Detalhe do Case

Prêmio Caio 17ª Edição

Case: Biolab e Você: Duas vezes mais Emoção!

Key Visual Biostar 2016

Candidato: Pertra Viagens Estratégicas
Cliente: Biolab Farmacêutica
Segmento: Eventos
Categoria: Viagem de Incentivo Internacional
Estado: Exterior

Para a Biolab, saúde e qualidade de vida são condições indispensáveis para que o ser humano viva plenamente. Seja feliz e conquiste seus sonhos com a força de seus passos.
A Bolab, empresa 100% brasileira, começou sua história em 1997 com uma equipe determinada a construir uma trajetória e um legado de sucesso dentro do segmento farmacêutico.
Hoje é uma das 10 maiores empresas de medicamentos do país. Líder no mercado brasileiro na área de cardiologia, além de grande relevância em ginecologia, dermatologia, gastro, reumatologia, ortopedia, pediatria, dentre outras especialidades.
Sobre o case
Falando especificamente sobre o case em questão, podemos dizer que a Biolab realiza anualmente uma premiação para sua equipe de representantes comerciais com o nome Biostar.
Esta premiação se dá por meio de viagens de incentivo internacionais, com toques de magia e exclusividade, porque consideram que, além de reconhecer, esta premiação é um forte fator de motivação para os próximos desafios.
Ficha técnica
Título: Biostar Viagem 2016
Tema: Biolab e você ? duas vezes mais emoção
Número de participantes: 94 + 5 staffs
Local: Madrid e Marrakesh
Período: 13 a 20 de maio de 2016
Conceito do evento: viagem de premiação para os melhores representantes farmacêuticos do ano anterior
Projeto: viagem de incentivo internacional com 6 noites para Madrid e Marrakesh, sem acompanhante, com serviços completos inclusos.

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Desafios:
O primeiro desafio foi convencer o cliente a fazer dois destinos, o que até então era apenas um;
Depois, equilibrar dois destinos, com características totalmente diferentes, de modo que um não ficasse mais atraente que o outro;
Por tratar-se de um grupo grande, o outro desafio ficou por conta da logística de embarque aéreo.
Por tudo isso, durante o processo, foram realizadas diversas reuniões e um sem-número de exercícios de orçamento até chegar no budget final.

Soluções:
Para resolver a questão do equilíbrio entre os dois destinos com características diferentes, nossa equipe de viagens teve um líder com grande conhecimento dos dois países que acabou por encontrar semelhanças entre os dois, semelhantes, aliás, históricas, diga-se de passagem.
Assim, fomos buscar o melhor de cada um de forma harmoniosa, para que não houvessem discrepâncias de atratividade.
Madrid, então, veio com tudo o que tinha de melhor e também em sintonia com o que Marrakesh tinha de melhor e convergente com as características espanholas.
A estratégia, então, foi valorizar os dois destinos, na mesma medida e com pesos iguais.
Na parte aérea tivemos que dividir o grupo em duas companhias em cada destino, buscando um padrão bem próximo, pois as companhias locais têm padrão diferente das internacionais.
Porque devemos ganhar:
Em primeiro lugar porque, além de atender todas as necessidades do briefing e desafios vencidos, conseguimos surpreender o público desde a pré-viagem até o pós viagem. E isso se deu com um enxoval de comunicação dos mais completos e esteticamente impecável, além dos seguintes destaques do roteiro:
a) Um roteiro absolutamente fantástico, compacto e completo, que incluiu desde um jantar no deserto até tour em 4 x 4;
b) Personalização de todos os detalhes da viagem, incluindo, só para se ter uma ideia, desde luminárias de mesas para os jantares até ônibus envelopados com a identidade da Biolab
c) Surpreender o público com um jantar no restaurante Botin ? o mais antigo do mundo, segundo o Guiness Book.
Além disso, tivemos um enxoval de comunicação completo e esteticamente impecável com os seguintes itens:
- save the date
- Convite
- e-mails com dicas sobre o destino
- comunicação digital semanal (6)
- kit pré-embarque com: envelope personalizado, carta voucher, livreto com dicas de viagem, tags de bagagem e botton de identificação
- agenda diária durante a viagem
- lamás
- menus personalizados
- jogo americano personalizado
- luminária de mesa
- tags para gifts locais diários

Extra: Durante a visita a Madrid, tivemos um petit comitê para os Top Nine da Biolab, contemplando um tour regado a champanhe e almoço no restaurante La Mar, em frente ao Palácio Real, considerado o mais top da cidade.

