Twitter Sports Lab
Quando o assunto é esportes no Brasil, o TWITTER é a mais relevante plataforma como segunda tela e com a aproximação das Olimpíadas, a mídia social ganha ainda mais atenção do público e sua previsão para interações durante os jogos é de milhares de tweets por segundo.
Uma oportunidade perfeita para gerar parcerias e suporte para imprensa e formadores de opinião que encontram no TWITTER tanto uma fonte de informação sobre os jogos e ainda uma plataforma de vazão de conteúdo. Também perfeito para anunciantes que podem alcançar prospects e clientes ao medir antecipadamente o alcance da ferramenta para anúncios de produtos e serviços. A fim de levar estas possibilidades para este público, foi solicitado para a F/Malta a criação de um evento onde informação fosse o foco e onde os convidados pudessem compreender o poder do TWITTER.
Com essa premissa, a F/MALTA desenvolveu o TWITTER SPORTS LAB; um evento criado para ser uma plataforma perene do TWITTER para todos seus eventos com base o esporte, mantendo a familiaridade com o público-alvo e criando um produto novo para a empresa. Agora, a cada evento é necessário definir apenas a área de foco, havendo um suporte e um padrão prévio, ganhando em investimento e desenvolvimento de peças.
Para a primeira edição, o foco foram as Olimpíadas e durante o evento palestras de diretores de produtos mostraram as previsões de impacto que o Twitter terá em tempo real durante os jogos e rankings. Porém, o desafio seria mostrar um laboratório prático meses antes dos jogos oficiais e a solução encontrada estava na data do evento: 26 de abril de 2016.
Para este dia estava marcada a partida da semifinal da CHAMPIONS LEAGUE entre os times Real Madrid C.F. e Manchester City FC. E ainda que seja um evento europeu, o país do futebol garante milhares de espectadores que acompanham a partida e torcem para seus times criando um ambiente perfeito de um evento internacional que repercute nacionalmente.
Ao final do ciclo de palestras o TWITTER convidou a todos para acompanhar a partida e monitorar em tempo real as reações na segunda tela.
ESTRUTURA
25/04/2016 ? ALL HANDS
26/04/2016 ? Coletiva de Imprensa
09h às 11h ? No escritório do Twitter, com 25 participantes.
26/04/2016 - #LIVEVIEWING
14h às 19h ? Na Casa Fasano, com 216 participantes.
27/04/2016 ? 05 REUNIÕES COMERCIAIS
09h às 11h ? Cliente Gatorade ? 12 PAX
11h às 15h ? Cliente Samsung ? 10 PAX
15h às 16h ? Cliente P&G ? 18 PAX
16h às 17h ? Cliente Nivea ? 08 PAX
17h às 18h ? Cliente Mondelez ? 08 PAX
28/04/2016 ? 04 REUNIÕES COMERCIAIS
09h às 11h ? Cliente MC Donalds ? 10 PAX
09h às 11h ? Cliente Cola-Cola ? 09 PAX
12h às 13h ? Cliente Ambev ? 20 PAX
15h às 18h ? Cliente Samsung ? 15 PAX
29/04/2016 ? 02 REUNIÕES COMERCIAIS
09h às 11h ? Cliente J&J ? 15 PAX
11h às 15h ? Cliente Panasonic ? 07 PAX
15h às 16h ? Cliente Nestlé ? 10 PAX
Todas as reuniões comerciais, coletiva de imprensa e All hands foram realizados no escritório do Twitter, onde providenciamos uma ambientação composta por adesivos na porta de entrada, recepção e salas de reuniões, os convidados foram os clientes e prospects do Twitter para conhecer propostas de veiculação na plataforma durante as Olimpíadas. Durante as reuniões (ministradas pela própria equipe do Twitter), nós cuidamos do receptivo e A&B com cardápios de café da manhã, almoço e café da tarde de acordo com os horários.
Para compor o evento #liveviewing (o principal) escolhemos o espaço de eventos Casa Fasano e fizemos a cenografia toda inspirada nos jogos olímpicos com um toque moderno de Twitter, incluindo iluminações em neon e muita madeira, que é a matéria-prima preferida da marca.
Desde a entrada, onde os convidados foram recepcionados por promotores e promotoras vestidos com figurino esportivo e fizeram o seu credenciamento em um balcão todo tematizado com pôsters esportivos personalizados com a marca Twitter e seguiram por uma pista de atletismo adesivada pelo chão que os levavam até um backdrop feito de lockers que gerou diversas fotos do público como se estivessem em um vestiário, e em seguida chegando ao salão do evento, que possuía um telão de 15x3m (45²) com arquibancadas de estádios no fundo e pufs em formato de bolas de futebol e outros de formatos diversos e almofadas, criando uma mistura moderna e um ambiente informal e confortável, perfeito pra que todos entrassem no clima ideal para assistir à uma partida de futebol com amigos.
Não só a cenografia foi toda tematizada por esportes, mas também o coquetel de finger foods assinado pelo Buffet Fasano foi perfeito para a ocasião, servindo cervejas e drinks especiais, pasteizinhos, cumbuquinhas e todas as delícias de bar que as pessoas consomem assistindo a jogos de futebol.
INFLUENCIADORES
Como Mestre de Cerimônias do evento convidamos os apresentadores do Desimpedidos, o canal online de humor sobre futebol que reúne milhares de seguidores no Twitter e Periscope. Sob o comando de Fred, os apresentadores improvisaram rap?s, criaram concursos online de memes com centenas de interações em tempo real, fizeram uma abertura no Periscope, comentaram jogadas polêmicas e promoveram interação que foi muito além do local do evento.