Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: KIDS DAY 2017 - MERCADO LIVRE
Candidato: R8 Live
Cliente: Mercado Livre
Segmento: Eventos
Estado: SP
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
KIDS DAY 2017 - MERCADO LIVRE

R8 LIVE
A R8 é uma agência de eventos e live marketing, cuja principal atividade é dedicada à criação, planejamento e produção de eventos corporativos e ativações de live marketing como reuniões, convenções, congressos, festas, confraternizações, roadshows, feiras de negócios, estandes, marketing de guerrilha, sampling, ativações de marca e patrocínio, marketing promocional, PDV, endomarketing, marketing digital, etc. Com mais de 17 anos de mercado e associada à AMPRO, a R8 atendeu os mais variados perfis de clientes, realizando eventos dentro e fora do Brasil, tais como Santander, Shell, Raízen, Mercado Livre, Cosan, Syngenta, DSM-Tortuga, Schneider-Electric, FENAUTO, OM Partners, Honda, GS1 Brasil, FANUC, Grupo Souza Lima, SC Corinthians, São Paulo FC, Lexus, entre outros.
-
O MercadoLivre é uma empresa argentina de tecnologia que oferece soluções de comércio eletrônico para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos por meio da internet. Opera em 19 países, tem cerca de 4 mil funcionários e é o site de e-commerce mais popular da América Latina em número de visitantes. A empresa mantém operações na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Até 2016, o MercadoLivre contava com 174,2 milhões de usuários na América Latina.
-
KIDS DAY 2017
O Kids Day é um tradicional evento de endomarketing do Mercado Livre que acontece anualmente em outubro, mês em que celebramos o Dia das Crianças.
O evento foi criado com o intuito de criar uma maior aproximação entre os funcionários que têm filhos, levando-os a conhecer o local de trabalho dos seus pais; assim promovem uma maior integração com os colegas de trabalho e uma experiência diferente para os pais e crianças, criando uma oportunidade única de integrar vida social com a vida corporativa.
Muito além de uma simples visita, o evento “mexe” com toda empresa, inclusive com quem não tem filhos, pois as crianças passam meio período na sede do Mercado Livre – a Melicidade.
Durante um dia inteiro, com diversas turmas de idades diferentes, as crianças participam de oficinas e atividade ludo-recreativas, culturais e de entretenimento. Nos intervalos são servidos alimentos e bebidas nutritivas e balanceadas. Todo o evento é acompanhado por monitores e e recreadores. Para que fique guardado na memória, um brinde super especial é entregue na saída.

Galeria de imagens
KV
Agenda Manhã
Agenda Tarde
Mapa do local
Divisão do público por faixa etária
Voluntários - Modalidades
       

 

Vídeo


Ficha Técnica do Evento

Título: KIDS DAY 2017
Tema: Ciência e Tecnologia
Número de Participantes: 412 convidados
Local de realização: Melicidade - Sede do Mercado Livre no Brasil
Inicio: 20 de julho de 2017
Encerramento: 20 de julho de 2017
Periodicidade: Anual
Entidade ou empresa promotora: Mercado Livre Brasil - Ebazar.com.br LTDA
Abrangência: Local

CONTEÚDO

Briefing: Desenvolver, produzir e coordenar um evento com atividades para os filhos/dependentes de colaboradores que promova a aprendizagem e diversão baseado em novas tecnologias e ciências.

Os principais objetivos são abrir as portas do escritório para que possam conhecer o local de trabalho dos seus pais e integrar os colaboradores em uma atividade diferente e informal.

Desafios: Ações que envolvem crianças são sempre um grande desafio desde o pré-evento até o final do evento. A logística para crianças e todo o desenrolar do evento exigem bastante cautela, zelo e dedicação.

Tínhamos o desafio de promover atividades marcantes e construtivas para os filhos dos funcionários do cliente, o que elevou o nível de exigência, uma vez que as crianças seriam nossos avaliadores perante seus pais e a empresa.

Além disso, engajar os funcionários que não têm filhos foi outro grande desafio em particular, pois nos levou a pensar em ações que os mesmo pudessem ser envolvidos sem comprometer seu expediente e, ao mesmo tempo, promover uma integração com as crianças e colegas.

Como citado, o nível de exigência do briefing pelo fato de envolver crianças foi elevado, também, pela origem do briefing, que veio da sede mundial da empresa. Era preciso deixar um residual de ciência e tecnologia e entreter a todos, adultos e crianças, de maneira viável, sustentável e harmoniosa, sem atrapalhar o ambiente de trabalho. Neste sentido, as ações deveriam ser pensadas de maneira integrada e aplicada ao espaço físico da unidade, aproveitando os espaços disponíveis.


Solução: Buscamos as melhores soluções para atender o briefing, apresentando ótimas propostas e fornecedores acerca do tema.

Para atender ao tema Ciência e Tecnologia, viabilizamos oficinas especiais com fornecedores diferenciados que trouxeram as melhores soluções para entreter a criançada.