Conheça agora todos os detalhes que envolveram esta viagem de incentivo internacional que mudou a maneira do cliente de ver esse tipo de premiação. Para melhor, é claro.
Pré-viagem:
- envio de comunicação semanal com curiosidades sobre os destinos para despertar a curiosidade e aguçar a expectativa dos premiados
- jantar pré-embarque no Restaurante Raskal, em SP
Day-by-day:
Chegada em Madrid em alto estilo: coquetel de boas-vindas com o sabor local incluindo queijos, frutas, jamón cru, bebidas e músicas típicas
Descanso porque a noite prometia
Jantar no restaurante Casa Juan, para que os premiados começassem a sentir o típico sabor de tudo o que ainda estava por vir;
2º. Dia
O impacto começou cedo, com uma fila de ônibus privativos e personalizados que se formou na frente do hotel para levar o nosso grupo às suas primeiras descobertas
City tour finalizado com um jantar no restaurante mais antigo do mundo, segundo o Guiness Book ? Botin
Tarde livre
Santiago Bernabéu Stadium ? mais conhecido como estádio do Real Madrid. Ali fizeram um tour guiado com jantar no Restaurante Café Bernabéu, com vista para o campo todo iluminado para o grupo
3º. Dia
Livre para sentir a cidade, sua gente, sua atmosfera, seus monumentos e histórias
Jantar no restaurante Tem Com Tem, o preferido do Kaká, quando jogava na Espanha. Esse restaurante é de brasileiros e fica no bairro mais badalado da cidade: Salamanca
Dia seguinte
Deslocamento aéreo para Marrakesh
No Hotel Savoy Le Grand nosso grupo foi recebido assim:
-check-in privativo
- wellcome típico com chá de menta, doces marroquinos, toalhas refrescantes entregues por uma mulher em kafta típica
- UAU!
À noite, mais um UAU!
Jantar beduíno no Palm Grove totalmente privatizado para o grupo, o que despertou suspiros trazendo, ainda, o toque de exclusividade que o dinheiro não pode comprar. Foi um jantar de gala com:
- homens azuis carregando tochas que iluminavam o caminho até o local do jantar
- entretenimento com 5 grupos de folclore
- oficina de caligrafia com o nome de todos os participantes em árabe
- tatuagem de hena
- 5 camelos
- show pirotécnico com o logotipo Biolab ? mais uma surpresa, mais um UAU!
- turbante touareg com logotipo Biolab para todos os convidados
Dia seguinte
Visita ao Jardim Marjorellie
Passeio pela Medina com compras
E mais:
Passeio pelas montanhas altas
Tour em 4 x 4 no deserto com ice box para bebidas a bordo
Brinde com pão berber, queijos, azeites, azeitonas, amêndoas e nozes
Jantar de despedida
Exclusivo para o grupo no Restaurante La Finca, com espetáculo de dança do ventre exclusivo com 6 dançarinas

Por tratar-se de uma viagem de incentivo, o projeto não visava lucro ou retorno financeiro em um primeiro momento, embora ele já seja um retorno sobre um importante investimento: na motivação e reconhecimento dos nossos profissionais. Sabemos, afinal, que quanto melhor o ambiente em que as pessoas trabalham, melhores são as chances de aumentar a produtividade e os resultados.

Assim, o que tivemos antes, durante e depois da viagem foi um grupo altamente reconhecido e valorizado. E mais: uma aposta da Biolab no futuro.
De tal maneira que, após a viagem, foi realizada uma pesquisa de satisfação que nos trouxe 99% de retorno positivo, com depoimentos que colocaram esta premiação como ?a melhor dos últimos tempos?.

Vale dizer que a relação custo-benefício foi a melhor possível, em função do que entregamos diante do budget envolvido. Vamos lembrar que a Biolab tinha verba reservada para apenas um destino, como nas viagens anteriores. O que conseguimos agora foi entregar dois destinos fascinantes pelo preço de um e, ainda, com todos os diferenciais competitivos que, como já dissemos, mudou a percepção de valor sobre uma verdadeira viagem de incentivo.

E para nós, da agência, o melhor retorno não vem apenas da satisfação do cliente e de seus premiados, mas com a garantia de recompra. Um novo briefing já está sendo trabalhado para o próximo ano.