Detalhe do Case

Prêmio Caio 09ª Edição

Case: Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga

Candidato: Via de Comunicação
Cliente: Via de Comunicação LTDA
Segmento: Eventos
Categoria: Evento Artístico de Âmbito Internacional
Estado: CE

Troféu Royal Palm Plaza Resort Campinas
Evento Artístico de Âmbito Internacional

Festival Jazz & Blues Guaramiranga, festival de música estilos jazz, blues e instrumental, que acontece anualmente em Guaramiranga e Fortaleza, atrai um público de aproximadamente 20.000 pessoas. Este ano, aconteceu da seguinte forma: Pré Festival: 18, 20, 25 e 27/01/2008 / Festival em Guaramiranga: 02 a 05/02/2008 / Festival em Fortaleza: 07 a 10/02/2008. O Festival atrai pessoas residentes em Fortaleza, demais estados nordestinos e brasileiros e já começa a atrair turistas de outros países, que representam 15% do público. É promovido pela Via de Comunicação LTDA.

O Festival Jazz & Blues de Guaramiranga foi criado e realizado por Maria Amélia Bernardes Mamede, jornalista com mestrado em sociologia, e Rachel Gadelha, antropóloga com pós-graduações em Administração e Gestão em Organização de Eventos, que fundaram, em 1996, a Via de Comunicação. Há 12 anos no mercado, vem desenvolvendo importantes eventos culturais do estado do Ceará, pautada no compromisso de oferecer sempre propostas inovadoras, onde a diversidade e a riqueza das programações são a tônica de cada evento.
O Festival teve início no ano 2000 com o entusiasmo dos músicos cearenses e a perseverança da Via de Comunicação que acreditaram nesta proposta inovadora ? de alternativa de lazer no carnaval. A cada ano o evento vem se aperfeiçoando até chegar ao ponto de ser reconhecido nacionalmente. À exibição de shows foi-se incorporando diversas atividades até se tornar um produto que engloba arte, cultura, lazer, capacitação. Por demanda do público, o Festival acontece em Fortaleza antes e após o carnaval, o que faz dele o maior do Brasil. Ensaios abertos, oficinas para jovens (que participam da programação oficial), ações de conscientização ecológica, cursos, exposições, cine-clube e demais atividades são minuciosamente planejadas e foram se integrando conforme o aporte financeiro. O resultado tem sido excelente. Por isso, suas criadoras freqüentemente são convidadas a participar de seminários por todo o país levando a experiência do Festival como modelo de desenvolvimento a partir de um produto cultural.

Galeria de Fotos

No ano 2000 foi realizado o primeiro Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga que hoje já é considerado referência nacional na área musical. O Festival, que virou tradição no Ceará, partiu de uma idéia ousada de levar jazz, blues e música instrumental, durante o carnaval, para a região serrana cearense do Maciço de Baturité. O pré-Festival, que oferece shows na capital cearense durante o mês de janeiro, cria uma ambiência preparatória e de expectativa para o período carnavalesco, sendo uma das atividades que ganhou destaque e propiciou a ampliação de acesso ao público. A pequena Guaramiranga, cidade de clima ameno e distante 109 km da capital Fortaleza, recebeu o melhor desses estilos musicais nos quatro dias do período momino, entre 02 e 05 de fevereiro. Durante o Festival em Guaramiranga a programação aberta ao público constou de shows nas praças, jam sessions, cortejos musicais, oficinas, ensaios abertos e cineclube. Para a edição de 2008, essa programação se estendeu, oferecendo três cursos e três workshops em cidades do interior do estado, ambos gratuitos. Em seguida, do dia 07 a 10 de fevereiro, o Festival desceu a Serra levando para os palcos de Fortaleza o melhor de sua programação artística.

Consolidado no calendário de eventos musicais do Brasil, o evento prima pela qualidade, onde a boa programação dá o tom das edições do Festival de Jazz & Blues, primazia esta que vai da escolha dos cenários à diversidade da programação. De um lado, o clima serrano da acolhedora cidade de Guaramiranga ? transformada pelo colorido de visitantes dos mais diversos quadrantes do país e do mundo ?, do outro, a oferta de oficinas e shows memoráveis em escolas, praças e teatro, dando a este carnaval cearense um tom artístico e criativo. A organização prioriza a música de qualidade, ao invés do simples entretenimento, o que favorece a credibilidade que as pessoas depositam no evento, sejam músicos, produtores, incentivadores e público. Grandes nomes da música brasileira já passaram pelos palcos do Festival, como: Hermeto Pascoal, Leo Gandelman, Márcio Montarroyos, Egberto Gismonte, Toninho Horta, Naná Vasconcelos, Ivan Lins, Danilo Caymmi, Paulo e Daniel Jobim, João Donato, entre outros. E da música mundial já tivemos: Stanley Jordan, Jean Jaques Milteau, Izzy Gordon, Kenny Brown, Big Time Sarah, Eileina Williams e Scott Henderson, Frères Guissé, entre outros. Alguns desses músicos sequer conheciam o Brasil e o Festival os motivou a trazer a sua arte ao nosso país.

O Festival tem sido importante difusor dos gêneros musicais jazz e blues, bem como dos desdobramentos criativos provenientes deles. O caráter formador do evento tem propiciado o acesso à criação musical por parte de artistas residentes no interior e na periferia cuja possibilidade de acesso seria quase inexistente.

A alternância das apresentações entre bandas formadas em nosso estado e outras já consagradas nacionalmente contribui para popularizar o conhecimento da produção local e permite o intercâmbio entre músicos, o que influencia positivamente a formação artística. A realização de ensaios abertos, oficinas e cursos ministrados antes e durante o evento também estimulam essa formação. Outro fator de suma relevância é contribuir para a formação positiva da imagem institucional de nosso estado como pólo criador e realizador de ações culturais significativas, conquistando espaços na mídia nacional e internacional, provocando o interesse de turistas mais qualificados.

No ano de 2008, o Festival, com o intuito de promover a ampliação do acesso ao público de uma maneira geral, modificou seu conceito. A idéia girou em torno do ?experimentar o jazz?, cuja programação apresentou artistas de renome que desenvolveram trabalhos autorais influenciados por este estilo, diferentemente do que mostram em sua carreira profissional.

Nessa nova concepção também foram incluídos artistas que, mesmo não tendo influências diretas advindas do jazz e do blues, puderam experimentar com o público esse gênero musical, propiciando um caráter especial e diferenciado ao evento.

Fundamentado no conceito de valorização e incentivo à música de qualidade nos estilos jazz, blues e instrumental, o Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga 2008 teve como objetivos:

- Oferecer ao público um evento cultural diferenciado e de qualidade durante o feriado de carnaval.

- Contribuir para formação de músicos residentes no interior do estado cujo acesso, possibilidade e condições de contato com produções musicais dos gêneros jazz e blues são insuficientes.

- Possibilitar ao público presente o conhecimento e reconhecimento da produção musical cearense, nacional e internacional, das tendências de jazz, blues e instrumental, difundindo esses estilos musicais por meio de uma rica e diversificada programação.

- Explorar, através do ?experimentar o jazz?, o poder de criação e influência do gênero na formação de platéia e dos artistas envolvidos.

- Propiciar outras possibilidades de apropriação do jazz tanto pelos artistas quanto pelo público.

- Ampliar o mercado consumidor de música instrumental, jazz e blues, formando platéia e oferecendo opções de democratização do acesso à cultura.

- Promover o encontro e o intercâmbio entre músicos cearenses e de outros estados brasileiros, assim como do exterior.

- Valorizar a produção musical local através da promoção de apresentações em espaços privilegiados na programação do evento.

- Estimular a formação musical dos profissionais e amadores por meio do intercâmbio com as bandas de renome e da realização de workshops e ensaios abertos.

- Colaborar para a interiorização da cultura, levando à população da região do Maciço de Baturité um produto cultural diferenciado e inovador.

- Incrementar a cadeia dos agentes produtivos gerando emprego e renda, possibilitando a circulação de recursos na região onde o evento acontece.

- Dinamizar o turismo cultural no estado do Ceará, que não se configura entre os principais destinos turísticos no período do carnaval, por meio de intervenção cultural diferenciada.

- Consolidar o Maciço de Baturité e a cidade de Fortaleza como importantes pólos culturais brasileiros.

São estas intenções e seus desdobramentos que têm propiciado ao evento respeito e reconhecimento como uma atividade imprescindível à atuação cultural no estado do Ceará. Para atingir os objetivos propostos, o Festival contará com uma programação variada que abrange as seguintes atividades:

- Lançamento do Festival (Fortaleza) ? O Festival realiza um show de lançamento no qual apresenta a temática e os aspectos conceituais do evento. Este pré-lançamento acontece no mês de dezembro.

- Pré-Festival (Fortaleza) ? Na medida em que o evento se aproxima, começa a ser apresentada ao público a programação que o Festival terá, no intuito de potencializar a divulgação e ampliar a quantidade do público participante. Neste sentido, busca-se preparar a platéia e os artistas para a programação, bem como criar expectativa dos mesmos pelo evento.

- Shows no Teatro Rachel de Queiroz (Guaramiranga) ? O evento realiza três shows por noite no teatro, distribuídos em duas sessões (20h e 22h). A programação variada apresenta repertórios de qualidade nos gêneros jazz, blues e instrumental, reunindo talentos do Ceará, do Brasil e do exterior. São distribuídas cortesias para os músicos participantes, para os alunos de música da cidade de Guaramiranga e para a comunidade local.

- Ensaios Abertos (Guaramiranga) ? Todas as tardes os músicos convidados realizam ensaios abertos no Teatro Rachel de Queiroz, interagindo com músicos locais e com o público em geral, totalizando 04 (quatro) apresentações. Além disso, é uma oportunidade de o público conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelos seus ídolos, por meio de um ?bate-papo? no qual podem fazer perguntas e comentários.

- Apresentações abertas (Guaramiranga/Fortaleza) ? O Festival conta com uma ampla programação gratuita, permitindo aos moradores da região e visitantes acesso a esses estilos musicais, em palcos alternativos, praças e espaços públicos. Em Guaramiranga é montada uma grande arena em espaço público, cedido pela Prefeitura da Cidade, onde acontecem 08 (oito) apresentações gratuitas de músicos nordestinos e os ?Novos Talentos?, que resultam das oficinas oferecidas pelo Festival. Alguns artistas se apresentam também em locais abertos, de grande concentração de público de baixa renda, que não tem acesso a esse gênero musical. Na capital, a programação é levada para os bairros da periferia.

- Palestras (Guaramiranga/Fortaleza) ? Diariamente um jornalista fará uma palestra sobre as origens e histórico dos gêneros musicais: jazz e blues.

- Workshops (Guaramiranga, Fortaleza e interior do estado) ? São realizados workshops gratuitos para músicos e interessados em aprimorar conhecimentos e trocar experiências com os expoentes locais e nacionais que se encontram no evento.

- Oficinas e minicursos (Guaramiranga e interior) ? Algumas oficinas e minicursos acontecem em três cidades do interior do estado antes do período do Festival para formar novos grupos que receberão a oportunidade de se apresentar no Festival. E durante o Festival são oferecidas também oficinas e minicursos para o público presente nas localidades do evento.

- Jam Sessions (Guaramiranga) ? Em lugares abertos ao público, os músicos promovem duelos entre componentes de grupos diferentes, resultando em grande celebração de talentos e possibilitando aos músicos iniciantes tocarem com nomes já consagrados. As jams são realizadas em todas as noites de realização do evento.

- Cine Clube (Guaramiranga) ? Na Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga ? AGUA ? são oferecidos filmes e vídeos sobre a história do jazz, no intuito de fortalecer o caráter formador do evento.

- Atividades paralelas de responsabilidade social ? O evento aproveita a oportunidade para despertar a atenção do público presente, entre moradores e visitantes, para a questão ambiental, incentivando a prática do turismo ecologicamente responsável por meio de ações educativas como: campanhas de preservação da Mata Atlântica, blitz ecológicas, trilhas ecológicas, feira de artesanato, oficinas musicais e de reciclagem de lixo.

Durante sua realização, o Festival contribui para a formação de platéia no gênero jazz, blues e instrumental e possibilita a inversão da lógica do mercado cultural, levando os grandes expoentes da música nacional e internacional para a pequena cidade de Guaramiranga, cuja população é de 6.000 habitantes, promovendo o acesso de produtos culturais refinados à comunidade local. Leva a música instrumental para espaços públicos, abre novos caminhos para a divulgação cultural brasileira e proporciona conhecimento e distribuição de informação artística.

A programação variada e gratuita e a proximidade com os músicos participantes através de ensaios abertos e workshops despertam nos jovens o interesse pela arte. O incentivo tem rendido o surgimento de bandas no interior do Ceará, que vêm se apresentando nas diversas cidades cearenses e brasileiras. Em 2007, o Festival ampliou suas atividades e sua programação através do oferecimento do Pré-Festival que aconteceu em Fortaleza e do Cortejo de Sanfona, realizado em Guaramiranga. Vale destacar ainda a ampliação do número e tipos de oficinas e workshops na capital e no interior, disponibilizando um número maior de atividades gratuitas dentro do Festival.

