Prêmio Caio Sustentabilidade
ABRASEL

Legítima representante de um setor que hoje congrega cerca de 700 mil empresas e que gera seis milhões de empregos diretos em todo o país, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) comemora, em 2006, 20 anos de história e de grandes avanços em prol do desenvolvimento do segmento de alimentação fora do lar no cenário nacional.
 

Criada com a missão de promover o setor de restaurantes, bares e empresas de entretenimento, através da organização, integração e aprimoramento das empresas associadas, a Abrasel hoje está presente com suas seccionais em 18 estados e com uma regional em Juiz de Fora (MG).

O setor representa atualmente 2,4% do PIB brasileiro, além disso, o hábito de alimentação fora de casa é cada vez mais crescente e já corresponde a 26% dos gastos dos brasileiros com alimentos. Com isso, é possível ter uma noção do potencial do segmento na geração de trabalho, principalmente no que se refere a oportunidades de primeiro emprego, absorção de mão-de-obra não especializada (candidata permanente à exclusão), melhoria da qualificação profissional e desenvolvimento de novas carreiras.

Entre as políticas para o desenvolvimento das atividades relacionadas ao setor, propostas pela Abrasel, estão os investimentos na qualificação da mão-de-obra. Por meio de importantes parcerias entre a Associação, o Ministério do Turismo e Sebrae para a realização de capacitação dos profissionais, serão investidos, nos próximos dois anos, cerca de R$ 16 milhões, no treinamento de pelo menos 28 mil pessoas em segurança do alimento, gestão, atendimento e desenvolvimento de metodologias para estes treinamentos. Entre estas, se destaca o desenvolvimento de instrutores que irão atuar no local do trabalho, acelerando a difusão do conhecimento.

Essa capacitação para a Abrasel é uma questão que se tornou urgente, visto que os bares e restaurantes precisam evoluir para suprir as necessidades de um público cada vez mais diversificado e que tem exigências diversas. São idosos, diabéticos, pessoas com restrições ao glúten e outras particularidades, que requerem uma maior especialização dos profissionais e a flexibilização dos cardápios. Há também uma expansão significativa do turismo, a exigir variedade, qualidade e até um maior glamour dos estabelecimentos e dos produtos oferecidos.

A intensa movimentação em todo o setor de alimentação fora do lar é visível. Trata-se apenas do início de uma longa jornada, cujo objetivo principal é contribuir para a criação de um ambiente de negócios favorável e capaz de promover o seu crescimento de forma sustentada.

Consciente da importância de ser cada dia mais forte no mercado, a Abrasel está sempre aberta a novos associados e acena com algumas vantagens: mobilização da categoria por políticas públicas que promovam o desenvolvimento do segmento de alimentação fora do lar, compra de gás com desconto, assessoria jurídica, convênios com entidades de saúde, bolsa de emprego, compras a prazo em supermercados, participação em Guias Gastronômicos, linhas de crédito especiais, descontos em diversos estabelecimentos, tudo isso feito em negociações regionais, conforme as necessidades e realidades de cada estado.

« voltar

Compartilhe: Twitter Facebook Linkedin Plaxo Youtube