Detalhe do Case

Prêmio Caio 07ª Edição

Case: Pavilhão Brasil na regata Volvo Ocean Race 2005/2006

Pavilhão Brasil na regata Volvo Ocean Race 2005/2006

Candidato: FAGGA EVENTOS
Cliente: Vela Brasil Marketing e Comunicação
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Artístico-Cultural Internacional
Estado: Rio de Janeiro

Datas e Locais
LARGADA SANXENXO ? ESPANHA (28 de outubro a 11 de novembro de 2005)
ETAPA BALTIMORE ? EUA (26 de abril a 4 de maio de 2006)

Principais Números
- 500 m2 de tenda (Sanxenxo)
- 650 m2 de tenda (Baltimore)

Realização
- Vela Brasil

Patrocínio
- APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos)

Expositores Sanxenxo
- Pantanal Fashion
- Flor Brasil
- Bia Brazil
- Motorola
- Projeto Terra (artesanato)
- Gem Arte
- Café Gourmet Vista Alegre
- Vuarnet
- Nívea

Expositores Baltimore
- Pantanal Fashion
- Projeto Terra (artesanato)
- Gem Arte
- Pana View
- Rio Fashion
- Lakshine design (jóias)
- Stella Lopes

A Volvo Ocean Race é a mais importante regata oceânica do planeta, reunindo a nata do mundo da vela. Considerada o ?Everest da vela?, o evento conta com a presença de grandes empresas multinacionais e a atenção da mídia internacional, envolvendo investimentos e patrocínios milionários na construção dos barcos e formação das equipes que se aventuram em busca de sua conquista.

Com a construção do barco Brasil 1, em 2005, pela primeira vez um barco brasileiro participou da Volvo Ocean Race. E com a presença da delegação brasileira na competição, a idéia de construir um pavilhão para a divulgação da cultura e dos produtos brasileiros se tornou extremamente interessante.

Assim, com o patrocínio da APEX, foi montado o Pavilhão Brasil na regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race na largada, em Sanxenxo - Espanha, e na etapa de Baltimore. Com diversas empresas brasileiras comercializando e divulgando seus produtos, o pavilhão contou com uma programação e cenografia de valorização da cultura nacional.

Galeria de Fotos

O Pavilhão Brasil exibiu produtos de expositores ligados à agência e promoveu a cultura brasileira, principalmente através da gastronomia e da música.

O entretenimento foi um ponto forte do pavilhão. Para atender ao público visitante, foi montado o Bar Brasil, espaço cedido para comerciantes locais, que venderam bebidas e aperitivos típicos brasileiros. A caipirinha foi o carro chefe. Além das comidas e bebidas oferecidas no Bar Brasil, atrações musicais também divertiram o público da feira.

Além disso, um palco montado dentro do pavilhão recebeu artistas brasileiros ligados à ONG BM&A, ajudando a divulgar a cultura brasileira. Em Sanxenxo se apresentaram Bossa Cuca Nova, Danilo Britto Trio e DJ Nado Leal. E em Baltimore se apresentaram Peri Ribeiro, Scott Feiner e DJ Ivan.

Programação Bar Brasil em Sanxenxo

Dia 03/11
17h30 às 19h30 - Danilo Brito Trio
19h30 às 21h30 - Bossa Cuca Sessions

Dia 04/11
18h às 18h35 - Bossa Cuca Sessions
19h às 20h30 - Danilo Brito Trio
20h30 às 21h05 - Bossa Cuca Sessions
21h05 às 24h - DJ Nado Leal

Dia 05/11
16h às 16h35 - Danilo Brito Trio
17h às 17h35 - Bossa Cuca Sessions
19h30 às 20h05 - Danilo Brito Trio
20h30 às 21h05 - Bossa Cuca Sessions
21h05 às 24h - DJ Nado Leal

Dia 06/11
15h30 às 16h05 - Danilo Brito Trio
18h às 18h35 ? Danilo Brito Trio
18h35h às 21h - DJ Nado Leal

Dias 07 a 10/11
11h30 às 19h ? Música Ambiente
19h às 21h - DJ Nado Leal

Dia 11/11
11h30 às 22h ? Música Ambiente
22h às 24h - DJ Nado Leal


Programação Bar Brasil em Baltimore

28 de abril
17h às 20h - Pery Ribeiro & Scott Feiner Pandeiro Jazz
20h às 22h - DJ Ivan Padovani

