Malta de oferecer um estande impecável e eficiente para receber seus convidados e fazer reuniões de negócios, em maioria clientes supermercadistas a quem vendem seus produtos, e também criar experiências marcantes para os visitantes, de modo que, em meio ao bombardeio de informações a que eles são submetidos na feira e seus 738 expositores, a JBS consiga se destacar e gerar uma lembrança de marca posterior ao evento, que reforcem os pilares das marcas e ao mesmo tempo não demandem espaços muito amplos do estande, que teve seu tamanho reduzido do ano anterior para este.

Por isso, a operação tinha de ser fluida, sem falhas, e as ativações, extremamente atrativas e baseadas nos principais diferenciais dos produtos.

Para o estande, a equipe de planejamento e produção da F/Malta propôs e escalou um numeroso e competente time, com quem já tínhamos experiências positivas anteriores, para garantir mais esta entrega. Dedicamos um produtor para cada responsabilidade geral do estande, totalizando quatro: credenciamento de convidados e funcionários (lista e sistema de integração, separando as listas entre Seara e Friboi, durante 15 dias), tecnologia e interatividade, serviços (limpeza, carregadores de baterias, recepcionistas) e controle dos produtos no caminhão no estacionamento.

Especificamente para as marcas Seara e Friboi, contratamos 2 equipes dedicadas, uma para cada, a fim de atender plenamente suas necessidades específicas. Elas eram compostas por: um atendimento exclusivo da agência, um produtor executivo exclusivo por um mês (incluía pré, durante e pós-montagem), um produtor para salas de reunião e suas agendas, além de um produtor para A&B. Todos os setores do estande e das marcas estavam totalmente cobertos por líderes de confiança.

Para o serviço de buffet, a F/Malta coordenou e gerenciou desde a degustação ao controle de estoque e catering durante o evento. Foi planejado serviço A&B para 1900 pessoas durante os 4 dias de evento e 86 garçons para atender plenamente todos os convidados. O menu era diverso e contava com fingerfood e aperitivos sofisticados, todos preparados obviamente com produtos Seara e Friboi:

A&B ANDAR TÉRREO
Período todo
● Presunto parma

14h às 16h30
● Tábua de frios: mortadela, presunto, peito de peru, presunto alemão, pepperoni, salame hamburguês, salame italiano e presunto Royal *Frios fornecidos pela Seara
● Pizza Pan sabor pepperoni
● Coxinha da asa micro-ondas acompanhada por geleia de pimenta
● Hambúrguer de frango empanado acompanhado por queijo prato, vinagrete pedaçudo e honey mustard
● 08/05 e 10/05 - Hambúrguer mix de cogumelos acompanhado por maionese de limão
● Iscas de lombo suíno acompanhadas por molho de manga decorado com cebolinha
● Tirinhas de filé de peito DaGranja Turma da Mônica acompanhadas por creme de milho decorado com ceboulet

16h30 às 22h
● Hambúrguer da Turma da Mônica com maionese de ervas acompanhado por batatas divertidas
● Chikenitos Supreme acompanhado por molho tarê
● Filet de peito ao molho pesto DaGranja servido sobre cuscuz molhadinho de farinha de milho
● Cubos de filet mignon suíno acompanhados por tabule
● Lasanha sabor bolonhesa (colocar queijo ralado e broto por cima)
● Minibeirute recheado com costelinha suína temperada desfiada e purê de batata
● Salsichas (Schublig e Weiss) da linha Seara Gourmet
● Hot dog de salsicha (Frankfurt) da linha Seara Gourmet acompanhado por mostarda
● Pastel recheado de carne levemente picante, ovo picadinho e azeitonas verdes

19h às 22h
• Linguiça toscana
• Farofa de ervas e bacon
• Mandioca Supreme
• Brigadeiro de capim santo servido em copinhos descartáveis de acrílico


A&B MEZANINO
14h às 19h
• Tabua de frios: mortadela, presunto, peito de peru, presunto alemão, pepperoni, salame hamburguês, salame italiano e presunto Royal
• Rotisserie - Penne ao molho de tomates com calabresa (ver se terá mais opções de sabores para outros dias)
• Chikenitos Supreme acompanhado por molho tarê
• Torradinhas acompanhadas por Doriana
• Filet de peito ao molho pesto DaGranja servido sobre cuscuz molhadinho de farinha de milho
• Robata de cubos de filet mignon suíno envoltos por tiras de bacon acompanhada por molho de rapadura
• Cubos de filet mignon suíno acompanhados por tabule
• Minipastel recheado com carne levemente picante, ovo picadinho e azeitonas verdes
• Tapas de hambúrguer da Turma da Mônica com maionese de ervas acompanhadas por batatas divertidas
• Lasanha sabor bolonhesa
• Francesinho recheado com costelinha suína temperada desfiada e purê de batata-doce
• 07/05 e 09/05 - Hambúrguer de frango empanado acompanhado por queijo prato, vinagrete pedaçudo e honey mustard
• 08/05 e 10/05 - Hambúrguer mix de cogumelos acompanhado por maionese de limão

