Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: HP DEU A LOUCA NA HP
Candidato: Liq
Cliente: HP do Brasil
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
KV da Campanha

Liq:

A LIQ é uma empresa de customer experience, que fortalece as relações entre as marcas e seus consumidores e transforma o atendimento em uma experiência única de relacionamento. Com um olhar humano e uma abordagem all-line (presencial, voz, digital), cria junto com seus clientes soluções inteligentes, descomplicadas e centradas no consumidor, utilizando a tecnologia e a multicanalidade como ferramentas. Com 17 anos de mercado e uma vontade contagiante de fazer a diferença, a companhia fomenta a diversidade e tem como um dos seus principais pilares a inclusão social

A HP:

Fundada em 1939 e no Brasil a partir da década de 70, atua juntamente com a Ability Multicanal desde o início dos anos 2000. A empresa tem como visão criar tecnologias que melhorem a vida de todos, tanto nas organizações como nas comunidades espalhadas pelo mundo.
Inspirados no que fazem, inventam e reinventam para criar experiências que fascinem as pessoas, sempre com a missão de ajudá-las a reinventarem os seus mundos.

Visão Geral:

Campanha de incentivo de vendas nível nacional para distribuidores HP de Hardware, Supplies e Especialistas.
Foram cinco etapas com premiação divididas entre SP e demais estados. Os distribuidores de São paulo que bateram a meta global da campanha curtiram um festival de shows sertanejos com direto a open bar e os das demais regiões ganharam uma premiação para curtir um belo happy hour com toda a empresa.

Para motivar os vendedores dos distribuidores participantes a venderem produtos HP, a estratégia adotada foi dividir a campanha em 5 etapas com premiações robustas e diferentes, eram Smart Tvs, impressora de bolso da HP,
R$ 1.000,00 em dinheiro e cafeteiras Nespresso ganhava o melhor vendedor da etapa e o especialista em produtos HP.


Objetivo:

Para chamar atenção, gerar venda e engajamento e deixando claro o objetivo da campanha junto aos distribuidores HP a campanha foi intitulada: Deu a Louca na HP, usando em sua estratégia premiar treze distribuidores, seus especialistas e vendedores em performance de venda.

FICHA TÉCNICA
Cliente: HP Brasil
JOB: Campanha de Incentivo para os Distribuidores
Data: 19/03/2017 a 01/06/ 2017
Tema e Conceito: Deu a Louca na HP
Canal de Aplicação: Distribuidores HP
Público: Especialistas HP e Vendedores dos Distribuidores
Número de participantes: 650 pessoas
Abrangência: Nacional
Agência Responsável: LIQ
Descrição do Serviço Prestado: Planejamento, Criação, Atendimento, Acompanhamento e Execução


O briefing apresentado pelo Cliente HP à LIQ solicitava o desenvolvimento de uma campanha de incentivo que motivasse os vendedores dos Distribuidores venderem suprimentos e impressoras HP.


Para tornar a campanha ainda mais interessante e incentivar os participantes até o final, a estratégia utilizada foi premiar por etapa com premiações individuais e um grande prêmio final com premiação coletiva:
Para distribuidores do Estado de São Paulo: uma experiencia única em um camarote open bar e open food exclusivo com show dos maiores nomes do sertanejo: Maraia e Maraisa, Marilia Mendonça e Henrique e Juliano
Para distribuidores fora do Estado de São Paulo: dois mil reais em dinheiro para o distribuidor proporcional um mega happy hour para seus funcionários.

Todas as vendas, a cada etapa, eram enviadas para a HP e os ganhadores alertados sobre a premiação ganha via e-mail. A entrega dos prêmios foi presencial e muito comemorada para marcar ainda mais presença da marca.

Participaram da campanha: treze distribuidores, com uma média de 650 vendedores no total.

De 19/03 a 01/06, a comunicação e a presença da marca foi constante. Os distribuidores receberam e-mails-marketings a cada etapa motivando a equipe de vendas, e ainda contaram com a presença de promotores da HP que realizava cafés da manhã, premiações relâmpagos e respondiam a quaisquer dúvidas dos participantes em relação ao produto.

A estratégia adotada engajou toda a cadeia envolvida com premiações coletivas e mérito individual.


Todos os contemplados ficaram extremamente satisfeitos, tanto com os seus desempenhos, como o andamento da campanha e seus respectivos prêmios.

Galeria de imagens
Email de Lançamento Estado de São Paulo
Email de Lançamento para distrobuidores Fora do Estado de São Paulo
E-mail Parabenizando pela conquista da meta
Email comunicando o atingimento da meta geral da campanha Estado de São PAulo
Email comunicando o atingimento da meta geral da campanha Fora do Estado de São Paulo
         

 

Desafios e Soluções: garantir de forma estratégica toda cobertura e presença necessária nos distribuidores, que eram de diversos estados do Brasil, com premiações relevantes de acordo com o crescimento de vendas reconhecendo tanto individualmente quanto coletivamente todos os envolvidos.

A comunicação baseada em cartazes e e-mails constantes além de contar com uma equipe de promotores que participavam ativamente nos canais de distribuição fazendo com que os vendedores se engajassem ainda mais, aumentando inclusive a competitividade de maneira saudável entre eles.

O planejamento que se preocupou com todos os detalhes da campanha e sempre procurou mais do que aumentar as vendas, engajar os participantes com os produtos HP, contando com a participação maciça da equipe de vendas dos Distribuidores.

A Campanha incentivou toda a cadeia envolvida, gerando resultados positivos e superação de metas, tornando-se um case de sucesso entre os canais participantes e que também merece ser contemplada com este relevante prêmio.

Galeria de imagens
Apresentação presencial da mecânica da campanha
Etapas da Campanha
Premiação Estado de São Paulo
Apresentação presencial da mecânica da campanha em diversos estados do Brasil
Brindes motivacionais e presença constante
Presença constante junto aos distribuidores
Treinamento de produtos em todos os distribuidores nível Brasil
     

 

Para o procedimento de apuração, a LIQ recebeu da HP um mailing dos Distribuidores participantes da campanha com suas respectivas metas de vendas.

A LIQ realizou o cruzamento de Meta verso Produtos vendidos para identificar os Distribuidores que haviam batido a meta da etapa e apontar quem foram os melhores vendedores em performance.


Participaram 13 Distribuidores, sendo que 9 bateram e superaram a meta global da campanha, que contou com a participação de 650 vendedores, distribuindo mais de 80 prêmios no total, e realizando um mega evento em São Paulo para mais de 160 vendedores da distribuição que tiveram direto de levar acompanhante para curtir o camarote VIP HP .


Os participantes chegaram a superar a meta global da campanha em 300% no período da campanha.

Os resultados gerais apontaram um retorno de negócios comprovadamente superior ao obtido com outras campanhas aplicadas nestes canais, determinando iniciativa como um grande Case de sucesso.

A HP decidiu continuar com incentivos a Distribuição devido aos resultados alcançados e outras campanhas foram lançadas posteriormente.

Galeria de imagens
Premiação Etapa 2
Premiação Etapa 3
Premiação
Ganhadores Camarote HP no Farraial
Ganhadores do Camarote Open Bar
Distribuidores Camarote SP
Vendedores Camarote HP
Camarote HP
Bar camarote
Vendedores se Divertindo
Visão geral do evento Camarote HP
     

 

 

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