Uma importante solução foi estudar a agenda e dividir as crianças em e 4 grupos de faixas etárias diferentes, o que contribui para uma melhor divisão das atividades, bem como a propor ações específicas para cada uma das faixas (detalhadas a seguir).

Para os funcionários que não têm filhos, propomos um programa de voluntários com 3 categorias diferentes oferecendo possibilidade diferentes de engajamento para os candidatos.


AGENDA

• IMAGEM ANEXA

Conceito, projeto, desenvolvimento e descritivo completo do produto ou serviço realizado. Sua origem e evolução até o presente.

Identidade Visual
A identidade visual apresentada foi desenvolvida e fornecida pelo Mercado Livre da Argentina para ser utilizada nos eventos em todos os países com escritório da empresa. Com base no guideline do evento, foram feitas adaptações e novos layouts para a comunicação no Brasil.

• Teaser Save the Date
• Convite
• Reminder
• Pulseira
• Totem Institucional
• Totem Boas-vindas
• Totem Sinalização
• Uniforme Monitores

Credenciamento e Boas-vindas
Identificação das crianças

As crianças foram recebidas em área exclusiva na entrada do prédio principal e receberam uma pulseira personalizada. A pulseira foi personalizada com o nome completo, idade, telefone e nome do responsável da criança, bem como suas restrições alimentares. Todos foram separados por grupo de faixa etária diferente e identificados por uma cor específica.

Atividades

• Espaço Kids Oficinas de Ciência 1 - Grupo A | 0 a 3 anos

No Espaço Kids os pequenos puderam brincar, fazer atividades, assistir ao teatro de fantoches e ouvir histórias dos nossos contadores. Todas atividades realizadas com supervisão de monitores, em espaço separado das crianças de idade superior a 3 anos.

• Show de Ciência - Grupos B, C e D

Referência mundial em entretenimento infantil, a Mad Science é uma empresa canadense, que está presente em 29 países e há 30 anos leva entretenimento educativo às crianças. A equipe de cientistas malucos da Mad Science torna a ciência ainda mais legal, fazendo apresentações para crianças de 4 a 12 anos. Os shows, além de interativos, são educativos, oferecendo um entendimento claro e de forma divertida de como a ciência faz parte do nosso dia-a-dia.

• Tour pela Melicidade - Grupos B, C e D

O tour levou a criançada para conhecer as principais instalações do escritório de São Paulo e, principalmente, visitar o local de trabalho de seus ”papais e mamães”. Durante o Tour, eles puderam interagir com os funcionários. Os voluntários explicaram o local da Melicidade que eles trabalham.

• Oficina de ciências - Grupos B e C | 4 a 11 anos

Nesta oficina, as crianças se divertiram muito com várias experiências. Todas as experiências são mão na massa! Os cientistas formarão grupos e vão ensinar como as crianças podem fazer seus próprios experimentos. É muita diversão e descobertas incríveis que valem muito a pena!
Em todas as atividades os grupos são divididos por faixa etária.

• Show Mágica e Tecnologia - Grupos A, B, C e D

No show, o mágico e ilusionista digital Eduardo Braz utiliza em todos os seus números elementos tecnológicos como smartphones, tablets, notebooks e até televisores. Muito mais que simples aplicativos, Eduardo conta com
recursos de produção de vídeo, computação gráfica, habilidade e principalmente criatividade para misturar o que é real com o virtual. Mágicas que já eram fortes, agora com tecnologia ficaram ainda melhores e mais surpreendentes. https://youtu.be/lZRzozV-YYo

• Picnic – Lanchinho

Momento especial de alimentação com cardápio personalizado e servido de maneira divertida.

• Light Painting | Foto

As crianças produziram uma lembrança deste dia especial que feita de maneira divertida e diferente. As fotos foram feitas em Light Painting, uma técnica fotográfica onde a longa exposição registra o movimento de uma origem luminosa, permitindo assim a composição espacial de desenhos com os pincéis de luz. Está técnica traz uma surpresa para os convidados que fazem pequenas performances e recebem em seguida uma impressão
fotográfica do resultado obtido.

• Oficina Hand Spinner - Grupo D | 12 a 17 anos

As crianças montaram seu próprio hand sppiner de madeira com parafusos e rolamento de metal, levando em conta conceitos de design para construir. O botão central de giro foi criado e impresso na hora com uma máquina de impressão 3D instalada no local . Em seguida, fizeram a pintura usando pincel.


Voluntários.

Para tornar a ação ainda mais envolvente aos colaboradores, contemplamos, também, a Participação especial dos daqueles que não têm filhos, uma vez que o evento é aberto somente aos que possuem dependentes.

Os que desejaram participar, puderam se candidatar a serem voluntários na ação, participando ativamente de toda a ativamente como Monitor, Animador ou Guia do Kids Day 2017.

Os voluntários puderam optar por integrar um dos grupos a seguir e/ou oferecer ”um dos seus talentos” para entreter as crianças.

