Detalhe do Case

Prêmio Caio 09ª Edição

Case: Pacote Alcon 2008 - Identidade visual versus otimização de recursos

Alcons nos principais eventos de oftalmologia do Brasil

Candidato: Surreal Estandes
Cliente: Alcon Laboratórios do brasil Ltda
Segmento: Serviços
Categoria: Estandes de Pequeno Porte
Estado: SP

A Alcon é uma empresa multinacional que foi fundada em 1945 por Robert D. Alexander e William C. Conner em Fort Worth, Texas, Estados Unidos. Atualmente, está presente em mais de 180 países, está no Brasil desde 1968 e é líder no mercado de oftalmologia comercializando toda a linha de produtos oftálmicos, medicamentos, soluções para lentes de contato e equipamentos cirúrgicos modernos e avançados, dentro de conceitos científicos e padrões de qualidade que são direcionados à profissionais da área e consumidores da classe média. Foi eleita pela Revista Você S/A ? Exame, pelo segundo ano consecutivo, uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar.

No início de 2008 estabelecemos um relacionamento com a Alcon. A idéia inicial era trabalharmos juntos em todos os eventos do ano através de uma solução de estande voltada para as estratégias adotadas pela empresa para esse ano.

O desafio foi alcançado. A parceria teve início em Junho/2008. Tivemos a oportunidade de apresentar e concretizar soluções estruturais focadas em fortalecer a identidade visual da Alcon, em um pacote com cinco eventos que aconteceram em pouco mais de um mês em diferentes Estados do Brasil. São eles:

Evento 1: XXXIII Congresso da APO (Associação Paranaense de Oftalmologia)
Data: 13 e 14 de Junho de 2008
Local: Estação Embratel Convention Center ? Curitiba - PR
Área: ponta de ilha 36 m² (6 x 6 m)

Evento 2: Congresso do Hospital Santa Casa
Data: 19 a 21 de Junho de 2008
Local: Frei Caneca ? São Paulo - SP
Área: ponta de ilha 42m² (6 m de frente por 7 m de profundidade)

Evento 3: VIII Congresso da Sociedade Caipira de Oftalmologia
Data: 26 a 28 de Junho de 2008
Local: Hotel Ipê ? São José do Rio Preto - SP
Área: ponta de ilha 24m² (4 m de frente por 6 m de profundidade)

Evento 4: CBO (Congresso Brasileiro de Oftalmologia)
Data: 2 a 5 de Julho de 2008
Local: Windsor Barra ? Rio de Janeiro - RJ
Área: ponta de ilha 48 m² (12 m de frente por 4 m de profundidade)

Evento 5: 10° Congresso de Oftalmologia da USP
Data: 1 e 2 de Agosto de 2008
Local: Centro de Convenções Rebouças ? São Paulo - SP
Área: Box 34,5 m² (11,5 m de frente por 3 m de profundidade)

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O briefing para o pacote dos estandes nos trouxe a possibilidade de explorar um conceito estrutural de destaque, de ousadia, flexibilidade e praticidade. Tivemos pouco tempo de construção (em torno de 10 dias) e os Congressos ofereciam um curto prazo de montagem (em média apenas 1 dia), o reaproveitamento conceitual, além de trazer uma significativa diluição de custos, fez com que conseguíssemos cumprir as entregas satisfatoriamente através da modulação geral dos proejtos.
Em todos os layouts a diretriz principal era trabalhar uma estrutura leve para que pudéssemos aproveitar todo espaço possível com programação visual, logos e imagens de divulgação dos produtos foco de cada evento.
A Alcon propôs também ações interativas, como jogos, caricaturistas, distribuição de brindes, o que nos fez desenvolver um ambiente funcional e flexível para esses acontecimentos.
Todos os projetos contavam com bancadas para recepção dos visitantes, bistrôs para atendimento dos clientes e parceiros, bar para Buffett, e com uma pequena área de depósito.
Os materiais utilizados nos estandes foram o MDF com revestimento de napa ou pintura, bancadas em MDF com acabamento em LACA, logotipos em letra bloco de isopor, imagens impressas em vinil aplicadas em placas de PS com iluminação indireta.

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O grande desafio superado nesse case pela equipe da Surreal Estandes foi atender todas as expectativas da Alcon, no pouco tempo que tínhamos entre um evento e outro.

Temos como filosofia trabalhar como um time, todos em união e colaboração para um objetivo maior e comum, INOVAR, SURPRRENDER E ATENDER as expectativas do cliente. Nesse case, especificamente, mais do que em qualquer outro, tivemos que nos unir e trabalhar rapidamente com foco nessa filosofia, ou seja, atendimento em contato constante com o cliente na busca de informações e detalhes sobre cada evento, projeto nas alterações e finalizações de cada item dos estandes e produção nas adaptações de estruturas, construções e montagens. Sem nos esquecer da logística que foi envolvida em todo esse processo, tendo em vista que a maioria dos eventos não aconteceu na cidade de São Paulo.

O trabalho em equipe foi se aperfeiçoando e melhorando a cada evento. A cada estande entregue tínhamos a real sensação de missão cumprida. Não apenas pelo trabalho cumprido, mas principalmente pelo ?feedback? dado pelo cliente.

Outro ponto, que não podemos deixar de citar foi a total preocupação com os acabamentos dos estandes, tendo em vista que a Alcon foi a patrocinadora da maioria desses eventos.

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Todos os objetivos foram cumpridos e todas as metas foram alcançadas. Os cinco estandes foram entregues com sucesso e recebidos com muita satisfação pela Alcon. Tivemos pouco tempo, mas com muito foco no trabalho em equipe, muita vontade e com o espírito de parceria alcançamos o que nos foi proposto e conquistamos essa grande empresa.

O ?feedback? do cliente foi excelente que se sentiu apoiado em todas as etapas do processo desde a fase do conceito do projeto, execução, durante o evento até a desmontagem dos estandes.

A intenção neste momento é extrapolar estes conceitos para todos os eventos da Alcon anuais, traçando uma estratégia única, uma identidade única e aplicando-a durante um período de campanha determinado.

Os resultados de identidade visual, de retenção de marca nestes eventos foram significativos. A percepção que os lcientes da alcon tiveram, conforme o cliente, é que a alcon está alinhada e sólida em suas estratégias.

Os estandes foram um grande sucesso.

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