Os resultados exitosos do Festival têm conquistado repercussão no resto do país, servindo de parâmetro de produto cultural para diversos outros eventos do gênero que tem surgido no Brasil. Durante sua realização tem recebido visita de produtores e gestores públicos interessados em reproduzir sua experiência. Alguns Festivais, como o de Pedro II (PI) e Angra dos Reis (RJ) aproveitaram as melhores experiências de Guaramiranga, adaptando-as à sua região. Isso porque o evento prima pela qualidade, que dá o tom das edições do Festival, primazia esta que vai da escolha dos cenários à programação.

Galeria de Fotos

O festival Jazz & Blues de Guaramiranga se baseia nas seguintes estratégias de ação para realizar o evento:

1. Elaboração do projeto

2. Captação de recursos

3. Contato e seleção de bandas e músicos

4. Elaboração da Programação

5. Divulgação ? Realização de assessoria de imprensa e campanha publicitária e distribuição da programação com o público espectador.

6. Formação e treinamento das equipes de trabalho:
a) Receptivo;
b) Alimentação;
c) Acompanhamento das atividades;
d) Financeira;
e) Divulgação

7. Produção - reserva de hotéis, contratação dos serviços terceirizados

8. Realização das atividades e shows

9. Pós-produção ? Desmontagem do Festival e elaboração de relatório final.

10. Retorno aos patrocinadores

Além destas estratégias, todo ano os patrocinadores do Festival trazem alguma inovação para o evento. Em 2008, a TIM realizou o Concurso Cultural TIM Fotomensagem: aquele que mandasse a melhor Fotomensagem para a operadora ganharia um aparelho celular. A melhor foto foi publicada no hotsite de verão da TIM Nordeste, na página Ceará. Além disso, a TIM promoveu um tour pelos lugares mais bonitos de Guaramiranga, em um microônibus, com saídas três vezes ao dia, para pontos turísticos diferentes. É dando espaço para este tipo de ação inovadora que o Festival consegue, a cada ano, ampliar ainda mais as suas parcerias com grandes empresas.

Galeria de Fotos

O Festival colabora, decisivamente, para a consolidação da cadeia produtiva da região. Um evento que integra arte, cultura, lazer, capacitação e desenvolvimento, que tem promovido o significativo crescimento das ações culturais, do turismo e da economia da região, vem servindo de modelo de crescimento sustentável através da arte. Os reflexos positivos culturalmente são observados em todo o estado. A programação variada e gratuita e a proximidade com os músicos participantes através de ensaios abertos e workshops despertam nos jovens o interesse pela arte. O incentivo tem rendido o surgimento de bandas no interior do Ceará. A troca de experiências entre a comunidade, músicos e visitantes também contribui para a valorização da auto-estima da população local. O evento promoveu o turismo de forma permanente em Guaramiranga e é uma das maiores fontes de seu progresso. Em pesquisa realizada em 2004, constatou que a circulação de recursos, nos dias do evento, equivale a 10 meses de arrecadação do município.

De todos os eventos realizados no Ceará, o espaço na mídia espontânea local e nacional conquistado pelo Festival merece destaque. A cada nova edição, o crescente aumento das inserções e difusão de informações em rádio, TV, jornais, revistas e internet comprovam que se torna cada vez mais expressiva a imagem e a qualidade do Festival. Os benefícios desse aspecto são inúmeros. Através dele, músicos cearenses tiveram espaço de mostrar seu trabalho em veículos nacionais e regionais como Folha de São Paulo, Diário de Pernambuco, Revista Backstage, Bravo!, Viagem e Turismo, Nova, QUEM, Continente Multicultural, Jazz+, Agência Reuters, dentre outros. Os resultados exitosos do Festival têm servido de parâmetro de produto cultural para diversos outros eventos do gênero que têm surgido no Brasil. Durante sua realização, tem recebido visita de produtores e gestores públicos interessados em reproduzir sua experiência. Alguns Festivais, como o Goyaz Festival (GO), Rio das Ostras Jazz e Blues (RJ) e o Festival de Inverno Pedro II (PI) aproveitaram as melhores experiências de Guaramiranga.

Depois de seu surgimento, o Festival inspirou a abertura de diversas casas de jazz, ampliando o mercado profissional dos músicos locais. CDs foram gravados e escolas de música abriram, a partir do ano 2000. As FMs locais possuem hoje programas específicos para esse gênero. O Festival estabelece-se, assim, como um projeto que supera a condição de um ?evento? passageiro, contribuindo para o desenvolvimento de nosso estado e país, para a redução das desigualdades sociais e a promoção da inclusão cultural. Por esse aspecto, o Governo do Estado reconheceu, em 20 de dezembro de 2002, através de um decreto oficial, o Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga como um projeto de interesse público para o estado do Ceará. Por sua natureza de caráter social, mantém uma substancial programação gratuita e leva aos bairros da periferia de Fortaleza uma música que essa população não tem acesso por uma determinação do modelo cultural vigente que condena ao consumo de produtos pasteurizados. É, portanto, uma iniciativa cultural comprometida com resultados culturais de médio e longo prazos, que contribuem para o desenvolvimento de nosso país, a redução das desigualdades sociais e a promoção da inclusão cultural.

O Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga colabora, decisivamente, para a consolidação do destino turístico da região do Maciço de Baturité, gerando empregos diretos e indiretos e incrementando a cadeia produtiva da região. Redireciona as vocações profissionais e conseqüente profissionalização da força de trabalho para o segmento cultural e turístico da região. A população local foi qualificada e hoje atua no evento, ocupando cargos técnicos.

Números Festival de Jazz 2008:
- 24 apresentações em 7 dias de festa
- 37 horas de show
- 143 profissionais trabalhando
- 12.000 pessoas em Guaramiranga
- 155 músicos credenciados
- Cortejos durantes três dias de festa
- 250 alunos nas oficinas e workshops

Mídia Espontânea gerada pelo Festival Jazz & Blues 2008:

Portais e Sites: Portal Verdes Mares, O Povo Online, UOL Viagens, Site do Grupo Viagem, Nelsons, Território da Música, ABE Música, Antonio Viana online, E-Ceará, Terra do Sol, Portal Badauê, Nordeste Web, Muito, O Toque, Clube de Jazz, Tons de Sol, Folha Online, Globo Online, entre outros.

Jornais: Diário do Nordeste (CE), O Povo (CE), O Estado (CE), Folha do Ceará (CE), Folha de São Paulo (SP), O Estado de São Paulo (SP), Jornal do Brasil (RJ), O Globo (RJ), entre outros veículos do Sudeste e principais jornais do Norte e Nordeste.

TV: TV Verdes Mares, TV Diário, TV Jangadeiro, TVC, TVE-RJ, TV Cidade, Band, TV União, TV O Povo, TV Assembléia, TV Fortaleza, Rede TV, TV Unifor, entre outras.

Rádio: Verdes Mares AM (CE), O Povo CBN (CE), Calypso FM (CE), Universitária FM (CE), Atlântico Sul FM (CE), Tempo FM (CE), Nacional FM (DF), Cultura FM (SP), entre outras.

Revista: Continente Multicultural (PE), Nordeste (PB), Badauê (MA), Blues´n?Jazz (SP), Backstage (RJ), Guitar Player (SP), Sax & Metais (SP), Viagem e Turismo (SP), entre outras.

Campanha Publicitária:

Jornal ? Diário do Nordeste:
1 página (6colx52cm) ? lançamento
4 4colx20cm
13 5colx16cm
4 12colx10 - anúncios ilhados
4 1/2 de página Standart
4 1/2 de página Zoeira
12 selos de capa - 1colx5cm

TV Verdes Mares:
75 Chamadas de 45?
5 Vinhetas de bloco com 3? assinatura

TV Diário:
95 Chamadas de 60?
10 Vinhetas de bloco com 3? assinatura

FM 93 ? Rádio Verdes Mares:
100 Chamadas de 45? (55 na FM e 45 na AM)
05 Programetes de 3? - Paulo Oliveira

Outdoor:
2 bi-semanas
30 Placas no total (15 por bi-semana)
De 7 a 31 de janeiro nos principais pontos e bairros de Fortaleza:
- Edson Queiroz
- Aldeota
- Meireles
- Papicu
- Dionísio Torres
- Beira-Mar
- Cidade 2000
- Praia do Futuro
- Aeroporto

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