Monitor - Atividades de todos os grupos:
Auxiliar o staff da ação nas diversas atividades, controlando o fluxo de crianças e de atividades

Animador - Personagem infantil, ou palhaço:
Fantasiar-se para animar e divertir a criançada, como por exemplo contando histórias ou tocando ou cantando musicas infantis

Guia - Orientador do Tour pela Melicidade:
Orientar e conduzir os grupos pelos espaços ou apresentar às crianças as áreas visitadas durante o tour






-

Defesa para merecimento do prêmio

Esta edição do Kids Day foi considerada a melhor edição desde que o evento foi criado, uma vez que conseguimos aplicar e atender ao briefing vindo da sede argentina e, também, adicionamos outras ativações que fizeram sucesso entre a criançada.

Todo o pré-evento e a logística de produção foram cuidadosamente executados, pois o evento tratava do bem mais precioso de cada colaborador, além de ser de extrema importância para melhorar o clima organizacional da empresa.

Os fornecedores selecionados a dedo fizeram a diferença no evento que precisava de muito profissionalismo e seriedade, ao mesmo tempo que apresentasse um grande clima de descontração.

Além da concorrência, conquistamos a confiança dos colaboradores que confiaram seus filhos a nós e abrimos uma porta na empresa para participação em outras concorrências; despois deste, conquistamos e executamos outros eventos para o cliente.

Podemos destacar toda a tecnologia e fornecedores diferenciados que trouxeram atividades marcantes para a garotada. Fomos além do parquinho, apresentamos oficina de brinquedo com impressora 3D, foto lembrança com pintura de luz, Show de mágica com tablets, etc. Sem falar em todo o acompanhamento pré-evento com desenvolvimento de teasers, convites e reminders para incentivar a participação.

Galeria de imagens
Teaser Save the date
Convite
Reminder
Pulseiras de identificação
Camiseta Monitores
Credenciamento
Cabine Light Painting - Fotolembrança
Recreação
Tour pelo escritório
Espaço Kids
Espaço Kids
Oficina de Ciência
Oficina de Ciência
Lanchinho
Lanchinho
Lanchinho
Show de Ciência
Balcão DJ
Oficina Hand Spinner
Oficina Hand Spinner
Brinde Final
Brinde Final
Brinde Final
Brinde Final
Cardápio Lanchinho
Mágica com tablets
     

 

A inovação não ficou de fora do evento, afinal o conceito buscava apresentar às crianças uma tecnologia acessível e uma inovação que não é só tecnologia.

Tudo começou com uma comunicação digital engajada desenvolvida pela agência e propagada internamente pelo cliente em sua plataforma online de relacionamento com os colaboradores. Para divulgação efetiva na intranet do cliente, desenvolvemos diversas peças digitais para incentivar a participação. Oferecemos a solução de inscrição via formulário online para gerar leads e emitir relatórios/planilhas para logística posterior.

No dia do evento, o credenciamento foi feito com base no sistema de inscrição e com impressão de dados da criança na pulseira de identificação.

Dentre as atividades, as crianças tiveram contato com diversas tecnologias como fotografia avançada, impressora 3D, mágica com tablets e show de ciências.

Destaque para a Oficina de Hand Spinner que trouxe uma máquina de impressão 3D para confecção do pino de giro do rolamento da peça, feito na hora com explicação técnica para as crianças.


Em relação a outros itens dos projetos, inovamos, também, no modo de apresentação e distribuição sustentável da alimentação, deixando as crianças e seus pais à vontade, com auxílio dos garçons. Podemos destacar as bebidas que foram distribuídas em garrafinhas retornáveis com canudo para evitar desperdício e geração de resíduos. Outro ponto foi na produção das camisetas, no qual apresentamos a sublimação para viabilizar aplicação da estampa da comunicação que apresentava muitas cores e pouco prazo para produção em silk screen.

Galeria de imagens
Convite
Reminder
Reminder véspera
Pulseiras de identificação
Agenda Manhã digital
Agenda Tarde digital
E-mail Mkt Pós-evento
Oficina Hand Spinner
Pino Hand Spinner feito com Impressora 3D
Impressora 3D
Mágicas com tablets
       

 

Conforme citado, o evento foi avaliado como a melhor edição já realizada pois esteve totalmente alinhada com o briefing e inovou em diversos aspectos.

As interações e engajamento dos colaboradores participantes superaram os níveis esperados e resultaram em uma massiva participação dos pais e seus filhos, além de agregar voluntários sem filhos para contribuir com o evento e fazê-lo inesquecível.

Uma pesquisa posterior de clima organizacional apontou o evento como um item importante a ser considerado no calendário de eventos internos, uma vez que gerou um forte impacto no relacionamento interpessoal dos colaboradores participantes ou não. Os resultados ainda são sentidos, pois todos experimentaram uma experiência única e marcante e tiveram a oportunidade de levar seu filho para conhecer seu local trabalho.

Para fechar com chave de outro, o job foi reportado à matriz da empresa que o avaliou muito bem e, como resultado do bom trabalho entregue, muitas de nossa ativações (Hand Spinner, Light Painting, Show de Mágica, principalmente) foram incorporadas no briefing da edição do ano de 2018 e enviadas a todos os países que realizam o evento, tendo nosso case como referência.

 

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube