Detalhe do Case

Prêmio Caio 12ª Edição

Case: Formica - Formóbile

Formica - Evento Formóbile 2010

Candidato: Publistand
Cliente: Formiline Indústria de Laminados Ltda
Segmento: Serviços
Categoria: Estandes de Grande Porte
Estado: SP

Crescer com competência e profissionalismo em um mercado altamente competitivo, exigindo constante inovação e criatividade, tem sido o principal desafio da Publistand nesses 38 anos dedicados à montagem de estandes, eventos corporativos e temáticos, show room, displays, etc. A Publistand faz investimento constante na formação, desenvolvimento e aprimoramento de uma equipe altamente qualificada capaz de captar as inovações do setor e apresentar aos clientes soluções adequadas e diversificadas nos mais variados eventos. Com suas parcerias internacionais a Publistand é capaz de atender os clientes em qualquer lugar do mundo: América do Sul, América Latina, Europa e Ásia.

Soluções inteligentes e funcionais exigem muito mais do que competência e profissionalismo. Dependem do bom relacionamento entre quem contrata, quem comanda e quem executa o estande. Os profissionais da Publistand sob a liderança de Ana Maria de Oliveira, Jorge Luiz de Oliveira, José Augusto de Oliveira e Luiz Antonio de Oliveira estão habilitados a desenvolver desde as mais simples soluções até os mais sofisticados projetos com o objetivo de colocar em destaque a imagem de cada empresa e seus produtos, favorecendo a abertura de novos negócios. É uma filosofia de trabalho baseada no respeito ao cliente, na valorização do potencial humano e na capacidade de ter um comportamento ético em todas as etapas de negociação.

O Evento
A 4º edição da ForMobile ? Feira Internacional de Fornecedores da indústria madeira e móveis, foi realizada no período de 27 á 30 de julho de 2010, no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, na Cidade de São Paulo, SP, com a organização da BTS Informa (Brazil Trade Shows Feiras, Eventos e Editora Ltda). Essa edição contou com 700 expositores distribuídos em uma área de 76 mil m², e uma visitação de 60 mil pessoas que buscaram as novidades e as novas tendências para o setor moveleiro nas áreas de ferragens, máquinas e matérias primas.

A Formica buscava demonstrar de uma forma prática e atrativa suas linhas de produtos e aplicações. Para alcançar este objetivo foi desenvolvido um projeto arquitetônico aonde poderiam ser utilizados os materiais da Formica nos acabamentos, revestimentos, mobiliário e fechamentos do projeto, resultando em um estande moderno aonde era possível visualizar os materiais e seus aplicativos.

Galeria de Fotos

O projeto Formica foi elaborado e executado seguindo minuciosamente o memorial descritivo abaixo:

INFRA-ESTRUTURA
Piso: Confeccionado com revestimentos feitos em Formipiso nos padrões: Granito Slate, branco, Coconut, Marmore Carrara, Purple, Acqua Viva, Vinho, preto, Maranelo, pátina Old, Verde bambu e Venezia, obedecendo altura máxima de 10 cm.

Estruturas Arquitetônicas (Conchas): compostas por estruturas metálicas com acabamento em pintura automotiva nas cores preto, prata e vermelho, com fechamentos feitos em placas de vidro e policarbonato compacto incolor e em laminados de fórmica na cor vermelho.

Painel de Fundo: compostos de painéis em TS formicalizado de 10 mm na cor Verde Bambu, fixados em travessas e perfis de alumínio, obedecendo altura de 4,40 mts.

Cobertura: composta por estruturas e treliças metálicas com acabamento em pintura na cor preta, com fechamentos feitos em tecido algodão cru na cor branco.

Brises Ondulados: compostos por estrutura metálica em tubos cromados e sapatas de ferro, sendo complementados por brises em TS na cor preto Stone.

ÁREA EXPOSIÇÃO/CIRCULAÇÃO:
Composta por:

Módulos Divisórios (Ambientes): confeccionados em madeira com revestimentos feitos em laminados de Formica.

Área Recepção I: composta por balcão ?L? confeccionado em madeira com revestimentos feitos em laminados de formica Venezia Rustico, dotado de pé em tora de madeira, e a disposição de cadeiras pretas e luminárias de chão.

Área Recepção II: composta por balcão ?L? confeccionado em madeira com revestimentos feitos em laminados de Formica Café Stone, dotado de pé em tora de madeira, e a disposição de cadeiras e poltronas brancas.

Salas de Reunião I, II e III: compostas por biombos divisórios estruturados em travessas e perfis especiais de alumínio, com fechamentos feitos em placas de vidro incolor, sendo complementados por disposição de cadeiras brancas e pretas, e por mesas de reunião com tampos retangulares em madeira revestido em laminados de Formica nos seguinte padrões: mesa I: Wood Poro, mesa II: Laricina Nature e mesa III: Sweet Line Nature.

Ambiente Home Theater: composto por disposição de rack confeccionado em madeira com revestimentos feitos em laminados de Formica padrão ameixa negra - wood poro e poltronas brancas.

Ambiente Cozinha: composto por disposição de módulo com portas e gavetas confeccionado em madeira com revestimentos feitos em laminados de Formica nos seguinte padrões: Sweet Line, Cimbalo branco real Top Matte, Granito Slate, Branco Tecido e Goiaba brilhante.

Ambiente Office: composto por bancada confeccionada em madeira com revestimentos feitos em laminados de Formica nos padrões Cobalto, Granito Slate e Branco, sendo complementada por suportes em estruturas de ferro e por armário com portas em madeira revestida em laminados de Formica padrão Goiaba e disposição de cadeiras giratorias. A bancada foi complementada na partes posterior por ?Concha? em estrutura metálica com acabamento em pintura na cor grafite com fechamentos feitos em placas de policarbonato incolor, sendo complementada por prateleira em madeira com revestimento feitos em laminados de Formica padrão Ameixa Negra.

Área Convívio
Composta por:

Displays de amostras: confeccionados em madeira com revestimentos em laminados de Formica padrão Nature dotados de totens de identificação revestidos em laminados de Formica, sendo complementados por placas de acrílico incolor para fixação de mostruários.

Display Fita de Borda: composto por bancada e prateleira confeccionados em madeira com revestimentos em laminados de Formica padrão Venezia, sendo complementado por painel revestido em laminados de Formica padrão Cimbalo branco real.

Balcão Gourmet: compostos por tampos em madeira com revestimentos em laminados de Formica padrão Branco real stone e Vinho, sendo fixados em tubos metálicos cromados e complementado por disposição de cadeiras brancas e banquetas Pequim vermelha.

Mobiliário: disposição de mesas com bases cromadas e tampos redondos de madeira revestidos em laminados de Formica padrão Nature e de cadeiras brancas.

AMBIENTES INTERNOS
Copa
Composta por:

01 (uma) pia inox
01 (um) refrigerador duplex
Bancada e prateleiras

Depósito
Composto por:

Bancadas e prateleiras

ILUMINAÇÃO
Composta por:
Quadro de força blindado com disjuntores
Luminárias embutidas no piso
Spot dirigível AR111/50W/12V
Spot dirigível lâmpada Dicroica
Lâmpadas fluorescentes embutidas
Pendentes
Luminárias de chão
Canhões de alumínio dotados de lâmpadas HQI
Pontos com tomada de 110/220 Volts para os aparelhos elétricos

COMUNICAÇÃO VISUAL
Elaboração de logotipos em letras recortadas em TS, logotipos em letras recortadas em acrílico espelhado e em letras adesivas tipo vinil.

PAISAGISMO
Disposição de vasos elaborados com plantas naturais.

Galeria de Fotos

Além do desafio de criar um design diferenciado e atrativo para o estande Formica, tínhamos que ter a preocupação do projeto mostrar claramente que os produtos Formica faziam parte de maneira forte e muito participativa, pois além de exibir os produtos de forma convencional em exposição, os mesmos foram usados como peças chaves integrantes do estande na forma de construção.

Buscamos assim a imagem contemporânea de seus produtos e através de um invólucro arquitetônico, com formas e superfícies puras, que lhe dessem, não somente um fácil reconhecimento, mas sim também o desejável e convidativo destaque promocional mas, que igualmente seu desenho pudesse expressar novas e inventivas aplicações de uso do extenso leque de produtos disponíveis da própria empresa.

Assim, abrigamos um grande espaço interno, totalmente visível do exterior, com múltiplos ambientes interligados funcionalmente e onde simulamos mobiliários e inúmeros usos e aplicações que interagem com o visitante e contribuem para a aproximação entre estes, os produtos e os profissionais que os recepcionam e os atendem.

Construímos assim, um belo espaço e franco, como devem ser as boas relações!!

Galeria de Fotos

Considerada a maior feira de fornecedores da indústria madeira-móveis da América Latina, a ForMóbile reuniu os lançamentos e tendências para as empresas voltadas para o setor moveleiro nas áreas de ferragens, máquinas e matérias-primas. A expectativa da organização era gerar 15% mais negócios em relação à edição de 2008. Otimismo vindo do aquecimento do mercado depois da redução do IPI após a crise mundial de 2009. O imposto, que caiu de 10% para 5%, foi tornado permanente pelo governo. Foram incluídos na proposta os móveis de metal e estofados, responsáveis por 35% da produção nacional.

A feira é criadora de diversas ações, como a segmentação dos expositores por tipo de produto (máquinas e equipamentos, ferragens e acessórios, matérias-primas e insumos, e serviços)

A facilidade de acesso e toda a infraestrutura hoteleira de São Paulo facilitam a visitação de empresários de qualquer lugar do Brasil o do mundo. Em 2010, a ForMóbile recebeu empresários de 30 países diferentes.

"A ForMóbile é um dos principais canais de divulgação de produtos e lançamentos, uma vez que reúne as principais tendências para o mercado de madeira-móveis. Esta edição foi muito boa, recebemos um grande volume de visitantes altamente qualificados com decisão de compras". José Reginaldo Missiato, gerente de marketing e produtos da empresa Formica.

Os índices da ForMóbile?2010 reforçam a credibilidade e a força do evento no mercado:

Ramos de atividade
Indústria seriada ? 43,1%
Marcenaria ? 17,1%
Revenda ? 11,3%
Madeireiro ? 9,9%
Fornecedor - 9,6%
Arquiteto, designer, decorador, especificador ? 7,5%
Outros ? 1,5%

Decisão de compra
Aprova ? 38,0%
Compra ? 27,0%
Recomenda ? 17,5%
Especifica ? 13,5%
Outros ? 4%

Cargos
Proprietário ? 27,6%
Diretor ? 23,4%
Gerente ? 17,7%
Comprador ? 9,4%
Marceneiro ? 6,5%
ConsultorT/Técnico/Engenheiro ? 5,7%
Outros ? 3,9%
Autônomo ? 3,2%
Representante ? 2,6%

Galeria de Fotos