Prêmio Caio Sustentabilidade

Prêmio Caio 19ª Edição

Case: LANÇAMENTO NOVO CHEVROLET SPIN
Candidato: Vintage.Ag
Cliente: GM do Brasil
Segmento: Eventos
Estado: PR
 
Capa Apresentação Conteúdo Apresentação de inovações tecnológicas e estratégias indicando Desafios e Soluções Retorno sobre investimento, geração de negócios e outros indicadores econômicos
Capa

A Miksom foi fundada em 1971, pelos sócios – diretores José Francisco e Carlos Augusto Ortali e é uma das quatro maiores agências de eventos do país e atua em cinco pilares estratégicos: marketing de relacionamento, promo, feiras, eventos e audiovisual e colecionou ao longo destas quatro décadas inúmeros prêmios, lançamentos e acontecimentos que ajudam a contar a história das principais marcas do Brasil.

Hoje a Vintage.ag, assumiu figurativamente o lugar da Miksom no grupo. É a agência de Live Marketing do grupo Miksom and Partners, e tem à frente a nova geração: Michelle Ortali na Diretoria Executiva e Danny Ortali na Diretoria de Novos Negócios.

O Novo Chevrolet Spin foi apresentado oficialmente e em primeira mão para um grupo de convidados privilegiados – jornalistas, dealers e digital influencers – de todo o país, em evento organizado pela MIKOSM | Vintage.ag, que incorporou a proposta do cliente em criar algo grandioso, exclusivo e que fosse marcante na indústria automobilística.

O novo veículo da Chevrolet foi “revelado”de forma surpreendente e num local inédito em Foz do Iguaçu – Campo de Futebol – Whish Golf Resort – iniciando de uma forma inesperada a experiência que todos passariam naqueles dias.

Ficha Técnica:
Nome do Evento: Lançamento do Novo Chevrolet Spin
Data: 04 a 06/06/2018
Local: Foz do Iguaçu - PR
Convidados: 400, entre eles: dealers, imprensa, vendas diretas, sendo Brasil e Argentina

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Vídeo


CONTEXTO GERAL:
O Chevrolet Spin faz parte de um segmento, o qual é líder com mais de 72% de participação de mercado, mas que está estacionado, pois suas vendas são realizadas mais em virtude de decisões racionais do que emocionais.

Com um público cada vez mais exigente e com o segmento de SUVs crescendo em ritmo acelerado, a Chevrolet enxergou uma oportunidade de reposicionar o novo Chevrolet Spin como uma opção dentro desse segmento.

Sem perder a essência da versatilidade, praticidade e conforto, a Chevrolet buscou atender uma necessidade desse público.

O evento, aliado a campanha, mostrada em primeira mão para os convidados, teve o poder de apresentar esse novo posicionamento ao público fazendo com que todos entendessem a mensagem que o cliente queria passar.

CENÁRIO:
O cliente queria que todos os presentes tivessem uma experiência imersiva na mensagem como a que foi proposta, assim todos souberam muito mais sobre o carro que pretendia vender e comprar.

Um produto que foi milimetricamente pensado para aliar o arrojo de um design único à versatilidade, praticidade e força já tradicionais na marca.

Um carro confortável e com tudo que seus ocupantes precisam, para diferentes momentos e necessidades, o novo Chevrolet Spin serve para o público levar uma vida completa.

Com tecnologia de ponta, ele entrega a seus passageiros segurança, inteligência e conectividade, sendo um dos únicos na categoria a aliar esses pilares.


PÚBLICO ENVOLVIDO:
150 jornalistas especializados em mídia automotiva.
150 dealers
50 compradores especiais
30 digital influencers
Totalizando 380 convidados

DESAFIO:

Contextualizar todos do novo posicionamento do novo Chevrolet Spin, buscando mostrar que o novo veículo da Chevrolet é uma alternativa para o público levar uma vida completa.

ESTRATÉGIA DE PLANEJAMENTO:
Em harmonia com o contexto da campanha.
Explorar OS CONTRASTES ENTRE O ON & OFF EM TODOS OS MOMENTOS DO EVENTO e trazer um veículo que PERMITE você ter a sua a vida.

Para que a estratégia fosse tangibilizada, uma tagline foi criada especialmente para o evento:
Novo Chevrolet SPIN: UMA VIDA COMPLETA ON & OFF FAMILY.

Com essa tagline a mensagem entendida pelo público foi a seguinte:
Jornalistas:
Spin está bonito e é muito mais do que um carro de família. Chega para competir com os SUVs compactos.

Dealers:
O Spin ficou bacana! A vida é assim mesmo.
Que bom que a Chevrolet vai MOSTRAR ISSO.
Vai vender bastante a um público muito maior.

Compradores Especiais:
Spin passa a atender a vida COMO ELA É.


DINÂMICA DO EVENTO:
- Trabalhamos pílulas da mensagem que queremos passar em todos os pontos de contato com o público.
- Utilizamos MCs e atores para passar essa mensagem ao público
- Painéis de LED e um Palco Giratório serviram para trazer o ideal de uma vida ON & OFF
- Estabelecemos uma consistência de linguagem, leveza e empatia para favorecer a compreensão
- DJ que trouxeram efeitos sonoros e inúmeros recursos visuais, que ajudaram na percepção dos focos de interesse do público do produto
- Um reveal grandioso, onde 10 carros traziam a beleza da vida e mostravam que essa beleza está no momento de curtir aquela oportunidade.


ROTEIRO RESUMIDO:
PRÉ-EVENTO:
5 dias antes, todos os convidados receberam um “vale night”.
Um email foi enviado com um código promocional, onde o convidado podia imprimir um ingresso de cinema e entregar para sua esposa.

SPIN CHANNEL
Criamos um canal exclusivo, no hotel onde os convidados iriam ficar hospedados. O Spin Channel teve como conteúdo:

1 - Capítulos criados pela equipe de digital que fizeram parte da estratégia de recepção dos convidados, reforçando a ideia do ON & OFF Family.

2 - Os MCs fizeram vídeos convidando o público a curtir aquele momento, trazendo a mensagem de que existe uma vida completa ON & OFF Family

EVENTO:
1) Atores estiveram presentes no nosso espaço encenado pequenas situações da vida real criando o ambiente para os convidados.

Esquetes encenadas:
Casais discutindo ou prontos para curtir a noite
Crianças correndo entre os convidados ou pedindo para tirar foto
Turma de amigos numa mesa discutindo sobre o que irão fazer no próximo final de semana

2) Cartazes com imagens que sugerem atividades + lett. on / off, gerando uma certa curiosidade / estranhamento

3) Uma Trio acústico, acompanhado de um DJ esteve em nosso espaço fazendo a trilha desse momento de reunião de amigos.

REVEAL
Painéis de led de 40m de largura x 6m de altura com um palco giratório
MCS narrando nossa história
Casal de atores encenando situações reais
Presença de atores saindo dos carros
10 SPINs

JANTAR:
Realizado de forma informal e comandado pelo badalado chef gaúcho Floriano Spiess

CONCERT:
Para o lançamento do Spin não poderia ser só uma banda. Tinha que ser uma BIG banda. A Soulution Orchestra é uma das melhores big bands do país e comandou um show animado do início ao fim.

APRESENTAÇÃO DE PRODUTO:
Para completar a imersão, o produto foi apresentado em 360 graus, sendo controlado do palco, pelo apresentador.

A apresentação foi realizada com base num storytelling a partir da visão do consumidor e mostrou aos convidados que novo Chevrolet Spin foi elevado a uma nova posição.

TEST DRIVE:
A MIKSOM | Vintage.ag conseguiu uma autorização especial do Parque Nacional do Iguaçu para que seu test drive terminasse com vistas para as Cataratas do Iguaçu. Ponto alto do roteiro de test drive, desenhado para valorizar todos os features do veículo.

ENCERRAMENTO:
Aproveitando a reunião de um público extremamente qualificado, a Chevrolet aproveitou para fazer um encerramento do evento com uma experiência exclusiva.

Ela fechou o Parque Nacional das Cataratas, após as 17h00 e possibilitou uma visita exclusiva para seu público. Ao término da visita um coquetel foi realizado nos platôs do grande hotel Belmond. Onde os visitantes puderam ver um por do sol com as cataratas ao fundo. Com certeza uma experiência incrível.

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A apresentação do novo Chevrolet Spin usou de muita tecnologia e ousadia por parte a agência, onde houve um estudo com diversos fornecedores para que a experiência dos convidados ficasse completa. Pequenos detalhes como a criação do SPIN Channel, o envolvimento da equipe de digital e o alinhamento da mensagem do evento com a campanha que foi veiculado no dia seguinte contribuíram para que a satisfação de todos ficasse completa.

Outros destaques do evento:
Cenário construído:
Num campo de futebol, onde não havia estrutura disponível foi criado um grande espaço para receber esse grande lançamento da Chevrolet.
Uma tenda com mais de 1200m2, além de um deck com 600m2, aliado aos recursos audiovisuais desenhados exclusivamente para o evento, contribuíram para que o impacto inicial e a mensagem de que o espaço do novo Chevrolet Spin continua únicos no segmento.

A excelência na sonorização, iluminação e sistema de projeção com mais de 300m2 de painéis de LED em alta resolução foram destacados por todos os presentes.

A construção de um palco giratório para a encenação de cenas da vida real e a presença dos MCs Thiago Fragoso e Jimena Cyrulink foi um outro diferencial para que a mensagem do novo posicionamento fosse compreendida.

Gastronomia:
Eleito pelo terceiro ano consecutivo como o Melhor Chef de Porto Alegre no Prêmio Revista Sabores do Sul, Floriano Spiess foi parar no nosso evento com o objetivo de trazer um cardápio diversificado. Uma mistura entre a alta gastronomia e a culinária simplista.

Atrações propostas:
A trupe de atores realizado esquetes da vida real, a dupla de MCs que faziam alusão ao Mercosul, sendo um brasileiro e uma argentina, Big Band – Orchestra Solution – trouxeram um pouco da grandiosidade que foi o evento.

O evento organizado pela Vintage.ag proporcionou a Chevrolet um retorno de mídia imediato:

Na Fan page da Chevrolet houve mais de 3 milhões de impressões, gerando um engajamento de 80 mil pessoas Isso proporcionou mais de 280 videos views do material compartilhado.

O vídeo da campanha se tornou viral na página do Facebook da Chevrolet atingindo 1,2 milhões de pessoas, 240 mil visualizações e 13.445 engajamentos (resultados orgânicos)

Atingimos o KPI de “30 segundos de visualização de video” somente com este asset.

KPI de junho: 70.011
KPI atingido: 92.476

O Instagram Stories referente a estratégia de digital superou as visualizações de vídeo do Autoshow de São Paulo em 190%.

SP Autoshow Video views: 335.453
Novo Chevrolet Spin : 836.715

O video do esquete criado pela equipe de digital se tornou o vídeo mais assistido do canal no Instagram
Novo Chevrolet Spin : 25.079 (Orgânico)

Os resultados em cobertura de RP somaram mais de 20 milhões de reais em citações espontâneas e suas publicações em redes sociais tiveram um potencial de impacto em mais de 23 milhões de views.

Todas as metas planejadas pelo cliente foram superadas.

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