19h às 22h – momento churrasco
• Linguiça toscana
• Farofa de ervas e bacon
• Mandioca Supreme
• Brigadeiro de capim santo servido em copinhos descartáveis de acrílico

BEBIDAS EM AMBOS OS ANDARES
• Água natural e com gás
• Suco de uva
• Suco de abacaxi
• Refrigerante normal e zero (Coca-Cola e Guaraná Antárctica)

19h às 22h
• Chopp Brahma
• Whisky (apenas mezanino)
• Vinho tinto


Foram escalados 6 recepcionistas para receber os convidados e 6 recepcionistas para interagir com os passantes. Todos receberam treinamentos sobre a empresa e suas marcas, contavam com o apoio de cabeleireiros e maquiadores profissionais em um caminhão no estacionamento do Expo Center Norte e eram responsáveis pelo leitor de credenciais e contadores de mão para, no fim, obtermos os números de visitantes totais. Para assegurar a limpeza, todos os turnos tinham 3 pessoas responsáveis, e a segurança era garantida por 2 profissionais por turno.

Para as ativações, foram escolhidos 3 produtos como foco: Lasanha Seara, linha Rotisserie e a linha 1953. A F/Malta criou ações diferentes, empregando tecnologias que ilustrassem os atributos de cada um, contando com o apoio de promotores uniformizados.

- Lasanha Seara: para o lançamento da exclusiva e inovadora bandeja com tecnologia que a aquece uniformemente, criamos uma ativação que consistia em um totem digital envelopado com a gigantografia da bandeja da lasanha. Para participar da ativação, o público precisa tocar a tela que simula a embalagem que será “ativada” pelo calor. Dependendo do quão quente estiver a mão do participante, uma mensagem vai aparecer na embalagem. Os participantes que tirarem frases positivas ganharão um gift exclusivo personalizado Seara.

- Linha Rotisserie, da Seara: os produtos desta linha são frescos, não são congelados, não possuem conservantes e são rápidos de se esquentar. Queríamos demonstrar que quem precisa comer uma refeição rápida não precisa abrir mão de qualidade e sabor. Para isso, buscamos ocupar um espaço mínimo no espaço para viabilizar sua presença no estande, para isso sua estrutura será composta por uma tv touch de 46 polegadas na horizontal sobre um pedestal envelopado com moldura em ps. Na TV, criamos a ilusão visual de um microondas em funcionamento, sendo que a moldura simulará a silhueta do eletrodoméstico e a tela, seu interior. Para dar mais vida à ativação, promoveremos um game interativo para sedimentar o residual do produto de forma super didática. Um jogo que requer rapidez e astúcia. A promotora convidará os convidados a participar de um desafio de "gifs" em nossa tv microondas. Eles deverão tocar a tela para iniciar o game. Nele, imagens serão intercaladas rapidamente como em um gif, o objetivo é tocar a tv e "parar na imagem correta". Ao todo serão 15 imagens com mensagens incorretas, intercaladas por 3 imagens que correspondem ao lançamento. Caso o cliente acerte, ou seja, toque a tela no segundo da imagem correta, um apito, similar ao produto irá soar e o participante ganha o brinde.

- Linha 1953, da Friboi: lançamento do ano da marca, a linha superpremium promete qualidade e exclusividade a partir de um blend de raças europeias e de origem controlada. Por isso, quisemos levar os convidados do evento a uma experiência única de interação, a fim de romper padrões e revelar novas perspectivas, como uma verdadeira evolução do paladar. Para gerar curiosidade no visitante, a ativação deste lançamento teve um viés totalmente tecnológico: criamos uma ativação com tv despolarizada (vertical), ou seja, uma tela branca, que aparentemente não tem informação alguma. Para revelar a mensagem oculta, os participantes deverão se posicionar bem em frente a tela, onde uma moldura de filtro polarizador no formato de lupa gigante possibilitará a visualização do conteúdo.

- Camarim Truck: para dar apoio aos promotores contratados para o evento e também servir como área de descanso para alguns membros da equipe JBS, instalamos um truck com estrutura completa de make para preparar a equipe de recepcionistas

A operação orquestrada de um evento dessa magnitude faz da operação do estande de JBS na APAS 2017 um verdadeiro case que comprova que a eficiência técnica do time F/Malta, que com criatividade e logística trabalhando lado a lado, proporcionou aos visitantes do estande uma experiência genuinamente JBS.

Galeria de imagens

 

Durante a APAS Show, ninguém pode ficar incomunicável: providenciamos 12 carregadores de smartphones para as salas de reuniões, rádios para o staff e internet wi-fi para o estande. Para a fila de espera das salas de reuniões, locamos e distribuímos pagers que vibravam na mão do cliente assim que sua hora marcada chegasse.