29 de abril
17h às 20h - Pery Ribeiro & Scott Feiner Pandeiro Jazz
20h às 22h - DJ Ivan Padovani

30 de abril
17h às 20h - Pery Ribeiro & Scott Feiner Pandeiro Jazz
20h às 22h - DJ Ivan Padovani

01 a 03 de maio
20h às 22h - DJ Ivan Padovani

Galeria de Fotos

Para abrigar os expositores brasileiros e atender ao propósito de divulgação da cultura e indústria nacional, era preciso uma grande estrutura. Assim, foram montadas uma tenda de 500 m2 em Sanxenxo e uma de 650 m2 em Baltimore.

Com a realização dos eventos fora do país, a empresa organizadora precisou realizar parcerias nos países das paradas para a construção do Pavilhão Brasil. Entre as principais parcerias feitas pela Fagga, destacam-se as seguintes: GL Events, Azafatas Galícia, Divina Comédia e Party Perfect.

A GL Events ? empresa que faz parte de um dos maiores conglomerados mundiais no segmento de eventos e exposições, com a atuação em 13 países ? ficou responsável pela programação visual e montagem e manutenção de toda a estrutura interna (estandes, bar, palco, piso, elétrica, sinalização e iluminação), além de fornecer mobiliário para lounge, bar, estandes e escritórios. E em Sanxenxo também construiu a tenda.

A Divina Comédia ficou encarregada pela produção geral do artístico, contratando a empresa de sonorização e se encarregando de toda logística das bandas que se apresentaram no Bar Brasil.

A Azafatas Galícia ficou responsável pela contratação das recepcionistas em Sanxenxo e a Party Perfect montou a tenda em Baltimore, seguindo a mesma identidade visual utilizada em Sanxenxo.

Galeria de Fotos

Com a grande repercussão internacional da Volvo Ocean Race na mídia, a presença de um público qualificado, de perfil gerencial e executivo, com excelente poder de compra e de decisão para gerar negócios e o bom desempenho do Barco Brasil 1 na competição, o Pavilhão Brasil foi um sucesso.

A aposta na divulgação da cultura nacional foi acertada. As atrações musicais que se apresentaram no pavilhão durante o evento suscitaram grande interesse no público visitante, gerando em uma ótima visitação no pavilhão.

Os expositores ficaram extremamente satisfeitos com a sua participação no evento, principalmente devido à captação de negócios positiva e aos lucros obtidos com a venda ao varejo.

O Pavilhão Brasil se consolidou como um dos sucessos da Vila da Volvo Ocean Race. Na etapa da Espanha, somente no último final de semana do evento, o pavilhão recebeu cerca de 50 mil visitantes, atraídos pelo clima descontraído do local e a boa música do espaço.

Animado com o grande sucesso do Pavilhão Brasil 1, Enio Ribeiro, da Vela Brasil, disse: ?Recebemos elogios de várias fontes distintas, da organização da prova, passando por todas as equipes (incluindo obviamente a nossa) e chegando até a cobertura da imprensa Espanhola e Brasileira. Podemos afirmar sem dúvida que do ponto de vista do projeto Brasil 1 o pavilhão Brasil foi um grande sucesso?.

E o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma carta de congratulação ao Torben Grael citando a importância do Pavilhão Brasil como divulgador dos ?nossos produtos, nossa cultura, nossas potencialidades turísticas e a ?Marca Brasil? pelos sete mares do mundo?.

Galeria de Fotos

Pela primeira vez, um barco brasileiro participou da Regata Volta ao Mundo. As grandes competições esportivas têm como mensagem principal a convivência pacífica entre os povos. Percorrendo portos em volta do Globo, por diferentes Oceanos, tripulações de homens e mulheres estão desafiando os mares e os ventos e lembrarão a todos que na vida se combinam coragem e respeito. As mensagens da tripulação do Brasil 1, presentes no Pavilhão Brasil, realçaram a importância de respeitar também as outras formas de vida que habitam o mar. O site do Brasil 1 foi enriquecido com conteúdos ecológicos educativos, chamando a atenção para um aproveitamento mais sábio dos recursos do mar e da costa em nosso país como instrumento de inclusão social, educação e sustento dos brasileiros. Como país dono de uma imensa costa e de um fantástico território marítimo, temos uma grande responsabilidade na conservação da vida nos mares, um patrimônio de toda a humanidade.

Galeria de Fotos