Para contabilizar a quantidade de visitantes, foram usados um leitor de credenciais e 2 contadores manuais. Já nas ativações, as inovações tecnológicas fizeram total diferença para o seu sucesso:

- Lasanha Seara: para demonstrar a inovadora bandeja da lasanha Seara que a esquenta “por inteiro”, utilizamos totens interativos envelopados com a gigantografia das bandejas de lasanhas para criar um jogo randômico de mensagens sobre a Lasanha Seara versus a lasanha do concorrente. Sempre que aparecia a mensagem “Quente, quente, quente! Parabéns, pegue seu kit Seara!”. Quem era premiado com as frases positivas, ganhava um brinde exclusivo.

- Linha Rotisserie, da Seara: a ativação “Quem tem pressa, come bem” também se valeu da tecnologia para passar a mensagem da linha Rotisserie. Montamos a ilusão visual de um microondas em funcionamento, onde a parte interna era uma tela touchscreen 46 polegadas. A ativação consistia em um desafio de gifs, na qual várias imagens rodavam rapidamente na tela e o participante tinha que tocá-la exatamente no momento imagem e texto combinavam. Eram 3 imagens corretas, coloridas e com os textos “Feito com ingredientes frescos como os de sua casa”, “Pratos deliciosos em apenas 4 minutos” e “Mais fluxo para o PDV”. Elas se intercalavam com 15 imagens incorretas, em tom monocromático, com textos como “quem tem pressa come mal”, “shelflife de 10 dias”, “é caro ter produtos frescos no PDV”. Caso o participante errasse, a promotora corrigia a informação, reforçando os benefícios da linha Rotisserie. E caso acertasse, ganhava na hora um kit com produtos da linha em uma bolsa térmica personalizada. As mensagens conversavam tanto com donos de redes supermercadistas, ao falar sobre PDV e período de vida na prateleira, quanto consumidores finais.
Quando a ativação ficasse ociosa, a tela exibia um vídeo para reforçar os produtos e seus benefícios aos passantes: simulava o micro-ondas esquentando um prato com mensagens quebrando tabus das refeições rápidas, como:
• Quem tem pressa come bem
• Quem tem pressa come ingredientes de qualidade
• Quem tem pressa come sem conservantes
• Quem tem pressa come fresco
• Quem tem pressa come quente
• Quem tem pressa come Rotisserie Seara
• Shelflife de 60 dias
• Produtos frescos sem onerar sua estrutura
• Apelo de conveniência para seu PDV
• A solução ideal para consumidores exigentes

- Linha 1953, da Friboi: para o grande lançamento do ano da Friboi, que é sinônimo de requinte e qualidade, lançamos mão mais uma vez da tecnologia para despertar a curiosidade do público. Uma TV despolarizada, aparentemente em branco, revelava uma mensagem institucional quando o participante se posicionava em frente a filtro polarizador.
A partir do centro da TV, um infográfico radial, escrito “1953: a evolução do paladar” no centro, se expande e se ramifica em três itens e outros subitens, remetendo a progresso e desenvolvimento. Os três itens principais são tradição, tecnologia e genética. A partir deste desenrolar, um/a promotor/a explanava os benefícios da nova linha ao cliente e como ela geraria valor ao seu negócio. Mensagens abaixo apareciam na tela:
● Matéria prima de alta qualidade
● Constância e seleção dos melhores cortes
● Sabor e maciez garantidos
● Aumento do ticket médio do PDV
● Tornar-se categoria destino no PDV
● Solução para a demanda de carnes premium
● Regularidade no abastecimento
● Padronização e refile diferenciados
● Controle do processo e certificação JBS

Ao fim da dinâmica, o participante ganhava ou um kit churrasco ou uma tábua de corte.

Assim, todas as atividades interativas transmitiam mensagens sobre as vantagens dos produtos Seara e Friboi de maneira lúdica e inusitada, além de gerar um residual com os brindes distribuídos.

A empresa segue como um dos maiores estandes da feira, o que remonta sua importância no setor supermercadista.

83 convidados visitaram efetivamente o estande, gerando relacionamento e fechando novos negócios para a JBS, ocupando as 8 salas de reuniões disponíveis no espaço.

Mais de 1600 pessoas entraram no estande e conheceram os produtos e lançamentos da Friboi e Seara.

Mais de 150 pessoas foram envolvidas no planejamento, execução e operação do evento.

Executivos da empresa e seus convidados elogiaram a eficiência do estande, pontualidade e acuidade dos serviços prestados pela agência e seus terceirizados. Convidados e passantes expressavam surpresa ao verem as novidades apresentadas em todas as telas, tanto pela tecnologia empregada quanto pelos features dos produtos.

O feedback da equipe contratante dos serviços da F/Malta ressaltou a criatividade e inovação utilizadas nas ativações, principalmente com o desafio dado de limitação de espaço – tínhamos de ocupar o mínimo possível e trabalhar com o público de maneira eficiente. Em especial, o cliente gostou tanto da ativação 1953, que levou a didática e as mensagens exibidas na ação para seus funcionários, que também não dominam completamente este lançamento da Friboi.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube